Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Conclusão sobre a Eurocopa e Copa América 2024
Vander Roberto

Terminadas a Eurocopa e a Copa América, eu posso fazer uma rápida análise das seleções que vi. Acertei os campeões, uma final (Copa América) e disse antes mesmo do torneio começar quais levariam a taça. Vi mais pontos negativos que positivos nos dois torneios, muitas seleções ficaram devendo e se for analisar globalmente, a Copa do Mundo de 2026 será o mais do mesmo que vimos nestes dois torneios continentais.

As decepções na Eurocopa foram Alemanha e Itália, seleções que seriam bem cobradas. Ambas mostraram um futebol bem abaixo do esperado, facilmente estudadas pelos adversários, a Alemanha que jogava em casa e a Itália que defendia o título da Euro precisavam de maiores preparos coisa que não ocorreu e vimos em campo atuações ilusórias contra adversários fracos. Quando enfrentaram gente forte, caíram. Elas terão maiores dificuldades na Eliminatória à Copa 2026 e acredito que não será a moleza de outros anos para a Alemanha e a Itália que abra o olho ou poderá ficar pela 3ª vez fora da Copa do Mundo.

Outras seleções também decepcionaram como a Croácia, tão reputada nas últimas décadas, semifinalista da última Copa. Ficaram devendo bola: Portugal, Dinamarca, Hungria, Turquia e Bélgica. A Holanda poderia ter tido mais sorte e caiu diante da zicada Inglaterra. A Suíça fez o arroz com feijão e foi até onde deu, a Romênia está longe de recuperar seu futebol competitivo e confesso que se o torneio tivesse somente oito seleções seria bem melhor diante da limitação técnica das outras demais. A França, tão badalada, finalista das últimas duas Copas, deu o azar de pegar uma Espanha em alto nível e não pode ser cobrada pela queda precoce na fase final do torneio. Foi uma "final" antecipada. Final esta que poderia ter sido entre Holanda e Espanha, daria mais brilho ao futebol da Euro ao invés da burocrática e má finalizadora Inglaterra que carrega uma zica pesada.

Partindo para a Copa América, eu acertei em cheio três das quatro semifinalistas e a final. Conforme escrevi, deu a lógica: Argentina, Colômbia e o Uruguai eram as melhores forças do continente nesta ordem. A surpresa ficou por conta do Canadá, seleção que tem jogadores atuando na Europa, foi a grata surpresa. As demais decepcionaram. O futebol do Paraguai caiu muito faz décadas, os EUA mostraram que são frágeis, Venezuela mostrou que pode dar um calor nos adversários na Eliminatória daqui para frente e quanto ao Chile, esperava bem mais e não aconteceu nada. O Equador também mostrou um futebol abaixo do praticado na Eliminatória e precisará melhorar. As demais fizeram papel tímido ou cumpriram burocraticamente o convite. Vi um México limitado e a Costa Rica até surpreendeu com o empate diante do Brasil e falarei agora do nosso selecionado.

Bom, o Brasil foi uma triste decepção. O problema chama finalização. Nada adianta termos craques de gigantes do futebol europeu na seleção se a arte de finalizar da forma letal não é alcançada. Este fundamento precisará melhorar já em Setembro que será retomada a Eliminatória e o Brasil nem pode mais sonhar com empates pois está em 6º lugar correndo o risco de cair para 7º (a vaga da repescagem) ou até mesmo ficar nas duas próximas rodadas fora da zona de classificação para a Copa 2026. Nossa sorte, se é que podemos dizer assim, são as fracas seleções do Equador e do Paraguai, sendo vencidas, darão um alento para pularmos pelo menos para a 4ª posição dependendo a combinação de resultados nestas duas rodadas seguintes. Dorival terá muito trabalho para afinar a seleção no quesito conjunto. Há um agregado e não conjunto e a limitada falta de treinos dificulta ainda mais as suas intenções de sucesso. Não será surpresa alguma Dorival perder o cargo caso não venham duas vitórias diante de Equador e Paraguai. Situação bem delicada, a Copa América só escancarou aquilo que já sabíamos: a seleção brasileira fica "comum" diante de adversários mais fortes. Uma pena.

A falta de segurança na final da Copa América entre Argentina e Colômbia ficou evidente sendo um ótimo teste para os EUA que será uma das 3 sedes. No fundo, o povo estava invadindo o estádio, querendo entrar sem pagar, concluo que o atrativo era ver a Shakira e não o jogo em si que foi bem ruim. Vendo jogos da Série B do Brasileiro e a final da Copa América, guardadas as devidas proporções, parecia tudo igual em técnica e qualidade. Gente mal calibrada para finalizar, um jogo arrastado até o final do 2º tempo da prorrogação, terminando pela madrugada aqui no Brasil, um ou outro lance que realmente chamou a atenção como uma bola na trave da Colômbia, uma Argentina pegando o vício brasileiro e errando finalizações, horrível. Ainda bem que o jogo acabou antes das cobranças de penalidades e pude dormir mais cedo. Positivamente, gostei da Colômbia indo para cima e isto que deu certo ânimo, vendo uma seleção sem medo de encarar a atual campeã do mundo. Fiquei triste pelo fim da carreira do Di Maria na seleção dos nossos hermanos e creio que fará falta.   

Ao meu ver, a Copa de 2026 já está carimbada com algumas figurinhas evidentes como Espanha, Argentina, França, Uruguai e Colômbia. Sendo sincero, eu coloco em xeque as idas de Alemanha e Itália na próxima Copa de 2026. Hoje, eu diria que estão em 50% as chances de ida. Na América do Sul, Chile e Paraguai caíram demais e também acredito que irá uma ou outra caso melhorem muito. Há chance das duas nem irem sendo bem mais real isto. Por outro lado, a própria FIFA boicota seu principal torneio ampliando a quantidade de seleções e nivelando por baixo o torneio. Pergunto se realmente nosso Brasil merece ida à Copa de 2026 jogando este futebol sem vida. Merece? No meu caso, eu digo que não. Nada aprendemos com os 7x1 que completou 10 anos no dia 8 de Julho. Copa do Mundo que é bom, nada! Fecharemos 2024 fazendo 22 anos que não levantamos o Mundial. Ainda bem que não temos a zica inglesa que faz 58 anos que não sabe levantar uma taça como seleção. Estou enganado ou temos? Reflexões! Bom trabalho.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 55615


Outros títulos do mesmo autor

Artigos 3º debate à Prefeitura de São Paulo - Gazeta Vander Roberto
Artigos O legado da Rio-2016 foi Paris-2024? Vander Roberto
Artigos O 1º debate à Prefeitura de São Paulo em 2024 Vander Roberto
Artigos Linux Mint 22 - Wilma Vander Roberto
Artigos A reeleição de Maduro em 2024 Vander Roberto
Artigos Conclusão sobre a Eurocopa e Copa América 2024 Vander Roberto
Artigos Os conflitos paulistas e reflexões atuais Vander Roberto
Artigos Fechamento do Café Girondino em São Paulo Vander Roberto
Artigos Estupro é crime e não opção! Vander Roberto
Artigos Testei o Debian LXDE para 32 e 64 bits Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 151.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 58777 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58551 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 58344 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58317 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 57723 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 57600 Visitas
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57575 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 57536 Visitas
🔵 Mensagem para você - Rafael da Silva Claro 57434 Visitas
🔵 Vale das sombras - Rafael da Silva Claro 57357 Visitas

Páginas: Próxima Última