Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O estudo da História é vital para não ser escravizado
Vander Roberto

Eu sou um produto da História em constante aperfeiçoamento e evolução. Queira ou não, isto obriga-me ao entendimento das minhas origens, a busca pelo passado e o entendimento de todo o processo evolutivo ao qual sou. Não é simples entendimento da linha cronológica evolutiva incluindo as lições aprendidas e correções. Isto chamo de plus evolutivo, a capacidade de entender os erros e não cometê-los novamente ou ao menos minimizá-los.

Se sou um produto da História, portanto, nela estou inserido e estou partícipe enquanto vivo for para ajudar a construir uma sociedade mais justa e correta e se possível, inteligente. Neste sentido, oportunizar faz parte do coletivo visando o alcance social esperado, ao combate das mazelas já sabidas que o passado carrega pela não solução em seus devidos tempos. O ponto central aqui é carregar toda estrutura do passado individual e social, projetando um fecundo estudo, implementando a melhoria e corrigindo erros que não precisam mais existirem.

A desconexão do indivíduo com seu passado através do desvio de foco diante da sobrevivência de mundo coloca um ponto bem crítico na sua existência terrena. Compete adentrarmos outra importante arte chamada Filosofia que construirá o ser para nova etapa, capacitando-o para sua luta não só pelo básico e sim criando um repertório crítico de alternativas mediante ao mundo que o cerca.     

A Filosofia chama a História para que possamos entender o evolutivo e não travemos diante do já alcançado. Nesta seara de troca de informações entre tais ciências vemos o complexo sistema que se apresenta mostrando alternativas capazes para um presente mais dinâmico e questionador, afinal, o humano não contenta-se com o status quo. Somos o passado em constante construção que damos o nome de presente e projetamos um ponto cego chamado futuro através de lições aprendidas e justas correções amparados no já existente e construído. Somos, portanto, um passado com data de validade.

Ignorar o passado é o primeiro passo para a ruína. Percebe-se logo que as repetições do vivido, o modelo já conhecido e mal eliminado, continuará em seu devido uso. Isto impactará o todo social e sua vida terrena através de más decisões em diversas áreas especialmente a Política e a Economia. O autoritarismo entrará em campo de forma natural e o aceite deste modelo promoverá uma escravização invisível em nome da sobrevivência. Este é o resultado prático para quem assume o poder e o controla: a negação da História fará que o(a) outro(a) limite suas expectativas e continue nas condições impostas. A importância da História é vista como a semente que a Filosofia ajudará a crescer preparando evoluções. É isto.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 54942


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Conclusão sobre a Eurocopa e Copa América 2024 Vander Roberto
Artigos Os conflitos paulistas e reflexões atuais Vander Roberto
Artigos Fechamento do Café Girondino em São Paulo Vander Roberto
Artigos Estupro é crime e não opção! Vander Roberto
Artigos Testei o Debian LXDE para 32 e 64 bits Vander Roberto
Artigos Já estudou Filosofia da História hoje? Vander Roberto
Artigos O estudo da História é vital para não ser escravizado Vander Roberto
Artigos Análise da obra: "História do Brasil: uma interpretação" Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl nº 2 - Junho/2024 Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl - Junho/2024 Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 146.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minicurso sobre a redação no ENEM - Isadora Welzel 79736 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 59549 Visitas
Salvando computador muito ruim - Vander Roberto 55635 Visitas
81 anos da prisão e morte dos Rosas Brancas - Vander Roberto 55456 Visitas
Delícias da festa junina - Ivone Boechat 55378 Visitas
QUE SE... - orivaldo grandizoli 55375 Visitas
Lançamento do livro - Alberto Kopittke 55357 Visitas
Nua, totalmente indefesa - rodrigo ribeiro 55309 Visitas
A FARSA DA USURA - fabio espirito santo 55293 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 55276 Visitas

Páginas: Próxima Última