Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AO CAPITAL TUDO
DIRCEU DETROZ

Numa entrevista ao canal Globonews, um economista americano fazendo duras críticas, disse que o governo de Donald Trump, fala em nome dos trabalhadores, mas age para agradar e recompensar o capital. Explicitamente os mercados financeiros.

A atitude de Trump não é isolada, nem exclusiva. A parte capitalista do mundo age da mesma maneira. Não existe fuga. Todos são reféns dos mercados. O emprego e a produção foram substituídos pelas ações e os lucros. De dia aqui. À noite lá.

Foi a globalização que acelerou o processo. O nascimento do agiota e da agiotagem modernos. Quando o agiota comum não recebe uma dívida vencida, ele usa seus métodos. O mesmo acontece a nível de nações. Os agiotas criam as crises apenas quando sabem como lucrar com elas.

Se as maiores e mais ricas economias mundiais estão nas mãos desses agiotas, o que dizer das economias pobres de terceiro mundo. Que elevam seus juros às alturas, na tentativa de atrair capital especulativo e financiar seu crescimento. Literalmente para torná-los governáveis os países se vendem.

Foi a partir do governo de FHC, que a agiotagem decidiu sair das sombras. Alguns já se esqueceram, e muitos nem sabem que antes de assumir, Lula obrigou-se assinar uma carta prometendo aos mercados financeiros, não mexer nos princípios econômicos deixados pelo seu antecessor.

É provável que, por ser quem é Lula passou incólume pelo seu mandato, porém não sem sobressaltos. Já Dilma não teve a mesma sorte. É um erro crer que a queda de Dilma deveu-se a pressões políticas, ou das ruas. Se os mercados financeiros não abandonassem seu navio, Dilma ainda seria presidente do Brasil.

Quando Michel Temer assumiu, o primeiro presente que recebeu foi a cartilha editada pelos mercados financeiros. Tudo o que já foi aprovado, e o que se tenta aprovar, incluindo a reforma da previdência não farão o Brasil crescer. O capital especulativo não tem o mínimo interesse no crescimento. Apenas nos lucros.

O Brasil é um exemplo bem ilustrativo. Com treze milhões de desempregados, o governo comemora a queda da inflação. Nem a ortodoxia econômica é capaz de mentir. Quando os trabalhadores perdem seus empregos e poder aquisitivo, a tendência inflacionaria é ceder. Mesmo em tempos de hiperinflação havia empregos e salários.

Apesar de agir em favor dos mercados financeiros, Trump pensa nos trabalhadores. Michel Temer nem isso faz. Para Temer o importante não é o Brasil. É o mandato. A necessidade de mantê-lo passa pelos agiotas especuladores. São eles que controlam a mídia. Inclusive alguns formadores de opinião. Principalmente os economistas.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52864


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68975 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56718 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55050 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54972 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54849 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54842 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54741 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54713 Visitas

Páginas: Próxima Última