Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A pandemia do egoísmo
DIRCEU DETROZ

Na série de insights da revista Veja, o quinto fala sobre as reflexões para 2021. Nele podemos ler vários artigos falando sobre o futuro pós-Covid. “Saúde pública é um ativo”, “Escutem os cientistas”, “As pestes na história” e “A Terra é uma só” são alguns deles. Seus autores, Jim O’Nill, Laura de Freitas, Joana Freitas e Robert Zubrin.

Depois que os humanos se deram conta dos estragos causados por um vírus invisível, o uso da palavra reflexão entrou para o vocabulário diário em todos os lugares do planeta. Temos uma estranha mania. Só lembramos de começar a refletir depois que as tragédias acontecem. É uma das características do nosso egoísmo.

Com curto prazo de validade, geralmente as nossas reflexões não nos levam a lugar nenhum. Como um papel velho, logo elas são jogadas no lixo existente nas mentes humanas. Às vezes, o nosso lixo está tão lotado que nem nos deixa refletir da maneira correta. Pior ainda, é buscar ajuda para “refletir” no lixo dos outros.

Para refletir é preciso deixar o egoísmo acorrentado num cadeado de muitas chaves com segredos. O que se vê é justamente o contrário. Enquanto a Covid-19 infecta e mata, o egoísmo humano continua perguntando: “E daí? O nosso egoísmo tem a capacidade de fazer coisas piores do que o vírus da Covid. Incluindo ajudar a matar.

Existem ainda outros agravantes nas reflexões. Não devemos e nem podemos refletir apenas como indivíduos únicos. Elas precisam abranger as necessidades de toda a humanidade. Isso raramente ocorre porque sempre vamos bater com a nossa cara no muro do egoísmo. Ele é intransponível e nunca será derrubado. Nosso egoísmo não tem a mínima noção do significado de humanidade.

Em todos os lugares sejam eles reais ou virtuais, é possível encontrar os “vendilhões de reflexões”. Com a possibilidade de negociar compras e vendas de reflexões vinte e quatro horas por dia. Esses vendilhões são facilmente encontrados travestidos de ideologias crenças, negacionismos e conspiração. Seus currais estão superlotados de adeptos.

Começar a refletir somente agora é um pouco tarde. Outra faceta do egoísmo é fazer os humanos se atrasarem naquilo que é necessário. Hoje o planeta estaria menos doente se as reflexões sobre suas doenças tivessem criados insights dois séculos atrás. Quando a pandemia do capitalismo começou.

No momento, refletir “sobre o futuro depois do coronavírus” como diz no insight da Veja é cair no lugar comum. Mesmo que não exista cura ou vacina, pede urgência iniciar uma reflexão sobre a pandemia do egoísmo humano. Não será um vírus. O principal ator da ruína da raça humana será o seu egoísmo.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52943


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54739 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54672 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54588 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54451 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54392 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54389 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54342 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54288 Visitas
Amores! - 54279 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54229 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última