Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A reeleição de Maduro em 2024
Vander Roberto

A reeleição de Maduro na Venezuela mostra que temos muito para aprender sobre Política. Serão 33 anos de Chavismo por lá ocupando o poder desde 1998. O mandato irá até 2031. Não sabemos quais os rumos da Venezuela a partir de agora. Há uma população que migrou para outros países e precisa urgentemente voltar.

O certo que comprar esta ideia de "revolução" nunca deu certo e a população acaba ficando na miséria. Se a tal "revolução" desse certo, Cuba seria a nação mais rica e feliz do mundo, aberta para grandes negócios. Não vemos isto após longos 65 anos. Revolução demorada, não? A "revolução" na Venezuela copia a cubana.

Internacionalmente, Maduro está mal visto com forte tendência para o isolamento especialmente na América do Sul. Ao questionar o processo eleitoral brasileiro, abriu um enorme mal-estar nas relações internacionais e sequer será visto com os olhos anteriores. A crise com a Guiana deve acentuar e não sabemos onde alcançará.

O povo venezuelano não enxerga que a tal "revolução" deve gerar Educação para novos empregos do século XXI. Emprego significa renda e reinvestimentos em tecnologia. Há um discurso do engodo nesta "revolução" resultando no povo pobre e altamente dependente do Estado. Isto não é revolução e sim dependência política.

A expectativa para melhoras é quase nula. O processo eleitoral venezuelano é suspeitíssimo. A população que migrou não voltará tão cedo precisando tomar ações de fora para dentro antes de voltar. Estou falando de milhões de pessoas fora da Venezuela e não uma população que conte nos dedos.

Amparado por uma população cega ou até comprada eleitoralmente, tendo um núcleo militar duro ao seu lado, Maduro ficará até 2031. A Venezuela mostra-se corrupta, bem vendida aos interesses de algumas pessoas que monarquizaram a República local em nome da "revolução". A verdade é esta.

Por fim, o Brasil precisará ficar com olhos abertos a partir de agora. Não sabemos quais as metas da "revolução" venezuelana nos próximos 6 anos. Eu diria que o Brasil está no sal com tais vizinhos como Venezuela e Argentina. Lula que acorde e pare de chamar Maduro de "camarada". Veremos os próximos capítulos. É isto.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59626


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Parando de escrever por algum tempo Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 161 até 161 de um total de 161.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Melado de roça - Maria 59801 Visitas
Navegante - José Ernesto Kappel 59801 Visitas
A voz do silêncio - Maria 59801 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 59801 Visitas
O sol nasceu hoje - Maria 59801 Visitas
UMA NOVA CONCEPÇÃO DO DIREITO - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 59801 Visitas
Mulher do Vento - José Ernesto Kappel 59800 Visitas
Abafa o Canto - José Ernesto Kappel 59800 Visitas
Escuro - Maria 59799 Visitas
Senhor das Portas - José Ernesto Kappel 59799 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última