Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
IDENTIDADE E ALTERIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Flora Fernweh

O mundo contemporâneo está cada vez mais exigente quanto as habilidades que cada ser humano tem a oferecer. Um exemplo claro da pressão exercida na sociedade são os jovens que pelo fato de se verem na obrigação de contribuirem e evoluírem sempre, não dão o devido valor às suas origens, e dificilmente são capazes de moldar sua própria personalidade e essência, pois para isso, é necessário olhar também para tudo aquilo que já foi conquistado, o que é pouco estimulado, e considerado até mesmo ultrapassado e falho.
     Historicamente, pode-se afirmar que o continente africano, berço do neocolonialismo, construiu sua identidade preponderantemente através de costumes impostos por nações imeperialistas, um fenômeno semelhante ocorrera no Brasil, pois o país foi fortemente influenciado por povos indígenas, africanos escravizados, portugueses e demais colonizadores europeus. As tentativas de elaborar e trazer à tona uma identidade genuinamente própria foram inúmeras, e continuam se manifestando até os dias atuais em meios como a dança, a música, as festas típicas, a literatura, o cinema e as artes plásticas.
     A contemporaneidade trouxe consigo o advento das mídias digitais e das redes sociais, que propiciaram uma maior participação ativa em um mundo alternativo e altamente tecnológico, ao passo que permitiu as relações anônimas, um refúgio que uniu a possibildade de expressão sem a obriagatoriedade de um nome, um rosto ou uma marca, o que coloca todos em um estado de indagação quanto à veracidade dos perfis. Desta forma, criou-se um pseudomundo virtual associado aos valores que o universo das propagandas valoriza, apoiando assim ideais norteadores e padrões que devem ser seguidos em todos os âmbitos da vida para que o indivíduo sinta-se pertencente a um grupo, o que é fundamental conforme os princípios civilizatórios de coletividade.
     Permanecer íntegro, não permitir que determinadas influências corrompam negativamente o caráter e construir-se a cada dia como ser humano consciente são essenciais para que a alteridade se preserve. Não é simples impor-se no mundo e ganhar espaço e reconhecimento sendo quem se é verdadeiramente. Uma das grandes virtudes que se pode aprender com verdadeiros empreendedores do futuro é a possibilidade de ser autêntico e deste modo, orgulhar-se de si por aquilo que se conquistou.


Biografia:
instagram: @palavrartistica
Número de vezes que este texto foi lido: 141


Outros títulos do mesmo autor

Poesias VIDA Flora Fernweh
Poesias QUARENTENA Flora Fernweh
Artigos ESPETACULARIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA Flora Fernweh
Crônicas SER POETA Flora Fernweh
Poesias COVID Flora Fernweh
Frases ANTIGUIDADE Flora Fernweh
Artigos IDENTIDADE NEGRA Flora Fernweh
Cartas AO COLEGA DA CASA VERDE (O ALIENISTA- MACHADO DE ASSIS) Flora Fernweh
Frases PRAIANA Flora Fernweh
Frases SILÊNCIOS Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 100.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 64334 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 54230 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43096 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 42672 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 40521 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40172 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 37559 Visitas
Amores! - 35791 Visitas
Desabafo - 35235 Visitas
Faça alguém feliz - 33633 Visitas

Páginas: Próxima Última