Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ENTRE A PAIXÃO E O AMOR
Wilson do Amaral

Resumo:
Quem ama não se entrega à paixões desesperadas, mesmo que avassaladoras, pois o amor é muito mais forte e não se deixa dominar.

Eis a diferença entre a paixão e o amor: Este é intencional, pensado, aquilatado, provado e solidificado. Dá-se por alguém a quem se conhece e confia. Já, a paixão é inevitável, pois origina-se nos impulsos, podendo acometer qualquer pessoa de súbito e o fato de o indivíduo não demonstrar, nem confessar a fraqueza não significa que esteve imune. Honesto com sigo mesmo é quem admite suas fraquezas e prepara-se para vencê-las.
Como a paixão é inevitável, ao apaixonar-se por terceira pessoa estando-se num compromisso estável como o namoro, o noivado ou casamento, a paixão faz-se a grande oportunidade para encarar a verdade e testar o amor pela pessoa com quem já se estabeleceu relação estável. Com alguém que se ama tem-se disposição racional, tendo clareza mental para decidir por uma coisa ou por outra coisa. Por outro lado, estando apaixonada, a pessoa torna-se instintiva, querendo de forma cega o alvo da paixão, sendo capaz de tudo para tê-lo, inclusive passar por sobre os próprios princípios e raciocínio.
Se diante da paixão o apaixonado mantiver o raciocínio, ponderando que a pessoa com quem já possui compromisso tem sentimentos, sonhos, aspirações e desejos iguais aos seus, pensando na crueldade que será provocar nela o sofre que não gostaria que lhe fizessem sofrer, – se diante disso decidir não causar-lhe tal sofrer, pois gostaria mesmo era de causar-lhe o bem e a felicidade, – se agir assim terá prova de que ama a pessoa com quem já possui compromisso e esse amor não cederá à paixão por outra pessoa, por mais domínio que tal sentimento pareça exercer-lhe. Nem mesmo se dará o direito de experimentar, pois sabe que não resistiria e estaria a desencadear um círculo vicioso sem fim de traição e mentiras.
Mas se ceder à paixão, o fará porque não tem amor pela pessoa com quem já possui relacionamento estável. Sendo assim, para o que troca um pelo outro, no primeiro instante estará tudo bem. Afinal de contas, destrói a auto estima da pessoa a quem outrora jurava amor incondicional, mas parece que no tempo atual os indivíduos são descartáveis e o que conta mesmo são os devaneios individuais, nossos impulsos e a ilusão de que sermos felizes nos submetendo a sensações avassaladoras. O outro irá sofrer, mas logo tudo terá passado e nossa consciência seguirá desculpada, mesmo que somente aos nosso olhos. Todavia, é bom saber que um precedente abre o desfiladeiro para o seguinte e o indivíduo que seguir cedendo a novas paixões estará sempre a confessar que não amava ao parceiro anterior e passará a vida desfazendo uma relação para começar a seguinte, com alguém por quem estará apaixonada na vez. E pular de um relacionamento para o outro será a vida de todo que se deixa dominar por seus impulsos.

Wilson Amaral


Biografia:
Pensador, escritor e publicitário. Amante da história, arqueologia, ciência, música, fotografia, desenho, pintura e modelagem. Dois romances publicados: Os Meninos da Guerra, 240 páginas, EditoraHércules, 2003, e Os Sonhos Não Conhecem Obrstáculos, 240 páginas, Laboratório do Livro, 2005.
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Poesias OS NÚMEROS E O SINAL DAS BESTAS Wilson do Amaral
Crônicas CONCEITUANDO CONCEITO E PRECONCEITO Wilson do Amaral
Poesias O AMOR, A PAIXÃO E O PRAZER Wilson do Amaral
Crônicas ENTRE A PAIXÃO E O AMOR Wilson do Amaral


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56746 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55821 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55013 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54873 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54778 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54745 Visitas

Páginas: Próxima Última