Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A base intelectual contemporânea e a construção de sentidos
Fernando Pheriklys

Resumo:
A indefinição do pensamento contemporâneo é um problema que permeia o hodierno. Sem base própria, sem visão construída, sem rumo, é assim que se define o ambiente atual do conhecimento.

A contestação de nossa capacidade de conhecer, disfarçada de filosofia libertadora, revela um momento de vasta crise do pensamento e do homem. É sintomático afirmar que a construção de sentidos, como perspectiva, contemporaneamente, passa por um enleio. Em outras palavras, pode-se dizer que a fomentação de sentidos está sem rumo, haja visto que não há uma construção firme, peculiar e excêntrica.
Desse modo, verifica-se que há uma problemática a ser resolvida no ambiente intelectual contemporâneo. É preciso articular o pensamento reflexivo no caminho certo, e para que isso venha a ocorrer, é fundamental plantar as sementes teóricas e ideológicas, para mais tarde colher os frutos do conhecimento. A construção de sentidos também é necessita de visão. Logo. Têm-se que elaborar e fundamentar as estruturas metodológicas do pensamento intelectualizado.


Biografia:
A base intelectual contemporânea e a construção de sentidos Os fundamentos intelectuais contemporâneos, apesar de soerguerem sentidos e perspectivas, ainda necessitam de base própria. Os vestígios do pensamento intelectual dos séculos anteriores preexistem no hodierno. Com a quebra do iluminismo -- século XX --, limiou-se o movimento pós-modernista, o qual tem face indefinida, o que determina "soez" da intelecção contemporânea e seus sentidos. É comum dizer que o momento atual é de profundas transformações. O mundo passa por um período conturbado no qual a trama social é varrida pela velocidade das mudanças. Embora o pós-modernismo represente a consequência final de ruptura do iluminismo, está ruptura consiste apenas em uma admissão da nossa incapacidade de produzir conhecimento seguro e construir uma ciência própria e original. A contestação de nossa capacidade de conhecer, disfarçada de filosofia libertadora, revela um momento de vasta crise do pensamento e do homem. É sintomático afirmar que a construção de sentidos, como perspectiva, contemporaneamente, passa por um enleio. Em outras palavras, pode-se dizer que a fomentação de sentidos está sem rumo, haja visto que não há uma construção firme, peculiar e excêntrica. Desse modo, verifica-se que há uma problemática a ser resolvida no ambiente intelectual contemporâneo. É preciso articular o pensamento reflexivo no caminho certo, e para que isso venha a ocorrer, é fundamental plantar as sementes teóricas e ideológicas, para mais tarde colher os frutos do conhecimento. A construção de sentidos também é necessita de visão. Logo. Têm-se que elaborar e fundamentar as estruturas metodológicas do pensamento intelectualizado.
Número de vezes que este texto foi lido: 52836


Outros títulos do mesmo autor

Monografias A base intelectual contemporânea e a construção de sentidos Fernando Pheriklys


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53995 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 53981 Visitas
viramundo vai a frança - 53978 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53967 Visitas
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53965 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 53945 Visitas
camaro amarelo - 53928 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 53904 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 53866 Visitas
A ELA - Machado de Assis 53865 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última