Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MACHADO DE ASSIS UM SECULO DEPOIS DE SUA MORTE
A IMPORTÂNICA DA ESCRITA DE MACHADO
Fernando Alves Pereira

Resumo:
O desenvolvimento científico e tecnológico aclerado suscita mudanças contínuas nas formas de comunicação humana. As novas linguagens devem ser recepcionadas sobre bases consistentes de uma língua mãe. Caso contrário constitui um fenômeno devastador da cultura e da própria identidade nacional. Eis a importância de se lê Machado um século depois de sua morte. Preservar as bases de nossa língua e de nossa pátria.

Muita coisa pode ser dita sobre a importância de Machado de Assis um século depois de sua morte. Hodiernamente, porém, a racionalização do espaço midiático nos impõe a complexa tarefa de buscar a palavra mais precisa para a expressão mais fiel ao significado real da representatividade do escritor e cidadão Joaquim Maria Machado de Assis.
Refletindo-se a respeito da imprescindibilidade da palavra mais precisa, entra-se em contato imediato com a estética machadiana a iluminar o caminho do pensamento na busca dessa palavra-síntese. Neste sentido, é o próprio Machado, como precursor da linguagem precisa na arte literária brasileira, a avivar o nosso consciente sobre sua presença permanente na memória coletiva, como espectro velador da língua lusófona.
Assim, de todos os aspectos da influência exercida pelo escritor, especialmente, na construção do ideal de sociedade brasileira, é a linguagem o que assume relevância essencial em todos os tempos. Linguagem essa entendida como fenômeno metalingüístico, considerando que a linguagem machadiana não pode ser confinada nos lindes da ciência lingüística, que tem por objeto a palavra enquanto mero signo lexical.
O fazer literário de Machado de Assis consiste no emprego das palavras vivas, impregnadas dos significados da vida concreta (quotidiana), hauridos das interações dialógicas entre os indivíduos das múltiplas estratificações da sociedade.
Em seu estilo dialógico, na linha de Dostoievski, Flaubert e Eça de Queiroz, dentre outros realistas, Machado de Assis especula a alma humana, levando suas personagens a uma reflexão que resulta na tomada de consciência de si própria e de seu universo circundante. Por outro lado, os diálogos refratam a visão de mundo do autor, num processo de chamamento do leitor a uma cumplicidade no ato criativo (co-autoria), influenciando-o a uma reflexão social e existencial: “A minha idéia, depois de tantas cabriolas, constituíra-se idéia fixa. Deus te livre, leitor, de uma idéia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho”. Neste trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, vê-se a idéia colocada em relevo, como a heroína de um enredo que visa à representação da autoconsciência a reger os atos volitivos do homem.
É relevante salientar, que Machado de Assis tem influenciado o pensamento artístico-literário brasileiro ao longo de sua existência. Existência que se prolonga no tempo através do espírito de sua escrita. Entretanto, tal influência não se dá apenas pelo conteúdo de suas obras, mas pela estética, através da qual o homem, Machado de Assis, imiscuindo-se em diversas de suas personagens, faz emergir nos traços autobiográficos a imagem do cidadão repleta de brasilidade. È nesse projeto de afirmação de uma identidade pessoal, implícito na obra e explícito na vida, que se reflete a ambição maior do escritor pela evolução do pensamento humano, universal e particularmente no contexto da nacionalidade, através da literatura.
Fundindo-se a vida na arte, resulta a sublimação do artista no consciente nacional e universal. Em outras palavras, Machado de Assis vive hoje, há cem anos de sua morte física, na estética de sua linguagem. Neste ponto reside a importância crucial do escritor e cidadão em nosso tempo, como espírito guardião desse precioso instrumento de evolução, de liberdade e de soberania política e social, que é a língua pátria.
Em síntese, tomando-se por referência, especialmente, a arte literária, enumeram-se alguns aspectos que tornam palpável a importância de Machado de Assis neste centenário de sua morte e, porque não dizer, para os séculos vindouros. Tais aspectos são: a consolidação da identidade cultural e da história da literatura brasileira, como fontes de conhecimento e elementos de revitalização da língua vernácula; a afirmação da arte literária como paradigma estético de função pedagógica para as novas escrituras; a educação pelo texto, tecido nas experiências dramáticas dos indivíduos, como metodologia para a formação de um pensamento humanitário; e a leitura por diletantismo, como processo de desenvolvimento cultural e ideológico. Estes, dentre tantos outros aspectos do legado de Machado, são esteios basilares que asseguram ao processo de civilização a estabilidade necessária à absorção de novas formas de comportamento e de comunicação social, advindas com o progresso da ciência e da tecnologia.



Biografia:
Graduado em Educaçao Física, Letras e Direio/Especialista em Direito Processual Civil, Mestre e Doutor em Estudos da Linguagem (Literatura comparada)
Número de vezes que este texto foi lido: 52831


Outros títulos do mesmo autor

Poesias À VÉSPERA Fernando Alves Pereira
Poesias VEM-VEM Fernando Alves Pereira
Poesias EU MACACO Fernando Alves Pereira
Poesias PAZ Fernando Alves Pereira
Poesias A GUERRA EM MIM Fernando Alves Pereira
Poesias JUIZADO CIDADÃO Fernando Alves Pereira
Cordel JOÃO COTA Fernando Alves Pereira
Artigos OS ESPORTES CONTRA AS DROGAS Fernando Alves Pereira
Artigos MACHADO DE ASSIS UM SECULO DEPOIS DE SUA MORTE Fernando Alves Pereira
Cordel GONVERNANÇA POÉTICA Fernando Alves Pereira

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 12.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69060 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57962 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57607 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55879 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55188 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55146 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55024 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54931 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54899 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54882 Visitas

Páginas: Próxima Última