Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Obrigado, professor Kurt Huber!
Vander Roberto

A vida ensinou muitas coisas. Uma delas que não podemos permitir gente que tenha gula pelo poder, causando os danos mais impensáveis contra a sociedade e até o mundo. Neste sentido, a importância do Movimento Rosa Branca foi vital para que eu refletisse bastante sobre o valor da vida humana e desse atenção para problemas criados pelos políticos quando ascendem ao poder.

Adentrando o Movimento Rosa Branca como leitor do livro escrito por Inge Scholl, irmã de Hans e Sophie, ganhei amizades distantes no tempo e ao qual nem conheci, nem poderia, pois, nasci décadas após as suas mortes e meu intuito foi obter coragem para apontar os erros dos atuais políticos que estão ou desejam ocupar o poder.

No fundo, ganhei irmãos e irmãs. A conexão espiritual foi imediata. Os membros do Movimento Rosa Branca são e estão influentes no meu cotidiano ainda que nenhum esteja vivo. As bandeiras diversas que foram levantadas só deram o início para ações e textos que marcam minha vida. Sou eternamente grato aos membros pelas minhas três Especializações que obtive em nível lato sensu, Pós-Graduações, pois a ajuda espiritual foi intensa. Estudar ao lado do quadro de Sophie Scholl, vê-la ler, significou buscar uma força interna incalculável em favor da minha formação educacional mesmo com 47 anos. Hoje tenho 49.

O leitor ou leitora perguntará se a minha inspiração em estudantes universitários foi excessiva. Pode ser. Eu sinto bem ao lado do quadro de Sophie Scholl, a vida dela mesmo curta, inspirou-me tardiamente em busca de bons e ótimos objetivos. Diria que eu tenho uma fortíssima escudeira! Ela não é única, portanto, tenho outras que também atuam fortemente como Joana D'Arc e Hipátia, a filósofa de Alexandria. Sou privilegiado! Confesso que sinto energias positivas, sinto muito melhor quando posso escrever sobre elas, não só sobre estas três e sim todas as maravilhosas pessoas que não conheci e servem de referência.

Hoje seria aniversário do professor Kurt Huber. Ele foi professor de Sophie Scholl e Hans Scholl. Tenho o Kurt como um espelho e nos meus textos eu valorizo muito a tarefa de educar. Professores(as) são minha devoção e eu não abro mão disto. Kurt Huber é aquela pessoa que eu sinto falta nos dias atuais. O ser que pensa e aponta os caminhos, ajuda na prática e não só na sala de aula! Kurt Huber entregava música e inteligência. Brinco que eu precisaria do Kurt e mais uma Sophie para melhorarmos muita coisa neste país do currupaco!

Neste 24/10/2024, eu tenho que admitir que sou um "filho" do Movimento Rosa Branca em novos tempos. Sei que há muito trabalho para ser feito favorecendo a Educação nacional. Sou simples, mortal, tenho limites! Desejo que as pessoas olhem com atenção as pessoas do Movimento Rosa Branca e sintam confortáveis para papearem com elas espiritualmente, buscando soluções para suas vidas cotidianas e entendendo a importância da vida humana. Não há maior propósito na existência ao não ser termos bons espelhos que contribuam como alavanca aos objetivos.

As dificuldades sempre existirão. Não há pessoa perfeita e esqueça isto. Grato sou ao professor Kurt Huber e sua lição deixada para não sermos medrosos(as) diante do apavorante. Kurt Huber, antes da sentença que levaria à morte, mandou através da sua tentativa de defesa, chamar Hitler, colocando o Nazismo de joelhos! Sabia que aquele seria seu último ato, estava condenado previamente, o julgamento fora um teatro, idêntico contra Hans e Sophie que meses antes foram decapitados no mesmo dia e na mesma prisão em sequência.

O professor Kurt Huber recebe o nome da praça em frente a portaria principal da Universidade de Munique. Kurt fora docente ali, alguns dizem que o Movimento Rosa Branca começou pela sua cabeça. Os panfletos entregues e a forma como tudo desenrolou, mostram um Kurt Huber silencioso, passivo, longe disto! Certamente, ele fora bem ativo na tentativa de alertar a população alemã para derrubar o regime nazista. No exercício docente, soube trabalhar a ideia que o direito de viver e a liberdade de expressão são direitos natos que não poderão ser tirados por gente que possui gula pelo poder e acha soluções fáceis aos problemas nacionais. Kurt Huber é a cabeça que nos falta.

Por fim, insisto que a tarefa docente ultrapassa a sala de aula. É tarefa docente educar à vida, ao cuidado com a outra pessoa, a preparação intelectual para que as pessoas conduzam seus destinos e não sejam objeto de condução ou marionetes nas mãos políticas. Kurt deixa um legado que a docência não é currupaco, ao contrário, é a oportunidade para formar mentes críticas capazes de derrubar o autoritarismo e ditaduras! Certamente, Kurt não teria espaço nesta sociedade autoritária brasileira que é baseada em armas e exploração humana. Seria um sujeito escanteado. Meu trabalho é revivê-lo em poucas linhas. Leiam a biografia de Kurt Huber. O imortal e educativo Movimento Rosa Branca não morreu, ele troca atores e atrizes nesta eterna peça da existência! Eu sou mais um. Obrigado, Kurt Huber! Muito obrigado! Bom trabalho para vocês!


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59422


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Obrigado, professor Kurt Huber! Vander Roberto
Artigos Descanse em paz, goleiro Tomires! Vander Roberto
Artigos Futebol paulista em 2024 Vander Roberto
Artigos 1º turno em 2024 na cidade de São Paulo Vander Roberto
Cartas Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 Vander Roberto
Artigos O sucesso no ponto futuro Vander Roberto
Artigos O debate UOL/Folha à Prefeitura de São Paulo 2024 (1º turno) Vander Roberto
Artigos Texto pelo fim do empate no futebol! Vander Roberto
Artigos O debate da Flow em São Paulo (2024) Vander Roberto
Artigos Eu quero respirar! Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 161.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1945 (Reminiscências) - Luciano Machado Tomaz 59449 Visitas
Às vezes fico pensando - Maria 59439 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59438 Visitas
Dignidade - gislene rodrigues da silva 59437 Visitas
"Àquele cuja fome espera" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59437 Visitas
Um sonho! - Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano 59436 Visitas
DECEPÇÃO - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59436 Visitas
A Cidade - Luciano Machado Tomaz 59436 Visitas
ELE - jecer de souza brito 59435 Visitas

Páginas: Próxima Última