Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Inquietudes
Tratamentos Eficientes
Nilton Salvador

O que os deficientes poderiam oferecer de melhor, para usar um termo de informática seriam os periféricos, que eles, descontentes em servir de experimentos, conseguiram virar pelo avesso a cabeça dos especialistas, transformando conceitos em paradigmas, produzindo inquietudes profissionais.

De vez em quando, os deficientes não concordam com uma mudança, e apresentam o que pode até parecer um vendaval descontrolado para os seus especialistas, que sem nenhuma convicção nova em que se abrigar, lançam mão da seringa, gotas ou dos comprimidos, transformando-os em robôs, ocasionalmente pensando que obtiveram uma vitória sobre a criação divina.

Mais do que a experiência profissional e até a criatividade, foi estabelecida uma fórmula de trajetórias negativas ou positivas, ao longo dos tempos de tratamento dos deficientes da mente, que nas horas de eventuais surtos ou reações estereotipadas, determinados profissionais, delegam responsabilidades para os próprios, em face da sua inabilidade em buscar soluções para o “desconhecido” que quer se revelar.

Trabalhar e se aprofundar no estudo da comunicação com os deficientes, a exceção de alguns amorosos abnegados da psiquiatria e da psicologia, além de raros são combatidos pela comunidade afim, é muito perigoso, pois também correm o risco de também serem vistos como um deficiente na especialidade da profissão que escolheu.

É mais fácil e cômodo manter o status científico protocolar vigente.

Os profissionais, mesmo que paradoxalmente demandassem estudos de forma quase obsessiva pela solução de casos de desabilitados da mente, poderiam enriquecer seus cabedais de conhecimento, não de forma laboratorial, mas com o concreto e o subjetivo proporcionando a satisfação prática da alma.

O deficiente da mente como já foi expresso por alguém, é sempre um novo fantasma, silencioso, no canto, atrás da porta, e quando alguém passa distraído ele faz: búúú.

Provoca espanto, susto, medo e pânico, mas por incrível que isso possa parecer, é quase sempre que neste momento que ele passa a ser legível para tratamento do ponto de vista clínico, pelo seu nível de desenvolvimento.

O filho deficiente da mente ou não, é um destes eventos de grandiosidade indescritível que oferece valores espirituais extraordinários.

Torna mais fácil o aprendizado do amor, dos valores morais, vida de relação, da fé, da resignação, da esperança e da persistência que o Divino Médico nos ensina e exemplifica.

Depois que conclui este trabalho, examinando o que tinha escrito, a frase de encerramento ficou martelando na minha cabeça algum tempo.

Tudo o que eu aqui disse, já foi dito, escrito e reescrito por muitos, cada um com suas palavras, pelo exemplo absorvido e a convivência diária com outros na mesma luta.

As pessoas que escrevem, tem a mania não rara, e eu não fujo à regra, de ler e depois reescrever o que já estava pronto, alterando textos, às vezes tentando consertar, só porque não gostou de alguma coisa, estragando ou expressando a pretensão de melhorar o definitivo.

Fui pretensioso, no mínimo ao pensar que Deus disse sim, concordando comigo pela publicação das dessa vivência.

No dizeres do médico, Carlos Toledo Rizzim, nos é ensinado, que a Psicologia, vista de cima, a Psicanálise em termos práticos, é a experiência de cada um em desdobramento natural a partir da certeza da sobrevivência da alma em ritmo de eterno envolver.

Deixando as amarras do preconceito academicista e materialista de conveniência, despertar e avançar para novos conceitos, pode-se antecipar a Era do Espírito para apreciar novos ângulos desse horizonte de conhecimentos que a Ciência, ela mesma, em última análise se vê obrigada a sancionar, ainda que muitas respeitáveis figuras do mundo científico se aborreçam.

Sempre foi assim: todas as conquistas da Ciência Humana, e mesmo da tecnologia, encontra barreiras maiores ou menores até atingir o consenso.

As verdades do Espírito estão bem próximas de serem aceitas em termos de universalização da Ciência.

Toda percepção da qualidade do tratamento de um deficiente da mente, é transmitida pela confiança que o especialista aplica. Não há justificativa para que o deficiente seja tratado como se também fosse um objeto inútil qualquer.

A desinformação a respeito de tratamentos eficientes para deficientes pode parecer simples se analisada a operacionalidade de uma mudança de especialista, acontecendo exatamente o contrário quando se descobre que a migração de um para outro foi frustração profissional.

Para pais e responsáveis, esta opinião de quem já sofreu na carne e pagou caro o preço do aprendizado é para que não sejam os próximos a passarem pelo transtorno de ver todo um trabalho ser desperdiçado e com consequências graves, por vezes, com perdas irreparáveis para o filho ou filha.

Preocupe-se com o que está alicerçado no seu deficiente, para não ter mais tarde a quem culpar, por uma eventual regressão, a não ser você mesmo.

Não procure tratamento ou remédios genéricos que sejam evocativos sem justificativa, que mais tarde voltarão para lhe assombrar com o mundo desabando na sua cabeça.

Toda aventura tem começo, meio e fim.

A nossa ainda não terminou e pode ir mais longe, mesmo porque a esperança de cura nunca acaba e a vontade sempre aumenta.




Biografia:
Escritor amador - Articulista em jornais, revistas, sites, grupos e listas de discussão, do ponto de vista bio-psico-sócio-espiritual. Autor dos livros: Vida de Autista; Autismo - Deslizando nas Ondas; Deficiência ou Eficiência – Autismo uma leitura espiritual e Vivo e Imortal - Ensinando a Aprender e Adoção - O Parto do Coração.Vida de Autista... E Eles Cresceram. Autista... Os Pequenos Nadas. Brasileiro,casado com Roseli Antonia, pai do Eros Daniel, a causa, da Anna Carolina e do Gabriel Lucca os efeitos, nascido em Joinville – SC.
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Que mais pareça circunstância Nilton Salvador
Artigos A vida dos brasileiros não está melhor Nilton Salvador
Crônicas Quando o Autismo é mal lembrado Nilton Salvador
Artigos Autismo imaginário, filmes reais? Nilton Salvador
Artigos Proxima Atração: Novela Índigo ou Autista? Nilton Salvador
Artigos Crianças Índigo ou Transição Planetária Nilton Salvador
Artigos EDUCAÇÃO INCLUSIVA – UMA LIÇÃO Nilton Salvador
Artigos Culpa da Escola Nilton Salvador
Artigos Alzheimer e Autismo, iguais ou parecidos? Nilton Salvador
Artigos Medicina Paliativa Nilton Salvador

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 53.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55087 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54793 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54760 Visitas

Páginas: Próxima Última