Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O CALANGO BRIGUENTO
Jô Benevides

O calango briguento


Calanguito já havia participado de vários torneios, colecionava vários troféus e medalhas, nunca tinha perdido uma corrida.
O sucesso já havia subido pra cabeça. Ate que um dia apareceu Xiquito, um calango aparentemente fraco, sem graça, sem porte atlético, mas confiante que poderia vencer o calanguito na corrida.
Calanguito se acabava de rir toda vez que via seu adversário.
Jogava-lhe piadas e procurava irritá-lo de todas as formas.
Um dia Xiquito resolveu ir à sorvefolhataria, estava muito quente nas areias das dunas. Havia um rio próximo, era verão e muitos Calangos turistas visitavam o lugar, principalmente o Calandrodomo, que fazia um sucesso.
Diversão era o que não faltava na cidade dos calangos, e Calanguito havia nascido ali. Isso era motivo de mais orgulho para ele. As calanguinhas passeavam com seus óculos escuros e com suas roupas de praias, Calanguito não sabia para quem olhar, pois era muito conquistador. Tal foi o espanto, quando percebeu que Xiquito estava com a mesa rodeada de calangas, pois ele era muito divertido, sabia contar piadas como ninguém, e era altamente respeitador. Ele só queria se divertir um pouco, ate o dia de a corrida chegar. Era comunicativo, isso agradava a todos. Calanguito começou a se incomodar com a popularidade de seu concorrente, que não tava nem ai pra ele.
Calanguito para provocar, foi ate a mesa de Xiquito, e o chamou de Xiquita, ao ouvir isso, Xiquito levantou-se e com seus braços aparentemente fracos, deu-lhe um soco tão forte que seu olho inchou de imediato, além de ter ficado roxo. Xiquito pediu a todos desculpas e se retirou, enquanto Calanguito não sabia onde enfiar a cara, ou melhor, o corpo, ou o tudo. Pode experimentar a força de quem ele subestimava. Afinal, chegou o grande dia da corrida, os calangos já não tinham tanta certeza da vitória de Calanguito, muitos queriam que ele perdesse para deixar de ser tão arrogante. Todos foram para seus lugares, foi dado o tiro de largada, começaram a correr, de repente Xiquito ultrapassou Calanguito, de forma surpreendente. Venceu a grande corrida.
Xiquito mostrou para todos que nem sempre se deve se julgar pela aparência.


                                                                                                                Jô Benevides


Biografia:
BIOGRAFIA Josileide Benevides da Silva, nascida em 22 de maio de 1964, natural de Juazeiro-Bahia Mas, foi criada no Rio de Janeiro, onde passou a maior parte da adolescência, e logo em seguida foi morar em cidades do extremo sul da Bahia. Filha de Maria José Benevides da Silva e Francisco da Silva, mãe de um casal de filhos. Fundadora da AMCAR-Associação do Movimento Cultural de Abrantes e Regiões, onde exerce cargo de secretária, proprietária da marca e desenhos Fofuchitos, que abrange temas ambientais, sociais e culturais. O primeiro livro lançado foi em 2008, Nós... Entre Poemas, Versos, Poesias e Contos quando decidida a se entregar totalmente a literatura, passando a editar o que estava guardado nas gavetas. O segundo livro: Adeus Depressão Lançamento em abril de 2009, na Bienal em Salvador-Bahia. Escreveu peça teatral infantil: Koiné e a flor do Conhecimento, Em busca do Eu e Menino de Rua, (Adaptada por Duda Fernandes). Fundadora e Coordenadora do Projeto Amigos da Leitura, sócia da UBE - União Brasileira de Escritores, Poeta e escritora, por intuição, extremamente preocupada e envolvida com projetos relacionados a crianças, adolescentes e jovens.
Número de vezes que este texto foi lido: 52925


Outros títulos do mesmo autor

Romance CONTO DO AMOR Jô Benevides
Contos SUSPIRO DE VIDA Jô Benevides
Teatro Koiné e a Flor do Conhecimento Jô Benevides
Infantil O CALANGO BRIGUENTO Jô Benevides
Crônicas COMANDANTES DO PODER Jô Benevides
Músicas CANÇÃO DAS CRIANÇAS DO MUNDO Jô Benevides
Poesias CRIANÇAS DO MUNDO Jô Benevides


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos

Microsoft Office Access Database Engine error '80004005'

Unspecified error

/escrita/publica_lidos.asp, line 6