Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O murmúrio da verdade
DIRCEU DETROZ

Um trecho da carta escrita por Galileu Galilei a Johannes Kepler em 1610 me lembrou dos adjetivos usados na guerra ideológica brasileira. Ele fala do seu desejo de poder rir da estupidez dos “jesuítas astrônomos”, que se negavam a olhar os planetas no seu telescópio. Galileu os chama de “notável rebanho comum”.

Se Galileu riu não sabemos. Que ele foi julgado, condenado e obrigado renunciar publicamente a sua crença no Heliocentrismo, a teoria que colocava o Sol e não a Terra no centro do Sistema      Solar é um fato histórico. Por ordem do papa, Galileu Galilei passaria o resto da vida em prisão perpétua domiciliar até sua morte em 1642.

O astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico, quem primeiro desenvolveu a teoria de ser o Sol o centro do Sistema Solar, foi um cônego da Igreja Católica. Na época a teoria pareceu ser uma brincadeira. O prefácio do seu livro explicando a teoria dizia coisas como: “Por favor, não tomeis isso a sério. É um gracejo e, na verdade, muito improvável”.

Quem aperfeiçoou e transformou o “gracejo” de Copérnico na ciência que conhecemos foi Johannes Kepler. O alemão transitava por países protestantes, portanto, fora do alcance das garras da Inquisição. Quando o Heliocentrismo criou o grande escândalo da Cristandade, o italiano Galileu Galilei pagou o preço. Era necessário culpar alguém por confrontar um dogma da Igreja Católica.

A causa do julgamento e condenação de Galileu Galilei, foi a publicação de “Diálogos sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo”. Uma conversa sobre ciência entre três pessoas. O personagem “Salviati” é o próprio Galileu. O livro foi digamos um best-seller. Quem não gostou do livro foi a Igreja Católica. De alguns ainda hoje não gosta.

Durante todo o seu julgamento que começou em abril de 1633, muitas vezes Galileu tentou fazer seus julgadores entenderam que a Bíblia não foi escrita para ser interpretada ao pé da letra. Outra vez, recorremos a uma frase da carta a Johannes Kepler: “Assim como a víbora fecha os ouvidos, esse notável rebanho comum fecha os olhos à luz da verdade”.

O julgamento de Galileu terminou em 22 de junho de 1633. Sabendo hoje que a verdade estava ao seu lado é triste ler a declaração negando a sua crença. E consta que ele teria murmurado a célebre frase “Eppur se muove”, “e, no entanto, ela move-se”.

Galileu foi acusado de heresia. Na verdade, quem cometeu uma heresia contra a ciência foram seus acusadores. O Heliocentrismo também foi combatido pelos protestantes. Para Lutero, Copérnico era um louco que confundia a astronomia. Em 1662, a teologia protestante ainda afirmava que o sistema de Copérnico contradizia a Sagrada Escritura. Em 1744, o pastor Kohlreiff pregava ser o Heliocentrismo coisa do Diabo.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52928


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54739 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54672 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54588 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54451 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54392 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54389 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54342 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54288 Visitas
Amores! - 54279 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54229 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última