Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AÇÃO DE REPARAÇAO CIVIL EX-DELICTO
francisco carlos de aguiar neto

Resumo:
Este artigo tem como objetivo precípuo mostrar que apesar da estigmatização da criminalidade como passiveis da classe pobre e com isso a impossibilidade da reparação civil do dano ocorrido na esfera penal, tal fato pode acontecer através do instituto denominado Ação de Reparação Civil ex Delicto, existindo norma jurídica positivada que cria a possibilidade de execução na esfera Civel da Sentença Penal Condenatória Transitada em Julgado, funcionando desta forma como titulo executivo judicial possibilitando assim ao ofendido obter a reparação do prejuízo sem a necessidade de propor ação civil de conhecimento. Ressalta ainda a necessidade da liquidação da Sentença antes de executá-la pelo fato do juiz criminal não fixar valor na Sentença condenatória

Mostrando assim que a ação civil ex delicto proporciona a reparação do dano ocasionado por um ilícito penal não apenas no âmbito criminal, satisfazendo à sociedade e ao Estado,podendo reparar no âmbito civil diretamente à vítima ou aos seus herdeiros, atenuando os prejuízos decorrentes referente ao ilícito Penal.

Palavras Chave: Reparação Civil, Sentença Penal e Ação Civel

Apesar de quase sempre se relacionar o fato de que os crimes são praticados pessoas estigmatizadas como pobres, na maioria das vezes sem instrução e portanto, não teriam condições de arcar com eventual responsabilização civil, não se devemos nos esquecer dos crimes culposos como os acidentes de trânsito e de trabalho, como também os erros médicos e crimes contra o consumidor, freqüentemente ocorridos e geradores de indenização na área cível, não sendo esquecidos, ainda, danos morais decorrentes de crimes de calúnia, difamação e injúria.Onde nestes casos a setença penal condenatória traz o efeito de tornar certa a obrigação de reparar o dano causado pelo crime (artigo 91, inciso I, do Código Penal).

Desta forma a condenação penal produz coisa julgada na esfera cível, para efeito de reparação do dano ex delicto, impedindo que o autor do fato renove, nessa instância, a discussão do que foi decidido na esfera criminal. Não precisando ser declarado na sentença penal.

O Código de Processo Penal, em acordo com o Codigo Penal, ressalta no artigo 63, segurança ao ofendido, ao representante legal ou aos herdeiros daquele, o direito de executar no cível a sentença penal condenatória transitada em julgado.

Esta sentença penal condenatória transitada em julgado funcionará como título
executivo judicial no juízo cível, possibilitando desta forma, ao ofendido obter a reparação do prejuízo sem a necessidade de propor ação civil de conhecimento. com o trânsito em julgado, bastando assim, promover a liquidação do dano para, em seguida, intentar ação de execução civil.

É cediço que a responsabilidade civil é independente da penal, é possível, então o desenvolvimento em paralelo e independente de uma ação penal e uma ação civil sobre o mesmo fato. Desta forma, se o ofendido ou seus herdeiros desejarem, não terão que aguardar o término da ação penal, ingressando logo, com a ação civil reparatória.

O nome dado a este instituto é ação civil ex delicto, podendo ser proposta pelo ofendido, seu representante legal ou seus herdeiros, em razão da ocorrência de um delito. Estando com cominadas nos artigos 63 a 67 do C.P.C. Sendo esta proposta no juízo cível contra o autor do crime ou seu responsável civil.

Art. 63. Transitada em julgado a sentença condenatória, poderão promover-lhe a execução, no juízo cível, para o efeito da reparação do dano, o ofendido, seu representante legal ou seus herdeiros.
Art. 64. Sem prejuízo do disposto no artigo anterior, a ação para ressarcimento do dano poderá ser proposta no juízo cível, contra o autor do crime e, se for caso, contra o responsável civil.
Parágrafo único. Intentada a ação penal, o juiz da ação civil poderá suspender o curso desta, até o julgamento definitivo daquela.
Art. 65. Faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estado de necessidade, em legítima defesa, em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.
Art. 66. Não obstante a sentença absolutória no juízo criminal, a ação civil poderá ser proposta quando não tiver sido, categoricamente, reconhecida a inexistência material do fato.
Art. 67. Não impedirão igualmente a propositura da ação civil:
I - o despacho de arquivamento do inquérito ou das peças de informação;
II - a decisão que julgar extinta a punibilidade;
III - a sentença absolutória que decidir que o fato imputado não constitui crime.

É necessário se ressaltar que a coisa julgada produzida no cível pela condenação penal de forma alguma abrangirá o responsável civil, sob pena de violação a princípios constitucionais (o princípio do contraditório e da ampla defesa e outros).


Ainda preceitua o artigo 64 em seu parágrafo unico do Código de Processo Penal, que
     
“Intentada a ação penal, o juiz da ação civil poderá suspender o curso
desta, até o julgamento definitivo daquela”.

Caso a citada ação penal ainda estiver em curso, a vítima poderá entrar com a ação civil no juízo cível para requerer a indenização. Como também poderá ocorrer o conflito de decisões,onde o juiz da ação civil poderá suspender o curso dessa ação até julgamento final da ação penal.

É interessante ressaltar que nem sempre a absolvição do réu no juízo criminal impedirá a actio civilis ex delicto. Em regra, esta só não poderá ser proposta quando tiver sido reconhecida a inexistência material do fato.

Desta forma não se poderá a propositura da ação civil o despacho de arquivamento do inquérito ou das peças de informação; a decisão que julgar extinta a punibilidade; a sentença absolutória que decidir que o fato imputado não constitui crime; a sentença absolutória por insuficiência de provas; a sentença absolutória em face de causa excludente de culpabilidade.Não cabendo a ação civil reparatória quando o juiz criminal reconhecer a inexistência do fato;quando o juiz criminal reconhecer que o sujeito não participou do fato; quando o juiz criminal reconhecer uma causa excludente da ilicitude previstas do art. 23 ao 25 do CP,excluindo a ilicitude penal e civil.Contudo exceções onde no caso do estado de necessidade agressivo, no qual o agente sacrifica bem de terceiro inocente, este poder acioná-lo civilmente, restando ao causador do dano a ação de regresso contra quem provocou a situação de perigo (arts 929 e 930 do Código Civil de 2002);Ou na hipótese de legítima defesa, na qual, por erro na execução, vem a ser atingido terceiro inocente, este terá direito à indenização contra quem o atingiu, ainda que este último estivesse em situação de legítima defesa, restando-lhe apenas a ação regressiva contra seu agressor (parágrafo único do artigo 930 c/c o artigo 188, inciso I, do novo Código Civil).


Neste sentido é de ressaltar-se que a sentença penal condenatória, com trânsito em julgado, poderá ser executada no juízo cível, mas como o juiz criminal não fixa o valor, sendo é necessário que se faça a liquidação da referida sentença.A ação civil de conhecimento, ou a executória, precedida da necessária ação de liquidação, devem ser propostas perante o juízo cível.

Neste caso o autor da ação cível tem o privilégio de escolher um dos foros especiais, ( artigo 100, parágrafo único do C.P.C). Tal dispositivo, impõe três opções de foro à disposição da vítima de delito ou de dano sofrido em acidente de veículos: o do seu domicílio, o do local do fato, e, regra geral, o do domicílio do réu.

Quando o titular do direito à reparação do dano não tiver condições de ressarci-lo por ser pobre ou miserável, a execução da sentença condenatória (artigo 63 do Código de Processo Penal) ou a ação civil (artigo 64 do Código de Processo Penal) será promovida, a seu requerimento, pelo Ministério Público,( artigo 68 do Código de Processo Penal).

Desta forma infere-se que a ação civil ex delicto é um poderoso instrumento processual, pois proporciona a reparação do dano ocasionado por um ilícito penal não apenas no âmbito criminal, satisfazendo desta forma tanto à sociedade e ao Estado( Penalmente), mas também a reparação no âmbito civil diretamente à vítima ou aos seus herdeiros, atenuando os prejuízos decorrentes referente ao ilícito Penal.


BIBLIOGRAFIA


CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. São Paulo: Saraiva, 2004.

BREGA FILHO, Vladimir. A Reparação do Dano no Direito Penal Brasileiro – Perspectivas. São Paulo, 2004. Disponível em <http://www.advogado.adv.br/artigos/2004/vladimirbregafilho/reparacao.htm>.

MOREIRA, Rômulo Andrade. Ação Civil Ex Delicto, Jus Navigandi, Teresina, a. 8, n. 281, 14 abr. 2004. Disponível em:
<http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=5068>.

NERY JUNIOR, Nelson. NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de Processo Civil Comentado. 7 ed. São Paulo: RT, 2003.


Biografia:
Nascido na ilha da gamboa do morro, distrito da cidade historica de Cairu,graudou-se em Historia pela UNEB, é Graduando em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira-Salvador-BA;pós graduou-se em Psicopedagogia pela FACE,é Mestrando em Educação e Contemporaneidade UNEB; Mestrando em Teologia e Educação Comunitaria pelas Faculdades EsT-São Leopoldo-RS e Bacharelando em Direito pela FAINOR-Vit.Conquista. Professor Universitario e Funcionario Publico Estadual.Atualmente está como Diretor de PóLO DA FACE-Faculdade de Ciencias Educacionais em Jaguaquara-Ba,na Região Sudoeste da Bahia e é Diretor Geral do IESTE-Instituto de Educação Social e Tecnologico.Desenvolve projetos Sociais adotando o esporte como uma forma de Educação "Projeto Respeito Acima de Tudo"-aulas de artes marciais(Karatê) e filosofia Oriental.Teve suas poesias escolhidas no premio literário Valdeck Almeida e publicadada no livro Ontologias Poeticas que fora lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo em Agosto de 2008 e publicou o livro "A história da Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Valença.Tem poesias publicadas no Livro Ontologia Cidade em 2009.Em 2010 publicou o livro "Vivendo e Lembrando:História, filosofia e Poesias pela editora Ieste" e Escreve para a revista especializada em História com tiragem Nacional "Leituras da História".É membro permanente da AVELA-Academia Valenciana de Letras,Educação e Artes,ocupando a cadeira Imortal do Poeta Satírico Gregório de Matos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52861


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LOS DERECHOS HUMANOS DESDE LA PERSPECTIVA MARXISTA francisco carlos de aguiar neto
Artigos ¿ LAS CLÁUSULAS PÉTREAS: INALTERÁVEIS o NO ¿ francisco carlos de aguiar neto
Artigos COMEMORAÇÕES DO DIA DO INDIO NO BRASIL francisco carlos de aguiar neto
Artigos COMEMORAÇÕES DO DIA DO INDIO NO BRASIL francisco carlos de aguiar neto
Artigos A Valença Promissora de Outrora francisco carlos de aguiar neto
Jurídicos AS CLÁUSULAS PÉTREAS: INALTERÁVEIS ou NÃO ? francisco carlos de aguiar neto
Artigos A HISTÓRIA DA IGREJA DO AMPARO DE VALENÇA-BA francisco carlos de aguiar neto
Artigos SABER CUIDAR. ÉTICA DO HUMANO-COMPAIXÃO PELA TERRA francisco carlos de aguiar neto
Poesias DIREITO DO TRABALHO E OS DIREITOS HUMANOS francisco carlos de aguiar neto
Poesias A MULHER francisco carlos de aguiar neto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 47.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54631 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54558 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54553 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54352 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54300 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54281 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54251 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54183 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54037 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54005 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última