Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Testei o Debian LXDE para 32 e 64 bits
Vander Roberto

Testei o sistema Debian 12 com LXDE para computadores de 32 e 64 bits. A ideia era vê-lo em produção para computadores de baixo desempenho. Sistema bem sólido, não tive dificuldade para configurá-lo, instalar um firewall e atualizá-lo. Consome pouca RAM mesmo com o navegador Firefox trabalhando no YouTube. Recomendo pelo menos 2 GB de RAM para 32 bits.

O sistema performa bem e traz o Libre Office instalado, o Firefox como navegador, leitor de PDF, player de vídeo e áudio, calculadora, ferramenta para formatação de discos, gerenciador de sistema, terminal, gerenciador de arquivos, visualizador de imagens e captura de tela entre outras boas ferramentas básicas. Senti falta do Transmission e o Cheese, instalando posteriormente.

Fácil de personalizar, o sistema com LXDE lembra aqueles computadores da década de 90. A barra de tarefas é bem prática trazendo ícones para acesso ao gerenciador de arquivos, Internet e minimizar todas as telas, ícone de som, relógio, botão desliga e menu e um gerenciador de consumo. Não é um sistema para instalar programas pesados. Digitar nele é bem tranquilo e vem com o editor de texto Mousepad.

Usando o editor de texto Mousepad e com o Gerenciador de Sistema aberto está consumindo menos de 340 MB de RAM. Ele também disponibiliza duas Áreas de Trabalho por padrão. Um ícone faltante é o gerenciador de energia e isto pode ser resolvido com o botão Fn reduzindo o brilho. O PulseAudio é quem gerencia o som. Há também o Parcellite como gerenciador de área de transferência. O programa Connman Settings é o local para configurar a Internet.

No caso, os testes foram feitos em computadores bem ruins e limitados em hardware. Ele reconhece mouse óptico, senti falta de programa que abra o meu celular e isto poderá ser contornado. O gerenciador de arquivos é o PCManFM sendo muito leve. Vale ressaltar que o sistema é atualizado e bem mantido pelo Debian inclusive este ambiente gráfico. É um sistema para usuário intermediário em Linux que domine Terminal e saiba o básico.

É uma alternativa para quem precisa resgatar aquele computador que funciona em 32 bits e está com sistema expirado ou quem tem um 64, limitado. Se você pretende fazer coisas bem básicas ele dará conta. O sistema performa bem e até surpreendeu. Se o seu problema é consumo de RAM, o Debian LXDE é uma ótima opção para ser estudada e implantada. Na dúvida, estude um pouco de Linux e consulte um técnico para tais mudanças. É fácil. Espero que a dica tenha ajudado você. É isto.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 54943


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Conclusão sobre a Eurocopa e Copa América 2024 Vander Roberto
Artigos Os conflitos paulistas e reflexões atuais Vander Roberto
Artigos Fechamento do Café Girondino em São Paulo Vander Roberto
Artigos Estupro é crime e não opção! Vander Roberto
Artigos Testei o Debian LXDE para 32 e 64 bits Vander Roberto
Artigos Já estudou Filosofia da História hoje? Vander Roberto
Artigos O estudo da História é vital para não ser escravizado Vander Roberto
Artigos Análise da obra: "História do Brasil: uma interpretação" Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl nº 2 - Junho/2024 Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl - Junho/2024 Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 146.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minicurso sobre a redação no ENEM - Isadora Welzel 79695 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 58139 Visitas
QUE SE... - orivaldo grandizoli 55357 Visitas
81 anos da prisão e morte dos Rosas Brancas - Vander Roberto 55346 Visitas
Nua, totalmente indefesa - rodrigo ribeiro 55292 Visitas
Lançamento do livro - Alberto Kopittke 55238 Visitas
amor feito desejo... - natalia nuno 55230 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 55198 Visitas
A FORMIGUINHA - Jonas de Barros Vasconcelos 55182 Visitas
Quente - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 55173 Visitas

Páginas: Próxima Última