Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Loucura, loucura, loucura
Rafael da Silva Claro


Dilma Vana Rousseff, a déspota não esclarecida, poderia ser anunciada pelo locutor da Sessão da Tarde: Vem aí, Dilma, uma presidente muito louca. Ela irá aprontar mil confusões.

O primeiro poste de Lula o impressionou porque manuseava, com espantosa habilidade, um notebook, com quase a mesma desenvoltura de um garoto de dez anos de idade. Essa destreza deve ter sido pueril, mas o suficiente para deixar o ex-presidente de boca aberta. Assim, ela foi escolhida como apta a comandar a Nação, ser presidente. Aliás, quem se refere a ela como “presidenta”, já entrega, de cara, de que lado está.

Quando a, para alguns, “Dilmãe” falava em público, saíam pérolas como: estocar vento; figura oculta, por trás de uma criança, um cachorro; tirar a pasta do dentifrício etc. Lembrando também, que ela demonstrava todo o seu despreparo em inglês, francês e espanhol. Incrível, ela conseguia ser analfabeta em várias línguas. O idioma oficial era o “dilmês”, dialeto sem ordem sintática, caninamente aplaudido. No particular, ela tratava seus subordinados com a delicadeza de um felino selvagem, com a presa entre os dentes, na savana africana.

Delfim Moreira da Costa Ribeiro, presidente do Brasil entre 1918 e 1919. Na verdade, ele foi eleito vice-presidente de Rodrigues Alves, que pereceu, deixando o cargo. Delfim era louco, muito louco (patologicamente). A diferença entre ele e Dilma, era que aquele piorou, depois do mandato; e esta, durante seus discursos como presidente, mostrou que suas ideias não estavam fazendo sentido.

Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança, D. Maria I, conhecida como “Maria, a Louca”. Foi rainha de Portugal e do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. A monarca não era louca só no nome. Foi impedida por problemas mentais. Ela tomou boas medidas durante seu mandato (diferentemente de Dilma) e governou bem, durante um período (diferentemente de Dilma). Além da exarcebada religiosidade, ela sofria de depressão, devido à morte de muitas pessoas próximas. Talvez tenham “confundido” (oportunamente) isso com loucura. Mas o fato é que a mãe de D. João VI foi submetida a tratamentos controversos e acabou vestindo uma injusta camisa de força.

Dilma viaja pelo mundo falando mal do Brasil. Esse comportamento não denota, peremptoriamente, traços de loucura. Nesse caso é falta de caráter (ao contrário da estupidez costumeira), no mínimo egoísmo. Já nos seus ininteligíveis discursos, é caso de internação.

Simão Bacamarte (O Alienista, Machado de Assis) internaria todos os que aplaudiram os falatórios dessa senhora. Para não ficar “por fora”, o negócio é bater palmas. Se estão aplaudindo, é porque ela disse algo genial. Será que eu é que não entendi?


“Nunca atribua à maldade o que pode ser facilmente explicado pela estupidez”
Robert Ranlon



Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 52954


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Ódio do bem Rafael da Silva Claro
Poesias Você tá lúcido? Rafael da Silva Claro
Crônicas O general e sua esteira Rafael da Silva Claro
Artigos Coragem! Rafael da Silva Claro
Artigos Felipe Neto no Roda Viva?! Rafael da Silva Claro
Crônicas Especialista de Sofá Rafael da Silva Claro
Artigos Rodízio I Rafael da Silva Claro
Artigos Rodízio II Rafael da Silva Claro
Crônicas Pesca Mortal Rafael da Silva Claro
Artigos Brasil, mostra a sua cara! Rafael da Silva Claro

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 401 até 410 de um total de 425.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Por que não se aprende português: - Sérgio Simka 53254 Visitas
Infeliz, Assim - José Ernesto Kappel 53254 Visitas
PINGO DE CHUVA - Gerson de Moraes Gama 53254 Visitas
É TUDO SOBRE VOCÊ - Williton Martinelli 53253 Visitas
Você é Tudo - José Ernesto Kappel 53253 Visitas
A Pressa do Cântico Negro de José Régio - João Tomaz Parreira 53253 Visitas
LER É ... - Derlânio Alves de Sousa 53252 Visitas
JOLIE E O FANTASMA DA TORRE EIFFEL - Saulo Piva Romero 53252 Visitas
Cássia - José Ernesto Kappel 53251 Visitas
DESPIU-ME - ANTONIO CÍCERO DA SILVA 53251 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última