Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Porque temos sensação de voltar no tempo
sala de aula
Joaquim Luiz Nogueira

Resumo:
A reflexão sobre o trabalho em sala de aula é algo necessário nos dias de hoje.

Ao tentarmos interpretar os corpos textuais de nossos alunos, mergulhamos no oceano primordial humano. Nesse universo nos deparamos com estados de ondulações oscilantes, ou seja, partículas em movimentos que fluem numa multiplicidade de desejos.

E como nos são familiares certas cenas que presenciamos em classe, temos a sensação de que já vimos, pois afirmamos com base em variantes de tais comportamentos já vividos. É como se voltássemos no tempo. Desse modo, as nossas ações também são semelhantes aquelas do passado e nos colocamos a frente dos alunos, citando exemplos de como poderia terminar cada atitude que fora condenada em outras épocas.

Mas, os alunos sempre nos surpreendem a todo instante, representam um desacordo a sua realidade familiar e. ao mesmo tempo, vão além de suas aparências diretas. Eles estão nas ondulações que pregam que tudo é possível e de forma simultânea, também expressam nos comportamentos os diferentes desejos que cruzam suas mentes.

No entanto, temos o encontro daqueles que buscam formar cidadãos conscientes de seus deveres e de outro lado, gerações mergulhadas nas multiplicidades oscilantes de opções. Teoricamente, desse choque de interesses despontam abordagens como aquelas que pregam o “dançar conforme a música”, e assim, podemos seguir todos juntos para o “jardim das delícias” imaginado pelos alunos.

E sabemos que outra saída possível seria um ambiente de ensino, que diferente daquele que encontramos hoje, possa incluir diferentes pontos de vista, fundamentados na realidade e que possam substituir as versões padronizadas.


Biografia:
Possui Licenciatura Plena em História pela Faculdades Associadas Ipiranga (1995) e ,em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (1999). É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo com a tese: A construção do corpo feminino nas capas da revista O Cruzeiro (2008). Especialista em História e Historiografia do final do século XIX e início do século XX pela Universidade Bandeirante de São Paulo e também com especialização em Gestão Educacional pela Unicamp. É autor do livro: Saíba como obter sucesso em contextos sociais diferentes; 1ªed; São Paulo; Editora Baraúna; 2009.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Rumos da escola em momentos decisivos Joaquim Luiz Nogueira
Artigos Experiência e sucesso profissional Joaquim Luiz Nogueira
Artigos Como obter sucesso em contextos diferentes Joaquim Luiz Nogueira
Artigos O rendimento escolar e a cidadania Joaquim Luiz Nogueira
Artigos Pedagogia de resultados Joaquim Luiz Nogueira
Artigos Porque temos sensação de voltar no tempo Joaquim Luiz Nogueira
Artigos O sacrifício do mestre Joaquim Luiz Nogueira
Artigos Vamos discutir os interesses, competências e habilidades Joaquim Luiz Nogueira


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57901 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56729 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última