Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Corrida do Chapéu
Lin Marx

Vovó Madá corria pelo parque em pleno dia de chuva. Subiu as escadas aos saltos, atropelou três pipoqueiros, tropeçou numa latinha de Coca-cola light, atravessou a rua cambaleando e caiu na fonte da praça Osório. Um bêbado que passava pelo local – e que era amigo de Madá – foi até a anciã para ajudá-la a se levantar: na primeira tentativa, ele a puxou com tanta força que acabou pendendo para trás; para impedir que o bêbado caísse, ela puxou seu pescoço com o cabo do guarda-chuva que carregava, mas acabou deslizando e só não sentou-se novamente na água porque seu amigo segurou o cabo do guarda-chuva. E assim sucedeu-se a gangorra antiqueda até a força da mulher ser maior que a do bêbado e ambos se espatifarem dentro da fonte.
Passados alguns instantes, vovó Madá e seu amigo – que era conhecido como Lobo pelos longos cabelos cinzentos e as pernas finas – conseguiram se levantar, encharcados; Lobo então perguntou à anciã para onde ela ia com tanta pressa.
_É aquele maldito Helicóptero! – respondeu Madá, ainda ofegante e com muita raiva.
_Está falando do cachorro? – exclamou em tom duvidoso o bêbado, que teve sua confirmação imediatamente, com o ranger dos dentes da vovó.
O cachorro a quem eles se referiam era um vira-lata que a vizinha de Madá havia achado na rua e levado para criar. Chamava-se Hélio e era apelidado de Helicóptero por causa do movimento rápido e circular de sua cauda; era muito rebelde e pulava com facilidade a muretinha que dividia os terrenos de sua dona e os de dona Madá, sempre estragando as flores e roubando as roupas do varal da anciã – como no dia em que fugiu da casa levando a peça de cima de um de seus biquínis xadrez. Agora, ele lhe roubara um objeto que ela julgava o mais precioso de seus bens:
_O chapeuzinho da minha neta! Aquele cafajeste roubou o chapeuzinho que eu fiz ontem para minha neta! – gritava a avó, já se preparando para iniciar uma nova corrida. Lobo então se ofereceu para ajudar a amiga e correr com ela, mas foi deixado para trás no terceiro passo e resolveu ir para outra direção, caminhando larga e lentamente.
A vovó continuou correndo até chegar num ponto de ônibus e embarcar; após algumas conexões, desembarcou e entrou no Passeio Público, andando sorrateira. Um velho que estava passando pelo lugar viu Madá e se aproximou dela tentando puxar conversa; a mulher o ignorou, mas ele continuou seguindo-a até que ela parasse e começasse e começasse a gritar com o idoso:
_Você não está vendo que eu estou ocupada? Vá dar cantadas em outra pessoa!
_Está bem – responde o ancião, que puxa a bolsa de dona Madá e sai correndo. Furiosa, a vovó aperta o cachecol, amarra os tênis de corrida e vai em disparada atrás do ladrão, mas como já estava exausta, não consegue alcançá-lo.
Seu Germano, o ladrão, já pensava que havia ganhado a corrida quando levou uma cabeçada forte na barriga e capotou no chão. De súbito, a enorme fera autora da cabeçada pulou sobre seu peito, impedindo que se levantasse: era Helicóptero, o cão da vizinha de dona Madá, babando incessantemente no rosto do criminoso.
Madá chegou até os dois, pegou sua bolsa, chutou os rins do idoso e lançou um olhar condenador para o cachorro, que começava a chorar baixo, como quem implorasse por misericórdia. A avó continuou com a mesma expressão, agora com as mãos na cintura. Hélio, vendo que estava sem saída, chegou perto de uma árvore e latiu forte duas vezes; de súbito, o chapeuzinho de dona Madá caiu de cima da árvore e ela pôde pegá-lo.
_Nossa, Madá! Você é genial! – dizia uma voz bêbada próxima à anciã: era seu velho amigo Lobo, que de alguma forma chegou ali a tempo de ver o espetáculo dela e dos outros dois patetas. E ele continuou:
_Mas como você sabia que o Hélio viria até aqui com o chapéu?
Madá guardou seu prêmio na bolsa e explicou:
_Ah, esse cachorro é um danado: desde que fez amizade com uma macaca daqui, sempre leva meus chapéus pra ela...
_Então foi isso que aconteceu com o seu biquíni?
_Que nada! O biquíni ele deu pro pelicano...
_E o cachecol?
_Para os papagaios – então ela resolveu mudar de assunto – Mas e você, que faz aqui?
Lobo olha em volta, meio acanhado; depois de uma pausa, responde:
_Bom, eu ia vender isso aqui – foi tirando de dentro da jaqueta o guarda-chuva de Madá – mas como eu não quero acabar como o seu Germano, eu te devolvo – terminou, estendendo o objeto para a vovó. Ela agradeceu ao amigo com um sorriso malicioso, já que o conhecia muito bem e sabia do que ele era capaz.
Porém, quando tudo parecia ter se restabelecido, Helicóptero pula na direção do bêbado, agarra o guarda-chuva e sai em disparada. Madá, assustada, exprime um rosnado e prepara novamente os tênis de corrida.
_Pra qual animal do Passeio Público ele vai levar o guarda-chuva?- perguntou Lobo, ainda espantado com o que acabara de acontecer.
_Que Passeio Público, que nada! – dizia a avó enquanto terminava de arrumar o cachecol – O guarda-chuva ele joga lá para os peixes do Jardim Botânico!
Madá saiu a jato e Lobo foi logo atrás, resmungando:
_E lá vamos nós outra vez...
Depois que eles saíram, a paz e o sossego voltaram ao Passeio Público: as pessoas andavam tranquilas, os macacos pulavam felizes em suas árvores – cada um trajando um chapéu de cor diferente – e uma linda borboleta pousou sobre o nariz do velho Germano, que se encontrava esparramado no chão, observando o céu azul...
_Ei! Alguém poderia me levantar?


Este texto é administrado por: Aline Islane Marques
Número de vezes que este texto foi lido: 55561


Outros títulos do mesmo autor

Roteiros Entre as Folhas Lin Marx
Poesias A alegria dos porcos capitalistas Lin Marx
Contos Chuva Lin Marx
Contos Corrida do Chapéu Lin Marx
Poesias Brasil: Brasa Jovem Lin Marx
Poesias Máscaras Lin Marx


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60636 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60508 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 60435 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60358 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59220 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59016 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 58792 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58762 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 58623 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 58525 Visitas

Páginas: Próxima Última