Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Linux Mint 22 - Wilma
Vander Roberto

O Linux Mint 22 codinome Wilma chegou e instalei aqui. O sistema está robusto, estável mesmo com base Ubuntu, roda legal mesmo com 4 GB de RAM. Demora um pouco para instalar (uns 10 minutos a mais que antes) e está subindo com 1 GB de RAM, achei muito para um XFCE mas tudo bem. Senti diferença na ativação do touchpad por padrão, coisa que facilitou demais a minha vida. Ele substituiu o Hexchat pelo Matrix, tirou o Redshift e nada mais mantendo aquela cara de décadas. O bom que a base Ubuntu dele é muito estável e achei isto legal não tendo dores de cabeça. A usabilidade está supimpa e quem pretende migrar para o Linux não terá problema algum. Reconhece bem os periféricos e Android como sempre.

Eu senti uma falta de ousadia da equipe do projeto que poderia dar uma nova cara ao sistema. Sei lá, eu gosto de sistema mais claro já logo de cara e o modelo escuro causa um certo ar fúnebre, coisa que eu logo mexo e mudo trocando o papel de parede. Ativo o firewall, conecto facilmente, atualizo e trabalho bem. Sinto que o sistema poderia dar chance para um Plank na parte inferior e botar a barra de tarefa no topo por padrão trazendo um tema mais claro. Personalizo tudo em cliques, acho que sou exigente demais, importa o sistema dar conta do recado que faz com perfeição. Outro problema é o reconhecimento ortográfico na Internet especialmente ao comentar ficando a tal "cobrinha" vermelha. Eu resolvo isto no Synaptic instalando algumas coisas do Libre Office pt-br. Isto poderia ser resolvido por padrão.

Bom, o sistema está voando para 4 GB de RAM com 64 bits mesmo usando um Celeron como processador. Trabalhando nele aqui, está dando conta. O XFCE está bem maduro e vejo o Linux Mint acertando ao mantê-lo. Eu só fico triste com a falta de 32 bits com XFCE mas beleza, eu instalo um Debian na outra máquina com XFCE e vida que segue. Não posso reclamar. Usar o LMDE com Cinnamon para 32 bits mesmo customizado deixou meu computador velhinho uma carroça daí instalar o Debian. Não ficou tão rápido mas fica bem mais usável ao invés do Cinnamon do Mint.

A pegada do Linux Mint é entender o Wayland no Cinnamon. O foco é isto para as próximas versões. O projeto olha para o futuro e quem esperava uma canja para 32 bits com interface mais leve ficou vendo navios. Outro detalhe importante é que o sistema também não está preocupado com uma versão Minimal e isto não atende a filosofia do projeto que entrega tudo pronto para o(a) usuário(a). A loja de aplicativos está mais organizada e robusta, flatpack vem desabilitado por padrão, acho que o sistema mexe muito na base a partir de agora pois a cara daqui para frente será sempre esta.

Ao usuário ou usuária comum, o Linux Mint 22 atende bem e entrega mais ajustes finos. Ficou aquele gostinho de quero mais e não veio. Quem sabe nas atualizações que virão para o 22 não surjam novidades? O Linux Mint marca seu território ainda mais como a distro queridinha para récem-chegados(as) ao Linux. Pode ser que a ideia seja esta: não mexer muito naquilo que já está pronto. Veremos daqui para frente se o projeto ousará ou optará por "inovações invisíveis". Aguardemos.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 55687


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Eu quero respirar! Vander Roberto
Artigos 3º debate à Prefeitura de São Paulo - Gazeta Vander Roberto
Artigos O legado da Rio-2016 foi Paris-2024? Vander Roberto
Artigos O 1º debate à Prefeitura de São Paulo em 2024 Vander Roberto
Artigos Linux Mint 22 - Wilma Vander Roberto
Artigos A reeleição de Maduro em 2024 Vander Roberto
Artigos Conclusão sobre a Eurocopa e Copa América 2024 Vander Roberto
Artigos Os conflitos paulistas e reflexões atuais Vander Roberto
Artigos Fechamento do Café Girondino em São Paulo Vander Roberto
Artigos Estupro é crime e não opção! Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 152.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60506 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 59755 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58575 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58413 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 58388 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 57869 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 57868 Visitas
APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO - Sandra Teixeira da Silva 57798 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 57637 Visitas
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57600 Visitas

Páginas: Próxima Última