Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Coisas Velhas
A. W. Pink


A. W. Pink (1886-1952)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra

1. O VELHO HOMEM. "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado." (Romanos 6: 6). Infelizmente, quão poucos do povo de Deus hoje "conhecem isso" e desfrutam da paz estabelecida que acompanha uma apreensão bíblica. É uma daquelas declarações doutrinárias profundas em que esta epístola abunda. Isso tem que ver com o lado objetivo das coisas e não com o subjetivo - fazendo referência a uma transação judicial passada e não a um processo experiencial presente ou a uma futura conquista.
Nos versículos anteriores, o apóstolo havia afirmado a identificação dos crentes com Cristo, sendo legalmente um com Ele na Sua morte e ressurreição. Aqui ele afirma uma tripla consequência disso:
Primeiro, seu velho homem foi crucificado com Cristo - o tempo aoristo (pretérito perfeito) do original grego é usado, denotando um ato completado no passado. De acordo com o juízo justo de Deus, quando Cristo foi crucificado, todo Seu povo estava associado e incluído em seus sofrimentos e morte. É importante notar que o verbo está na voz passiva, pois esta crucificação foi realizada totalmente na pessoa de sua Cabeça. Em nenhuma parte das Escrituras, os cristãos são exortados a se crucificarem, pois é uma forma de morte que não pode ser autoinfligida. O que é exigido deles é que eles se considerem mortos para o pecado (Romanos 6:11), e atuem em conformidade. . .
Negando-se,
Mortificando suas concupiscências
Assumindo a cruz, e
Seguindo o exemplo sagrado que Cristo lhes deixou.
A maioria dos comentaristas considera o "velho" como sinônimo de nossas corrupções, mas contra isso há objeções de peso. Ele não discrimina entre a própria pessoa e sua natureza depravada - uma diferença que Paulo teve mais cuidado em preservar por toda parte (Romanos 7: 15-25). Além disso, o " velho homem " se distingue do "corpo do pecado" na próxima frase; também no "velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano." (Ef 4:22).
Nosso ‘velho homem" é o que fomos desde o início da nossa existência, antes que a graça divina nos encontrasse, ou seja, nosso Adão em pé, nosso eu natural; e isso foi, no julgamento de Deus, executado na cruz. Era assim que "o corpo do pecado poderia ser destruído". O corpo do pecado é a nossa natureza malvada, a "carne" de João 3: 6, aquilo que contaminou o nosso eu natural. É chamado "o corpo desta morte" em Romanos 7:24, onde a referência não é ao corpo físico, mas ao que o corrompe.
O pecado é aqui personificado, chamado "corpo" porque é uma entidade organizada, compreendendo um sistema completo de disposições profanas, difundindo sua influência perniciosa através de todas as faculdades de nosso ser. Mais uma vez, o pecado é aqui designado como "corpo" de acordo com a frase anterior, onde a "crucificação" está em vista: em Colossenses 3: 5, alguns dos seus "membros" terríveis são descritos. Mas o que se entende por "que o corpo do pecado possa ser destruído"? Não aniquilado, mas anulado.
Por causa da união federal do crente com Cristo, ele foi "cocrucificado", pois tal é o significado literal do grego. O propósito de Deus nesse arranjo era que seu pecado, raiz e ramo, fosse levado a um fim de diante dele; isto é, como Ele é considerado em Seu caráter oficial como Juiz. O objetivo disto era que seu pecado fosse eliminado inteiramente. No original, é a palavra mais forte possível: a mesma que "o último inimigo que será destruído é a morte" (1 Coríntios 15:26). Esse corpo de pecado e morte, que é uma pena para o cristão, é, em virtude de sua cocrucificação com Cristo, tanto destruído aos olhos da lei divina como a morte será destruída quando for engolida em vitória . Em 1 Coríntios 1:28, a mesma palavra grega é "trazido a nada", em Gálatas 3:17, "tornar inoperante", em 2 Timóteo 1:10, "abolido", em 2 Coríntios 3:14, "acabado".
O efeito disto é "que, doravante, não devemos servir o pecado", ou mais literalmente "ser escravos do pecado". O salário total do pecado foi pago e, portanto, o crente é libertado de seu antigo mestre. O corpo do pecado não pode mais ser o governante daqueles que morreram com Cristo, pois naquela morte o cetro do tirano foi tirado. O pecado ainda coloca suas reivindicações, mas não tem autoridade para impô-las. Somente Cristo tem o direito de nos governar. Tendo sido libertos do pecado, nos tornamos servos de Deus (Romanos 6:22). Somente para ele, devemos render-nos, recusando as solicitações do pecado.
Agora, em relação à nossa apreensão, "Conhecendo isto", diz o apóstolo. A única maneira que podemos fazer é por revelação divina. Não sabemos nada sobre nossa cocrucificação com Cristo pela experiência real. Não há um santo na terra cuja própria história o informe que todo o seu corpo de pecado foi desfeito, tornado de nenhum efeito, abolido, acabado. E também em relação a seus conflitos internos diários; Parece muito ao contrário que ele foi libertado do pecado. No entanto, essas coisas são não como questões de percepção, mas de recepção - acreditando que elas sejam assim, porque Deus as afirma, estabelecendo o nosso selo de que Ele é verdadeiro (João 3:33).
Assim, "saber que Cristo ressuscitou dos mortos não morre mais" (Romanos 6: 9), sabemos disso não pelos nossos sentimentos ou pelos nossos sentidos, mas pelo testemunho seguro de Deus. Assim é com as três coisas ditas em Romanos 6: 6. Não é de modo algum uma questão de conhecimento prático, pois nem a obra de Cristo para nós, nem a obra do Espírito em nós, efetuou qualquer melhoria ou mudança em nossa natureza pecaminosa. Todo crente morreu (legalmente) com Cristo na cruz, pois ele era federalmente como representado por Ele. A sentença condenatória da Lei foi executada sobre ele. Mais uma vez: "Sabemos que, se nossa casa terrena deste tabernáculo se dissolver, temos [tão infalivelmente certo é isso] uma casa não feita de mãos, eterna nos céus" (2 Coríntios 5: 1). E novamente: "Você não sabe que você deve julgar os anjos?" (1 Coríntios 6: 3). Essas são certezas da fé!
"não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos," (Colossenses 3: 9). Isso apresenta um outro aspecto do nosso assunto, embora um que esteja intimamente relacionado com o primeiro, e crescendo a partir dele.
Como o resultado da obra de Cristo para Seu povo, o Espírito Santo é enviado para eles, e um dos efeitos de Ele regenerá-los é que eles são levados a detestar-se e a sua maneira anterior de vida. Na conversão, eles abandonam o velho homem renunciando ao mundo, a carne e ao diabo, e resolvendo viver uma nova vida para a glória de seu novo Mestre. O seu idioma é então: "Ó Senhor Deus nosso, outros senhores além de ti têm tido o domínio sobre nós; mas, por ti só, nos lembramos do teu nome." (Isaías 26:13). Estão profundamente envergonhados por terem servido tão maldosos tiranos, e agora determinam, por graça, a submissão a Deus somente. Agora, diz o apóstolo, não mintam um ao outro, e evitem tudo o que é inconsistente e contraditório com a profissão que vocês fizeram. Recusem-se a obedecer a qualquer dos ditames do seu eu antigo.
"A despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano." (Efésios 4:22). Essa é a referência final ao "homem velho", e dá completude às demais.
A primeira é uma declaração doutrinária que trata do aspecto jurídico.
A segundo é uma referência factual ao que fizemos em nossa conversão.
Esta é uma exortação prática que nos pede que evitemos tudo incompatível com as resoluções que fizemos quando nos entregamos ao Senhor.
Nós devemos abandonar nossos caminhos anteriores como uma roupa suja e desgastada que é jogada fora. Que a conduta exterior que emana do nosso eu antigo deve ser evitada, e desejos internos, por coisas proibidas devem ser negados severamente. Todo o comportamento que entra em conflito com uma profissão cristã deve ser cuidadosamente evitado, e todas as afeições carnais mortificadas.
2. O FERMENTO VELHO. "Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado." (1 Coríntios 5: 7). Por si só, esse verso parece apresentar um paradoxo, porque que ocasião há para expurgar o fermento se eles já são "sem fermento"? Se são sem fermento, que levedura poderia ser purgada? No entanto, à luz das distinções que as próprias Escrituras fornecem em relação ao "velho", não deve haver dificuldade em entender esta passagem, e embora seja formulado em linguagem típica, seu significado é facilmente interpretado. A alusão é feita à festa da Páscoa, quando todos os israelitas foram obrigados a buscar todo o fermento e afastá-lo de suas casas (Êx 12:15, 19; 13: 7).
O fermento é o símbolo do pecado, e o apóstolo aplica o tipo à congregação local, invocando-a para expulsar tudo o que é ofensivo a Deus e contrário à Sua santidade, observando uma disciplina rigorosa (versículo 13) e mantendo a pureza evangélica. Os Coríntios tinham sido tristemente negligentes nisso, permitindo tanto o mal moral (versículos 1-5) quanto o doutrinário (15:12). O apóstolo aplicou sua exortação à igreja local para colocar as questões corretamente por uma série de considerações de peso.
Primeiro, ele lembrou que "um pouco de fermento leveda toda a massa" (versículo 6) - se o mal é tolerado, isso leva a mais impiedade. A presença de um mundo em seu meio corromperia os crentes pelo seu exemplo ímpio.
Segundo, por sua fidelidade, assim, eles seriam "uma nova massa" (versículo 7) e não uma mistura heterogênea de almas regeneradas e não regeneradas.
Em terceiro lugar, eles eram "sem fermento" (versículo 7) em Cristo, em sua posição diante de Deus, e eles foram obrigados a fazer isso praticando o bem em seu comportamento.
Em quarto lugar, o sacrifício de Cristo, nossa Páscoa (versículo 7) exigiu isso (ver Tito 2:14).
Em quinto lugar, nem a nossa "festa" de comunhão com Deus nem a ceia do Senhor podem ser observadas com o pão fermentado (verso 8).
3. Pecados velhos. "Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados." (2 Pedro 1: 9). Essas palavras ocorrem em uma passagem de grande importância prática. Os versículos 5-7 contêm uma exortação para o cristão colocar toda a diligência ao cultivo de suas graças e os versículos 8 e 9 descrevem os resultados de uma conformidade ou não conformidade com elas.
Não há restante estacionário na vida espiritual. Se não avançarmos, nós nos atrasamos. As "estas coisas" nos versículos 8 e 9 são as sete graças enumeradas em 5-7. Por "não possuí-las" não deve ser entendido necessariamente ser totalmente desprovido das mesmas, mas ser negligente com relação a elas - como não usar a graça já concedida é, na linguagem da Escritura, não tê-las (Lucas 8:18; Mat 25:29).
Eu só tenho tanta verdade, quanto realmente ela me possui - o que me influencia e me regula. A regeneração impõe a obrigação de cultivar a nossa vida espiritual na medida do possível, exercitar a maior diligência em lutar pela santidade e pela fecundidade. Se não conseguimos fazê-lo, nosso crescimento será rapidamente detido. Até agora, pode haver nada de errado na vida externa, mas há um torpor interior e não gozo de Deus e das coisas de Deus, e tristes serão as consequências.
"Aquele que não tem essas coisas é cego". Não é absolutamente assim, como é o caso do não regenerado, mas relativamente, como é indicado na frase imediatamente seguinte. A clareza ou a escuridão da visão espiritual, está inseparavelmente ligada a uma vida santa ou profana. Como o nosso Senhor declarou: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12).
Seguir a Cristo é. . .
Comprometer-nos sem reservas à Sua orientação, tanto na doutrina como na prática,
Ser regulados pelo exemplo que ele nos deixou,
Ceder à sua autoridade, e
Ser governados por seus preceitos.
Ao fazê-lo, temos "a luz da vida" - não só um caminho iluminado e a percepção do nosso dever - mas a alegria da alma. Ou, mantendo-se mais próximo da linguagem do contexto, a clareza ou a escuridão da visão espiritual é determinada pela medida com que observamos ou ignoramos a exortação dos versículos 5-7.
Há uma névoa sobre as coisas divinas e eternas quando a fé não está em exercício. Isso é claro a partir do contraste apresentado entre "não pode ver de longe", e "todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra." (Hb 11:13). Assim como nosso Senhor falou de acreditar e obedecer a Abraão, ele "se alegrou de ver o meu dia; e ele viu [milhares de anos antes] e ficou feliz" (João 8:56). Ele curtiu "a luz da vida" (João 8:12).
"E esqueceu que ele foi purgado de seus velhos pecados". Essa declaração implica claramente que o povo do Senhor não deve esquecer tal favor, que existe o risco de fazê-lo, sim, que, se um determinado curso for seguido, tal será o resultado. Se eles cedem, em vez de mortificar, seus desejos. . .
O entendimento será escurecido,
A consciência ficará cauterizada,
As afeições ficarão frias.
O "esquecido" aqui, como a "cegueira" da primeira frase, não deve ser entendido absolutamente, mas relativamente, porque o perdão divino dos pecados é uma experiência feliz que nunca é totalmente apagada da consciência enquanto a memória é mantida.
Qual é então o significado? Isso - há um "esquecimento" prático. A negligência dos meios da graça e descuido de nossa conduta é totalmente incompatível com a compreensão do coração da terrível custódia desse sacrifício pelo qual o pecado pode ser purgado. Daí, a proximidade da conexão entre as duas coisas. Se eu voltar para a insensatez (Salmo 85: 8) e moldar os meus caminhos de acordo com as antigas concupiscências (1 Pedro 1:14) - então fico cego, deficiente no discernimento, fraco da visão, sem visão clara do Céu e das coisas por vir, no sentido de que eles têm algum poder para me mover e moldar. Do mesmo modo, o Calvário e sua misericórdia não envolverão meus pensamentos. Tal pessoa precisa se arrepender, retornar a Cristo e implorar a Ele para ungir seus olhos com colírio para que ele veja claramente novamente (Apocalipse 3:18).
Mas, infelizmente, nossa porção é lançada em um dia em que o pecado é considerado levemente, e mesmo muitos cristãos professos se referem à sua vida antiga com pouco ou nenhum senso aparente de vergonha e autoaborrecimento. No entanto, isso não se pode imaginar, pois há pregadores (que se denominam "professores da Bíblia") que dizem ao povo do Senhor que Deus nunca mais recorda seus pecados e iniquidades e que não devem fazê-lo. Mas isso não segue de forma alguma. Embora Deus tenha me perdoado, nunca posso me perdoar por minha perversidade passada. Sim, se eu crescer em graça, terei uma percepção mais profunda da enormidade do pecado.
Os pecados devem ser lembrados, para minha humilhação, minha vigilância contra uma repetição, minha gratidão pela incrível graça que limpou alguém tão sujo. "Vocês se lembrarão dos seus caminhos e se envergonharão" (Ezequiel 36:31). Assim também, o Novo Testamento nos convoca a lembrar o que éramos "no tempo passado" (Ef 2: 11-12), para que o arrependimento possa ser aprofundado por um sentido renovado do mesmo. Se não o fizermos, Deus provavelmente permitirá ao diabo aterrorizar a consciência revivendo a carga dos velhos pecados.
"Não te lembres dos pecado da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, pela tua bondade, ó Senhor.", orou Davi (Salmo 25: 7), que não era apenas um reconhecimento do mesmo, mas uma petição adequada quando a vara de Deus se aproxima de nós.
4. VINHO VELHO.
" E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres e se derramará, e os odres se perderão." (Lucas 5:37)
O recipiente deve ser adequado ao conteúdo. Os odres aqui aludidos eram de bexigas de pele - e quando os vinhos novos fossem fermentados neles, estourariam. Era uma representação emblemática da impossibilidade de uma conjunção entre a nova aliança e a antiga, que estava pronta para desaparecer (Hebreus 8:13).
Cristo chegou a inaugurar uma dispensação melhor do que a Mosaica, e o judaísmo era incapaz de conter as bênçãos e os privilégios do cristianismo. A insensibilidade de tal fusão deles é mostrada em Gálatas.
Mas a figura feita por nosso Senhor também possui uma aplicação individual e ilustra a necessidade de regeneração. O coração deve ser renovado antes que ele esteja preparado para receber coisas espirituais. A graça não pode ser aceitável para uma pessoa autojusta - nem os princípios humilhantes do Evangelho serão aceitáveis para o orgulho humano. O leite puro da Palavra (1 Pedro 2: 2) é repulsivo para aqueles que anseiam pelas coisas deste mundo. O amor a Cristo não tem espaço em um coração cheio de inimizade a Ele. O consolo é para aqueles que choram. A santidade não é adequada ao homem carnal, nem os deveres espirituais podem ser realizados por aqueles que não são espirituais.
5. Coisas antigas. "As coisas antigas passaram, eis que todas as coisas se tornaram novas" (2 Coríntios 5:17). Provavelmente não há um versículo no Novo Testamento menos compreendido do que este, nem um que ocasionou aos santos tanta angústia, por meio de seu erro de compreensão. É comumente aplicado à regeneração, mas a experiência cristã refuta uniformemente essa visão, pois encontra a sua tristeza que essas palavras não descrevem nem todas as coisas sem, nem todas as coisas dentro delas, que o santo tem que se lamentar: "Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo." (Romanos 7:21). O crente descobre. . .
Que pensamentos e imaginações malignas ainda o assediam,
Que velhas inclinações e tentações ainda estão presentes,
Que desejos pecaminosos constantemente o assediam e,
Embora ele ore e resista, ele ainda cede aos velhos hábitos.
Mas 2 Coríntios 5:17 não descreve uma mudança interior, mas uma dispensacional - a antiga aliança dando lugar À nova, o judaísmo sendo deslocado pelo cristianismo. A "parede do meio da divisão" (Ef 2:14) entre judeus e gentios derrubada. Da mesma forma, a circuncisão, a festa pascal, o sacerdócio levítico, o sábado do sétimo dia. "Todas as coisas se tornaram novas" (2 Coríntios 5:17), o batismo, a ceia do Senhor, o sacerdócio de Cristo e o dia do Senhor tomando seus lugares.
6. Velhos Tempos. "Não diga: Por que os velhos tempos eram melhores do que estes? Pois não é sábio fazer tais perguntas.” (Eclesiastes 7:10)
Em vista dessas palavras simples das Escrituras, quantos de nossos leitores não têm culpa? Nós nos perguntamos qual a porcentagem em que eles definitivamente perceberam que havia tal proibição na Palavra de Deus?
Qualquer um que leu extensivamente, sabe que em cada século e cada geração, os homens falaram sobre "os bons velhos tempos" e se referiram aos seus próprios tempos "difíceis" ou "maus".
Na maioria dos casos, é devido à ignorância do passado - e um espírito de inquietação no presente. A natureza humana tem sido a mesma durante toda a história.
Em todas as épocas, a misericórdia de Deus ultrapassou em muito os seus julgamentos. É uma subavaliação de nossas bênçãos e uma sensação de murmúrio contra a providência divina - o que nos faz fazer comparações odiosas. Vamos esquecer o que está para trás - e avançar para o que está por vir! Filipenses 3:13
6. Idade Velha. "Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei; sim, eu vos carregarei e vos livrarei.". (Isaías 46: 4)
A velhice é algo que é contemplado com consternação pela maioria dos seres humanos, pois eles percebem que vai pôr fim à entrega a todos os prazeres carnais.
Mas tal deve estar longe do caso com o crente, pois cada ano que passa traz-lhe muito mais perto uma entrada em sua eterna casa Celestial.
Sim, mas a velhice também significa enfermidades crescentes e talvez desamparo total. Mesmo assim, Deus prometeu nos sustentar e nos carregar. Diga com o salmista: "A minha carne e o meu coração falharão, mas Deus é a força do meu coração e a minha porção para sempre". (Salmo 73:26)
E lembre-se de 2 Coríntios 4: 16-18: "Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se veem, mas sim nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, enquanto as que se não veem são eternas."






Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Trabalho do Espírito Santo na Salvação A. W. Pink
Artigos Segurança A. W. Pink
Artigos Santificação - Sua regra A. W. Pink
Artigos Santificação - Sua natureza A. W. Pink
Artigos Santificação - Seu significado e necessidade A. W. Pink
Artigos Coisas Velhas A. W. Pink
Artigos Salvação Experimental A. W. Pink
Artigos Pregação Experimental A. W. Pink
Artigos Um Coração Honesto A. W. Pink
Artigos O Paradoxo do Crente A. W. Pink

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56705 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55018 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54893 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54792 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última