Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Oficinas e pessoas
Ana Mello

Gosto de oficinas literárias. Na Feira do Livro de Porto Alegre ocorreram várias. Todas gratuitas e com especialistas nos diversos temas. Escolhi três para participar - contos, crônicas e minicontos. Participaria de outras mas eu não tinha mais horário disponível e considerei também um abuso da minha parte, pois as vagas eram limitadas e muitas pessoas não tiveram a oportunidade de participar de nenhuma.
As oficinas foram breves, três encontros de duas horas.
Além do contato com o escritor, os participantes tiveram a chance de ver seus escritos examinados e discutidos por um grupo interessado no tema. Conversar, fazer amizades, e confirmar a idéia de como as pessoas são diferentes, pensam de maneira diversa e como gostam de afeto. Mesmo tendo seus textos já publicados e comentados por muitos, sempre querem a aprovação, o carinho de mais outros leitores.
No dicionário consta como uma das definições para oficina - um lugar onde se realizam grandes transformações. É perfeita. Ninguém sai com a mesma idéia que chegou no primeiro encontro. Leva junto uma lista de livros, um tema para fazer, erros que precisa corrigir, algum mico que pagou na frente de todos. O desejo de escrever melhor ou a vontade de parar no dia seguinte. Um turbilhão de idéias que irá se acomodando com o passar dos dias ou quem sabe até a próxima oficina.
Claro, nem todo bom escritor é também um bom professor, ou oficineiro. Além da técnica tem o carisma, a aptidão para transferir conhecimentos. Algumas oficinas são um verdadeiro show. Outras não. Nem sempre é possível agradar a todos.
O meu dilema foi o seguinte, nas apresentações me intitulei escritora. O que causou inquietação. Muitas pessoas atribuem o título de escritor a quem ganha a vida com seus escritos e já tem livros publicados. Em minha defesa, digo que sou agarrada as definições, aos conceitos. Escritor é o autor de composições literárias. Ainda mais, acho que é a aquele quem tem uma produção contínua e de alguma forma expõem o que escreve para apreciação de outras pessoas. Que não sejam da sua família e de seu círculo de amigos, é claro.
Muitos têm blogs, escrevem em jornais de pequena circulação, publicam em revistas e sites especializados. São inéditos em publicações individuais, em papel.
Não é uma disputa com os já consagrados e apreciados pela crítica. Tem lugar para todos e não desgasta a dita profissão. O ofício de quem se confirmou escritor.
Como conceitos sempre podem ser reformulados, quem sabe um dia darei a mão a palmatória. Até lá vocês conviverão com meu exibicionismo.

VERDADES

inteiras, internas,
agradam nuas
e não somente tuas


Biografia:
Para saber mais sobre a autora acesse http://anamello.multiply.com
Número de vezes que este texto foi lido: 20736


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Desinfetante Ana Mello
Poesias Desinfetante Ana Mello
Crônicas Fogo que arde Ana Mello
Crônicas Manias Ana Mello
Crônicas Assuntos complicados Ana Mello
Contos Compunção Ana Mello
Contos No elevador - faltou luz Ana Mello
Crônicas Uma voz interior Ana Mello
Crônicas Oficinas e pessoas Ana Mello
Crônicas A verdade está nas unhas Ana Mello

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 27.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 184137 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 157406 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 157399 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 129500 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 75590 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 70040 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 68794 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 61860 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 58723 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 54546 Visitas

Páginas: Próxima Última