Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O QUE SIGNIFICA SER EMPÁTICO HOJE?
Flora Fernweh

De acordo com a concepção de mundo aristotélica, sustentada pela manifestação das expressões e das paixões humanas por meio da representação artística das mais variadas naturezas, o conceito de mímese está relacionado a recriação da realidade por meio do teatro, da dança e da literatura. Paralelamente a isto, é nítida na contemporaneidade a crescente importância da aplicação da sensibilidade e do ato de imaginar-se na situação do outro, a fim de que se possa construir por meio da transposição de realidades, uma sociedade mais justa, humana, igualitária e empática.
     Em um mundo globalizado, mutável e altamente conectado, são decorrentes os fenômenos que incitam os indivíduos a buscarem um posicionamento de supremacia em relação com os demais. Isto se verifica na busca incessante por status, fama e riqueza e pela competitividade naturalizada pelo modelo econômico capitalista. Diante destes percalços que comprometem a trajetória rumo a uma sociedade guiada pela empatia, aversões ao bem comum, disseminadas essencialmente pela mídia, importante porta-voz e difusora de ideais, marca o dia a dia dos indivíduos no enfrentamento da falsidade e de divergências que podem desencadear grandes conflitos, pelo simples fato de não ser capaz de enxergar-se no outro e transparecer suas virtudes e valores.
     Nos anos iniciais que sucederam a colonização do Brasil, o esquema de escambo foi implantado como forma de mediar a relação trabalho-recompensa entre colonizadores e nativos. Até então, os indígenas desconheciam objetos trazidos pelos europeus, como o espelho por exemplo, instrumento que lhes ofereceu a possibilidade de enxergar a própria imagem, que até o momento, refletia-se no olhar ao outro. Percebe-se deste modo, as raízes históricas do modo de encarar o outro, e o modo como o padrão de voltar-se para dentro de si solidificou um individualismo, por vezes egoísta, que até hoje é observado nas relações que mantemos com os demais.
     Ser empático é uma potencialidade que aliada ao bom senso e à tolerância, torna-se uma característica de destaque no tempo presente. Aprender a tornar-se um ser humano melhor do ponto de vista relacional é um ponto positivo frequentemente visto na personalidade de liderança e daqueles que buscam meios de ascender social ou intelectualmente por meios justos. Empatia é mais do que colocar-se no lugar do outro, é também agir em prol do bem e da integridade do semelhante.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 264


Outros títulos do mesmo autor

Poesias CHAMAS DE UM EXISTIR PASSAGEIRO Flora Fernweh
Artigos A VIOLÊNCIA COMO INSTRUMENTO SIMBÓLICO Flora Fernweh
Artigos DIMENSÕES DO FEMINICÍDIO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Flora Fernweh
Poesias ENCONTRAR-SE Flora Fernweh
Poesias ESPERANÇANALÍTICA Flora Fernweh
Poesias OUTRO LADO, MESMA VIDA? Flora Fernweh
Poesias TRISTE ESCRITA Flora Fernweh
Artigos O QUE SIGNIFICA SER EMPÁTICO HOJE? Flora Fernweh
Poesias VIDA Flora Fernweh
Poesias QUARENTENA Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 108.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 65699 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 54825 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43503 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43136 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42245 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40605 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 39010 Visitas
Amores! - 37322 Visitas
Desabafo - 36694 Visitas
Faça alguém feliz - 35032 Visitas

Páginas: Próxima Última