Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Inclusão de Autistas na educação infantil
Inclusão
Daiane da silva susin da rosa

Resumo:
A importância da inclusão de crianças com autismo na educação infantil

Autismo é um transtorno no desenvolvimento, que compromete principalmente a comunicação, socialização, imaginação e a criatividade do indivíduo. Na maioria das vezes as crianças nascem sem nenhum tipo de problema ou aparência, e que ao longo dos seus meses de vidas vai aparecendo as dificuldades bem como o atraso na fala, no olhar, na sua interação com o meio que vive, enfim são inúmeros fatores que se encaixam nesse tipo de distúrbio.
Apesar de a criança autista apresentar algumas dificuldades, leves, médias ou severas, para seu desenvolvimento cognitivo, comportamental, social, ao tentar interagir com a sociedade em geral, principalmente em sala de aula com crianças “ditas normais” é, preciso incluí-las dentro do contexto geral da escola respeitando as suas especificidades para que a mesma possa aprender e participar, estando incluída e não somente integrada.
A brincadeira se constitui como atividade fundamental no desenvolvimento infantil por possibilitar que, enquanto brinca, a criança, sozinha ou em interação com outras crianças/pessoas, resolva problemas, elabore hipóteses num pensar sobre si e sua atuação no meio favorecendo a elevação dos modos de pensamento.
          Na criança normal, o brincar acontece e se desenvolve de maneira que nos parece espontânea, nas situações interativas com adultos e/ou outras crianças, aprendendo a partilhar a atividade e a atuar com os objetos de forma lúdica. Mas, quando se trata da criança com autismo, o processo não é simples, pode ser longo e frustrante para o outro – pais, familiares e educadores – devido às restrições na interação, o que provoca um baixo investimento nas possibilidades do brincar, desacreditando da importância e da viabilidade da brincadeira para o desenvolvimento dessa criança.
Na criança pequena, o caráter desinteressado do brincar, sem a finalidade de se produzir algo concreto, permite a liberdade de ações.
O papel do adulto/mediador é favorecer que a situação de brincadeira se constitua como um espaço de elaboração e entendimento do real, criando condições para avanços significativos no desenvolvimento dessa criança, possibilitando a expansão dos domínios social e afetivo-emocional.
Crianças com autismo apresentam dificuldades funcionais que comprometem sua interação social, percebe-se o isolamento, dificuldade de afetividade, atrasos na fala entre outros. Quanto mais cedo diagnosticado, inicia-se o tratamento de adaptação à escola, motricidade, afetividade, além de conhecimento especializado, com o propósito de interagir com esta criança e ajudá-la a alcançar níveis de aprendizagens positivos.
            Educar um autista é preciso também promover sua integração social, o contato com os professores e com as crianças da escola será fundamental. Os profissionais da educação juntamente com a família e profissionais da área devem trabalhar em conjunto; criando oportunidade e acompanhamento a criança com possibilidades desta se desenvolver normalmente, interagindo com as demais crianças e desenvolver socialmente.
Compreendendo a importância de uma escola inclusiva que recebe a todos, percebemos o quanto é importante escola e família andar juntas. A Escola visualizar os sinais de autismo e informar a família para que a criança consiga ter um diagnóstico precoce o quanto antes para realizar terapias complementares.

Claudia Jarré Prestes
Daiane da silva da rosa


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Impactos das telas na infância Daiane da silva susin da rosa
Artigos Inclusão de Autistas na educação infantil Daiane da silva susin da rosa


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
CAMPOS DE MIOSÓTIS - Simoni Dimilatrov 59420 Visitas
Quando A Primavera Voltar - Antonio Carlos Ramos 59420 Visitas
um dia diferente - Dayana Vi 59420 Visitas
UMA CARTA PARA O SENHOR TEMPO - Sérgio Clos 59420 Visitas

Páginas: Primeira Anterior