Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SOFIA, A AVELÃ E O ESQUILO
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ UM ESQUILO MUITO BRINCALHÃO QUE VIVIA NAS MATAS DA REGIÃO DA SERRA DA MANTIQUEIRA.
PEPITO ERA LINDO E MANSO. ELE FICAVA SALTANDO DE ÁRVORE EM ÁRVORE PROCURANDO AVELÃ NOS PINHEIRAIS GIGANTESCOS QUE PERTENCIAM A MATA DO PARQUE FLORESTAL EM QUE ELE HABITAVA.
CERTO DIA, QUANDO PEPITO ESTAVA SALTITANDO PELO PARQUE FLORESTAL, ELE DEU DE CARA COM UMA MENINA MUITO SIMPÁTICA.
NESSE ENCONTRO O ESQUILO E A MENINA CRIARAM UM LAÇO DE AMOR E AMIZADE.
SOFIA, LOGO SE APEGOU AO ESQUILO E ASSIM, ELA PASSOU A VISITÁ-LO TODOS OS DIAS E OS DOIS PASSAVAM HORAS EM CIMA DE UM PINHEIRAL MUITO ALTO.
SOFIA SENTAVA EM UM DOS GALHOS SE ENCOSTANDO NO TRONCO DO PINHEIRAL E PEPITO SEMPRE ROENDO UMA AVELÃ DELICIOSA SE ACONCHEGAVA NO COLO DELA.
ASSIM, SOFIA E PEPITO PASSAVAM MUITAS HORAS CONVERSANDO ALEGREMENTE.
PEPITO AMAVA A NATUREZA E TUDO O QUE EXISTIA NELA. ELA ERA UM AMANTE DA NATUREZA E NÃO MEDIA ESFORÇOS PARA QUE ELA CONTINUASSE BELA E FORMOSA E PARA QUE ELA NÃO SOFRESSE NENHUM TIPO DE AGRESSÃO CAUSADA PELA S MÃOS DOS HOMENS QUE SÓ QUERIAM SE APROVEITAR DELE PARA GANHAR MUITO DINHEIRO E ENRIQUECER.
O PARQUE FLORESTAL SEMPRE TEVE UM AMBIENTE TRANQUILO E TODOS OS ANIMAIS QUE VIVIAM NELE NUNCA SOFRERAM NENHUM TIPO DE AMEAÇA. MAS, UM DIA A PAZ DO PARQUE FOI PERTURBADA COM A CHEGADA DE UM COMERCIANTE QUE TRABALHAVA COM PRODUTOS FEITOS COM AVELÃ.
ESSE COMERCIANTE SABIA QUE ERA PROIBIDO COLHER AVELÃS DAS ÁRVORES PERTENCENTES AO PARQUE FLORESTAL, POIS, LÁ EXISTIA UMA GRANDE QUANTIDADE DE ROEDORES COMO OS ESQUILOS.
MAS, MESMO ASSIM, O COMERCIANTE DESRESPEITOU AS LEIS QUE PROIBIA A COLHEITA DAS AVELÃ DAS ÁRVORES DO PARQUE E ORDENOU AOS EMPREGADOS QUE TRABALHAVAM PARA ELE QUE COLHESSEM TODAS AS AVELÃS QUE ESTAVAM PENDURADAS NOS GALHOS DE TODAS AS ÁRVORES DO PARQUE.
MUSTAFÁ, ALÉM DE AMBICIOSO, ERA MUITO MALVADO, POIS, ERA CAPAZ DE PRATICAR AS PIORES MALDADES COM QUE ATRAVESSASSE O SEU CAMINHO.
ENTÃO, COMO OS PINHEIRAIS ERAM MUITO ALTO, OS HOMENS DE MUSTAFÁ. RESOLVERAM DERRUBÁ-LOS COM SEUS MACHADOS. MAS, LOGO, O PLANO DO MALVADO MUSTAFÁ FOI DESCOBERTO PELOS TEXUGOS QUE SE FINGINDO DE MORTOS, COMO QUEM NÃO QUER NADA. OUVIRAM A CONVERSA DE MUSTAFÁ E SEUS HOMENS E CORRERAM PARA ALERTAR O ESQUILO QUE ERA O LÍDER DE TODOS OS ROEDORES QUE HABITAVAM NAQUELE PARQUE.
- O TEXUGO MAIS VELHO, ASSUSTADO DISSE:
PEPITO, CHEGOU EM NOSSO PARQUE, UM TAL DE MUSTAFÁ QUE É UM COMERCIANTE DE PRODUTOS FEITOS DE AVELÃ E O MALVADO ESTÁ PLANEJANDO COLHER TODAS AS AVELÃS QUE AS ÁRVORES PRODUZIRAM NESTA PRIMAVERA. VOCÊ, COMO NOSSO CAPITÃO TEM QUE FAZER ALGO PARA IMPEDIR QUE AS NOSSAS AVELÃS DELICIOSAS ACABEM VIRANDO UM CREME QUE OS HUMANOS CHAMAM DE “NUTELLA”.
SOFIA QUE OUVIA A CONVERSA DOS TEXUGOS COM PEPITO, TAMBÉM FICOU MUITO BRAVA COM A MALDADE PRATICADA PELO COMERCIANTE E PROMETEU QUE AJUDARIA O ESQUILO QUE TANTO AMAVA E PROTEGIA A NATUREZA E TUDO O QUE EXISTIA NELA.
ENTÃO, SOFIA E PEPITO FORAM VER DE PERTO, O QUE REALMENTE O COMERCIANTE PLANEJAVA FAZER NAQUELE PARQUE TÃO ENCANTADOR E EM PAZ COM O MEIO AMBIENTE.
QUANDO O ESQUILO CHEGOU LÁ E VIU OS HOMENS DE MUSTAFÁ, COM SEUS MACHADOS EM PUNHO, FICOU MUITO FURIOSO E DISSE PARA SOFIA:
- ESSE MUSTAFÁ E SEUS HOMENS NÃO CONHECEM A FORÇA E A CORAGEM DOS ESQUILOS E TEXUGOS DESSE PARQUE FLORESTAL, POIS, DAREMOS A NOSSA VIDA PARA SALVAR A NOSSA NATUREZA DAS GARRAS DESSES HOMENS MAUS.
E SOFIA COM LÁGRIMAS NOS OLHOS RESPONDEU:
- E ELES TAMBÉM NÃO SABEM ON TAMANHO DA FORÇA DE UMA MULHER BRAVA QUANDO É DESAFIADA A ENTRAR NUM COMBATE PELA PRESERVAÇÃO DA NOSSA SOBERANA MÃE NATUREZA.
PEPITO OLHOU PARA A MENINA CORAJOSA E DETERMINADA E DISSE:
- ENTÃO, VAMOS PARA O COMBATE. TUDO PELA MÃE NATUREZA. VAMOS PRESERVAR TUDO O QUE ELA NOS DÁ. ASSIM, LIDERADOS POR PEPITO, SOFIA, OS ESQUILOS E OS TEXUGOS COMEÇARAM A SALTAR PELAS ARVORES E DE PULO EM PULO FORAM SALTANTE EM CIMA DOS HOMENS QUE ESTAVAM TENTANDO DE TODAS AS MANEIRAS DESTRUIR OS LINDOS PINHEIRAIS QUE COM SUA BELEZA ENFEITAVAM A MATA VERDEJANTE DO PARQUE FLORESTAL.
ASSIM, O EXÉRCITO DE ROEDORES FORAM SALTANTE EM CIMA DAS CABEÇAS DOS HOMENS QUE MAL PODIAM REAGIR AO ATAQUE, POIS. OS ESQUILOS OS MORDIAM, COM SEUS PODEROSOS E AFIADOS DENTES. ELES TENTAVAM GOLPEAR OS TRONCOS DOS PINHEIRAIS, MAS, COMO ESTAVAM COM A VISÃO ENCOBERTA PELAS PATAS DOS PEQUENOS ESQUILOS E TEXUGOS, NÃO CONSEGUIAM ACERTAR NENHUM DOS GOLPES NOS TRONCOS DOS ALTOS PINHEIRAIS. ENQUANTO ISSO, SOFIA CORRIA ATRÁS DE MUSTAFÁ COM UM ESTILINGUE ATIRANDO AVELÃS CONTRA O MALVADO.
E FOI ASSIM QUE PEPITO E SOFIA COLOCARAM MUSTAFÁ E SEUS HOMENS PARA CORRER DO PARQUE FLORESTAL.
UMA GRANDE CONFUSÃO FOI CRIADA, E O QUE SE VIU FOI UM CORRE- CORRE PARA TODOS OS CANTOS DO PARQUE FLORESTAL. E ASSIM PEPITO E SOFIA SE SAÍRAM VITORIOSOS NA LUTA PELA PRESERVAÇÃO DA MÃE NATUREZA, EXPULSANDO MUSTAFÁ E SEUS HOMENS DO PARQUE FLORESTA PARA SEMPRE E COLOCANDO UM PONTO FINAL NAS SUAS MALDADES.
ASSIM, PEPITO CONTINUOU SABOREANDO AS SUAS DELICIOSAS AVELÃS NO COLO ACONCHEGANTE DE SOFIA.
COMO TODA MENINA, SOFIA CRESCEU E SE TORNOU UMA MOÇA E NUNCA MAIS VIU PEPITO. MAS, HOJE, ELA SABE QUE COM CERTEZA ENCONTRARÁ UM ESQUILO EM ALGUMAS DE NOSSAS BELÍSSIMAS MATAS E SE LEMBRARÁ DE QUE UM DIA, UM ESQUILO FOI UM HERÓI NA LUTA PELA PRESERVAÇÃO DA BELÍSSIMA MÃE NATUREZA.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 46 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 118


Outros títulos do mesmo autor

Contos A PRINCESA ENCANTADA NO LAGO DOS CISNES Saulo Piva Romero
Contos A TORRE DE PIZZA Saulo Piva Romero
Contos CABEÇA DE PAPEL Saulo Piva Romero
Contos TICO E OS FANTOCHES Saulo Piva Romero
Contos XAROPINHO Saulo Piva Romero
Contos PANCHO E O BURRINHO PREGUIÇOSO Saulo Piva Romero
Contos NOÉ E O GRANDE DILÚVIO Saulo Piva Romero
Contos O MILIONÁRIO E O MENDIGO Saulo Piva Romero
Contos O CAIRARA GORDUCHO Saulo Piva Romero
Contos O SÁBIO DO ORIENTE E O ESCORPIÃO Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 148.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 48580 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39014 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 33045 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 32033 Visitas
Amores! - 32003 Visitas
Desabafo - 31627 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 31401 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30772 Visitas
Faça alguém feliz - 30752 Visitas
Vivo com.. - 30407 Visitas

Páginas: Próxima Última