Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Um caso verdadeiro: o 156 e o gaúcho sumido
Galdino Mesquita

Resumo:
As moças do 156 atendem de tudo; ouvem reclamos e ainda assim conseguem resolver um desaparecimento de 25 anos...

Se tem um lugar que parece ser estressante, este lugar é o 156 da Cijun no Paço Municipal de Jundiaí, SP. Os telefones tocam, chegam pessoas, fax e emails a todo instante. Muitos pedidos, reclamações, alguns agradecimentos. Como psicólogas dos jundiaienses, as moças atendem, informam, resolvem quase tudo – com fones nos ouvidos e mãos nos computadores. Mas além das máquinas, há corações ali. Dia desses, no sufoco, aparece um email inusitado, vindo de uma guria do Sul, a Juliana, a procura de seu tio desaparecido havia mais de 25 anos.

A Márcia Rocha viu o email e passou pra Arlete – aquela que é a cara e a marca do 156. As moças começaram a pesquisar em tudo. No banco de dados da Saúde, Arlete achou o que procurava: o gaúcho Eronde, 48 anos, filho de Deolinda e Antônio, pedreiro e lavrador, tinha sido atendido numa UBS. Arlete fala com o namorado Orlando, com seu chefe do 156, o Paulo e, no fim de semana, vai parar no bairro Bom Jardim. O casal passa a procurar no sítio, na estrada, o tal gaúcho. O desafio estava pra ser resolvido: num ponto de ônibus, depois de horas, Arlete encontra uma mulher e dois jovens. Ali estavam, diante dela, a esposa e filhos do desaparecido.

Arlete passa um email pra sobrinha de Eronde, a Juliana de Bento Gonçalves, Rio Grande. Emoções aqui e lá. Arlete passa a contar com os amigos do 156, faz "vaquinha" e resolve levar o gaúcho a visitar a família “morta de saudade”. Neste Natal, o maior presente que a família gaúcha poderia ter (pro pessoal do 156 também). Eronde vai viajar na segunda, dia 22, para passar o Santo Natal com os seus. Após 25 anos, a mãe Deolinda, de 94 anos, poderá abraçar o filho desaparecido “que nunca deixou de pensar que estava vivo”.

O pessoal do Sul espera o filho com fogos de artifício. E esta história termina com uma frase que as moças sempre dizem: “é que o 156 resolve quase tudo”. Então, Feliz Natal pra todos!


Biografia:
Jornalista, editor, professor de jornalismo na Universidade Paulista - Unip. Com especialização em Educação Ambiental, pela FSL de Jaboticabal, tem artigos publicados em várias capitais.
Número de vezes que este texto foi lido: 59426


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Tolerância com vidraças quebradas Galdino Mesquita
Releases Boa idéia: plantar árvores Galdino Mesquita
Artigos Bacias dos rios PCJ – 1 ª parte Galdino Mesquita
Crônicas O Mantega derreteu Galdino Mesquita
Crônicas Brasil, mostra tua cara Galdino Mesquita
Crônicas As águas vão e voltam no espaço Galdino Mesquita
Crônicas Anticonstitucionalissimamente Galdino Mesquita

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔵 Uma noite em Las Vegas - Rafael da Silva Claro 59755 Visitas
o triangulo das bermudas - alfredo jose dias 59668 Visitas
🔴 A volta do ébrio - Rafael da Silva Claro 59651 Visitas
Os Construtores de Templos - Cesóstre Guimarães de Oliveira 59587 Visitas
Saturnino - José Ernesto Kappel 59570 Visitas
Ave Ferida - Maria 59565 Visitas
Foi Uma Vez - José Ernesto Kappel 59550 Visitas
Trilhas da fazenda - Maria 59550 Visitas
A haste quebrada da flor - Maria 59548 Visitas
Amor Cego - José Ernesto Kappel 59548 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última