Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DISLEXIA
Perguntas e respostas
Vicente Martins

Resumo:
O professor responde a questões relacionadas com a dislexia, dificuldade específica em leitura.



Qual a origem da dislexia?

É uma palavra de origem grega. Dis, quer dizer, dificuldade. Lexia, palavra, leitura. O primeiro relato de dislexia data de 1896, a partir de uma queixa de um jovem de 14 anos que vai a um médico ofalmologista relatar sua dificuldade específica de ler e escrever, tendo surpreendentemente intactas as habilidades em matemáticas e outras disciplinas escolares.

2. Quais os sinais mais comuns de uma criança disléxica?

Na educação infantil, o atraso da fala é um indício importante. No ensino fundamental, a dificuldade de alfabetizar-se em leitura, soletrar, por exemplo, um texto, em voz alta perante uma sala de aula ou para si mesmo. No ensino fundamental, se a soletração não tiver sido resolvida, o aluno terá implicações no entendimento do texto em todas as disciplinas escolares. A falta de consciência fonológica durante a alfabetização leva à dislexia escolar.

3. Dislexia tem cura?

Se for de origem genética, não. E por isso, será considerada uma síndrome, uma dislexia desenviolvimento, evolutiva ou genética. Se a dislexia é de natureza escolar, a mudança do método de leitura, por exemplo, mudar o método global para o fônico,pode trazer resultados bastante animadores para os disléxicos, docentes e aos pais.

4. Qual o papel da família no processo de tratamento?

Os pais devem ficar atentos sobre o desempenho leitor de seus filhos. As baixas notas em língua portuguesa e a falta de interesse em ler textos podem ser sinais de alerta importante para um pedido de ajuda profissional. Os alunos que são disléxicos tendem a se afastar de atividades que envolvem a leitura ou texto escrito, temendo as dificuldades inerentes ao sistema escrito da língua e caminham para atividades outras como atividades de lazer, esporte, liderança escolar, entre tantas em que possa revelar seu potencial de criação e inteligência.

5. Quais atribuições cabem à escola, enquanto instituição que identifica os primeiros sinais desse distúrbio?

Cabe à escola oferecer aos pais de alunos e aos próprios alunos, metodologias interessantes e eficientes, do ponto de vista pedagógico, para atender os alunos especiais, os que apresentam dificuldades em leitura, escrita e ortografia. É incumbência da escola e, em especial dos professores, oferecer recuperação de estudos para aqueles que têm baixo rendimento escolar.


Vicente Martins é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), em Sobral. E-mail: vicente.martins@uol.com.br







Biografia:
Vicente Martins, natural de Iguatu(CE) é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), em Sobral, Estado do Ceará.
Número de vezes que este texto foi lido: 55601


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O que pensam os lingüistas sobre a dislexia Vicente Martins
Artigos Como conhecer o cérebro dos disléxicos Vicente Martins
Poesias Como melhorar o ensino do português na escola Vicente Martins
Artigos COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLA Vicente Martins
Artigos DISLEXIA Vicente Martins
Artigos BEHAVIORISMO, LINGÜÍSTICA E DISLEXIA Vicente Martins
Artigos A GUERRA DOS MÉTODOS NA ALFABETIZAÇÃO Vicente Martins
Artigos FUTEBOL, DISLEXIA E TREINAMENTO Vicente Martins
Artigos COMO AS CRIANÇAS ENTRAM NO MUNDO DA LINGUAGEM Vicente Martins


Publicações de número 1 até 9 de um total de 9.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
A FELICIDADE - CAPÍTULO I - EFRAIM MARQUES 57253 Visitas
As três verdades - Paulo R Rezende 57230 Visitas
A morte de Franz Beckenbauer - Vander Roberto 57054 Visitas
Paralisação nacional nas universidades federais - Flora Fernweh 57051 Visitas
🔵 O segredo - Rafael da Silva Claro 57048 Visitas
Além da meta, por meio da Sincronia Sistêmica® - Isnar Amaral 57043 Visitas
Chuva de Verão - Dennys Robert Franklin 57034 Visitas
A verdade está nas unhas - Ana Mello 57015 Visitas
Fina textura - Toni Marins 56924 Visitas
O Desafio do Brincar na Atualidade - Daiane schmitt 56879 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última