Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
IDENTIDADE E ALTERIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Flora Fernweh

O mundo contemporâneo está cada vez mais exigente quanto as habilidades que cada ser humano tem a oferecer. Um exemplo claro da pressão exercida na sociedade são os jovens que pelo fato de se verem na obrigação de contribuirem e evoluírem sempre, não dão o devido valor às suas origens, e dificilmente são capazes de moldar sua própria personalidade e essência, pois para isso, é necessário olhar também para tudo aquilo que já foi conquistado, o que é pouco estimulado, e considerado até mesmo ultrapassado e falho.
     Historicamente, pode-se afirmar que o continente africano, berço do neocolonialismo, construiu sua identidade preponderantemente através de costumes impostos por nações imeperialistas, um fenômeno semelhante ocorrera no Brasil, pois o país foi fortemente influenciado por povos indígenas, africanos escravizados, portugueses e demais colonizadores europeus. As tentativas de elaborar e trazer à tona uma identidade genuinamente própria foram inúmeras, e continuam se manifestando até os dias atuais em meios como a dança, a música, as festas típicas, a literatura, o cinema e as artes plásticas.
     A contemporaneidade trouxe consigo o advento das mídias digitais e das redes sociais, que propiciaram uma maior participação ativa em um mundo alternativo e altamente tecnológico, ao passo que permitiu as relações anônimas, um refúgio que uniu a possibildade de expressão sem a obriagatoriedade de um nome, um rosto ou uma marca, o que coloca todos em um estado de indagação quanto à veracidade dos perfis. Desta forma, criou-se um pseudomundo virtual associado aos valores que o universo das propagandas valoriza, apoiando assim ideais norteadores e padrões que devem ser seguidos em todos os âmbitos da vida para que o indivíduo sinta-se pertencente a um grupo, o que é fundamental conforme os princípios civilizatórios de coletividade.
     Permanecer íntegro, não permitir que determinadas influências corrompam negativamente o caráter e construir-se a cada dia como ser humano consciente são essenciais para que a alteridade se preserve. Não é simples impor-se no mundo e ganhar espaço e reconhecimento sendo quem se é verdadeiramente. Uma das grandes virtudes que se pode aprender com verdadeiros empreendedores do futuro é a possibilidade de ser autêntico e deste modo, orgulhar-se de si por aquilo que se conquistou.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 64216


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Escrever é se aproximar da morte Flora Fernweh
Crônicas A Beatitude como ato de rebeldia Flora Fernweh
Frases Afeto Flora Fernweh
Crônicas A Poética do Sentir Flora Fernweh
Crônicas Triste lira dos 20 anos Flora Fernweh
Crônicas A mulher grávida Flora Fernweh
Haicais Por amor se sofre Flora Fernweh
Sonetos Amor que escapa Flora Fernweh
Cartas O amor é um salto para a eternidade Flora Fernweh
Crônicas Ao calor do incenso Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 456.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
AA-XVI - Antonio Ayrton Pereira da Silva 69127 Visitas
A RIMA DO REINO ANIMAL - Simone Viçoza 69092 Visitas
MENINA - 68201 Visitas
O ensino brasileiro na educação básica - Marciana Caciano Damasceno 68153 Visitas
A Abelhinha Jurema - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 67591 Visitas
Você nunca vai saber - Roberta Yoshino 67571 Visitas
As coisas. - Rodrigo Nascimento 67530 Visitas
Encontro Holístico Gaúcho - Terezinha Tarcitano 67358 Visitas
MEU DENTE CAIU - ELÁDIA CRISTINA TEIXEIRA DOS SANTOS 67351 Visitas
SONHANDO EM ALFA CENTAURO - Luciane Vasconcellos Néglia 67340 Visitas

Páginas: Próxima Última