Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Educação e Formação Integral do Sujeito
Patricia da Cruz de Lima Sales

Resumo:
A educação desempenha papel central na formação do indivíduo e na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da educação como processo de desenvolvimento integral, considerando aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, fundamentado em autores da área educacional. Conclui-se que a educação de qualidade depende de práticas pedagógicas significativas, formação docente contínua e valorização da diversidade presente no contexto escolar.

Palavras-chave: Educação; Formação integral; Prática pedagógica.

Introdução
A educação é um direito social garantido por lei e um instrumento fundamental para a promoção da cidadania. No contexto escolar, ela deve ir além da transmissão de conteúdos, contribuindo para a formação crítica e ética dos sujeitos. Assim, torna-se necessário refletir sobre o papel da escola e do professor diante dos desafios contemporâneos.

Desenvolvimento
A prática educativa deve considerar o aluno como sujeito ativo do processo de aprendizagem. Para isso, o professor precisa utilizar metodologias que favoreçam a participação, o diálogo e o respeito às diferenças. A formação docente contínua é essencial para que o educador esteja preparado para lidar com as demandas da sala de aula e promover uma educação inclusiva e significativa.

Considerações Finais
Conclui-se que a educação é um processo dinâmico e coletivo, que exige compromisso de todos os envolvidos. Investir em práticas pedagógicas reflexivas e na valorização do professor contribui para a construção de uma escola mais humanizada e transformadora.

Referências
BRASIL. Lei nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 65684


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Neutralidade Não Existe: Política, Privilégio e Omissão Patricia da Cruz de Lima Sales
Artigos Educação e Formação Integral do Sujeito Patricia da Cruz de Lima Sales
Poesias Educar Patricia da Cruz de Lima Sales
Poesias Entre Gritos e Lágrimas Patricia da Cruz de Lima Sales
Artigos Trabalho em Equipe e Aplicações da Matemática Patricia da Cruz de Lima Sales
Artigos Sala de Leitura: Um Espaço de Descoberta e Prazer Patricia da Cruz de Lima Sales
Artigos Matemática na Ponta do Pé Patricia da Cruz de Lima Sales
Artigos Cores em Movimento Patricia da Cruz de Lima Sales


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
O que e um poema Sinetrico? - 66273 Visitas
Esporte Clube - Helio Valim 66251 Visitas
Curso Como Pensar Acessibilidade na Literatura - Terezinha Tarcitano 66219 Visitas
Chico deu continuidade às obras de Kardec - Henrique Pompilio de Araujo 66209 Visitas
Só mais amarguras - Luiz Fernando Martins 66004 Visitas
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR - ADRIANA CARVALHO DOS SANTOS 65903 Visitas
eu sei quem sou - 65854 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 65840 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 65837 Visitas
MENINA - 65819 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última