Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DESABAFO DE CABRAL
Lailton Araújo



Ai Jesus! Onde eu fui atracar minhas caravelas! As calmarias traíram-me, e levaram-me para esta terra tão difícil! Saí de Lisboa em direção às Índias... Levei toda a base política e cultural do futuro povo brasileiro e eis, que após 500 anos, vejo está grande lama. O que fiz de errado? Ai Jesus! Até criaram a Lei da Ficha Limpa para limpar minhas defecções.

Deixei no Brasil os degredados, os ambiciosos e os presos políticos. Levei para Portugal, o ouro, o pau-brasil e dormi com as belas patrícias de peles vermelhas e negras. Também levei muito açúcar e tomei minhas cachaças! Eis que, como castigo, recebo esta classe política brasileira, medíocre e oportunista, sem coração e sem bússola! Ai Jesus! Só rezando e pedindo perdão pelo erro de não saber navegar.

Desembarquei de minhas naus na Terra de Santa Cruz! Fui católico... Até o nome está politicamente correto! Deixei várias erratas na história do Brasil, mas, sou humano e português! Os franceses, holandeses e ingleses - assim como este patrício que vos fala - também defecaram nesta terra! Que Deus tenha compaixão de m’alma e das almas dos que ainda não estão arrependidos por tal sujeira deixada!

Ai Jesus! A ex-colônia lusitana - Brazil para os ingleses - continua na mesma meleca e parece com a antiga corte portuguesa. A carta do escrivão, Pero Vaz de Caminha (1500), já alertava para a grandiosidade deste país, a beleza, paraíso ecológico e futuro comércio. Um novo Tratado de Tordesilhas, não pensado e executado, poderá trazer problemas com os nossos vizinhos continentais, e povos do além-mar. Serão novos conflitos pelas Ilhas Malvinas ou Falklands? Serão conflitos pelos limites territoriais das reservas do Pré-sal? Portugal já não é uma casa portuguesa, com certeza! Qual moeda pode mais: o dólar, euro ou real? Talvez um fado - bem tocado em Brasília - desperte a alma lusitana e brasileira, do sono eterno em berço esplêndido. Ai Jesus!


Biografia:
** LAILTON ARAÚJO * Nasceu na cidade de Sertânia, Estado de Pernambuco - Brasil em 1959. É músico, compositor, cantor, ambientalista, pesquisador de ritmos regionais brasileiros, escritor e ex-professor (não formado) do Cursinho Pré-Vestibular Educafro, onde lecionou as disciplinas: biologia e geografia. * Trabalha há 34 anos na área cultural, atuando como empresário de eventos, marketing e diretor fonográfico. É vocalista da Banda Moxotó - de Pernambuco. * Atua ainda como produtor artístico de Anastácia, Banda de Pífanos de Caruaru e Oswaldinho do Acordeon. Realizou quase 1500 eventos. ** CONTATOS * Tel. (11) 9.9200-0987 * São Paulo - SP - Brasil * lailtonaraujo@bol.com.br * lailtonaraujo@yahoo.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 53222


Outros títulos do mesmo autor

Poesias MANIFESTO, PROFECIA OU JOGO DE BEISEBOL? Lailton Araújo
Ensaios QUE SEJA DITO... O BRASIL NÃO É SÉRIO! Lailton Araújo
Poesias TRANSPARÊNCIAS DAS CORES Lailton Araújo
Poesias VOANDO COM AS ASAS DO TEMPO Lailton Araújo
Artigos NA PAUSA PARA A REFEIÇÃO... SUA ATENÇÃO! Lailton Araújo
Crônicas EXPLICAÇÃO PARA A ORIGEM DO INTELECTUAL Lailton Araújo

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 51 até 56 de um total de 56.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
PRISMA - Fernão Valjan 53216 Visitas
HARMONIA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53216 Visitas
Promessas - José Ernesto Kappel 53216 Visitas
Mórbido - Maria Julia pontes 53216 Visitas
"Mastigar silêncios abutres" - Darwin Ferraretto 53215 Visitas
Teu olhar - Ivone Boechat 53215 Visitas
A MULHER QUE VARRIA DEMAIS - Saulo Piva Romero 53214 Visitas
Valsa Sem Par - José Ernesto Kappel 53214 Visitas
Saudade - Geovanna Oliveira 53213 Visitas
A cidade em palavrório - Caliel Alves dos Santos 53213 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última