Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Luta não é briga.
A importância de trabalhar o tema das lutas nas aulas de Educação Física.
matheus henrique Silva de Oliveira

Resumo:
O projeto “Luta não é briga”, desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Antonio Manoel Pereira de Castro, em Itapecerica da Serra (SP), proporcionou experiências práticas e reflexivas sobre o universo das lutas. Por meio de jogos de oposição, pesquisas e rodas de conversa, as crianças compreenderam as diferenças entre luta e briga, ampliando sua consciência corporal, respeito mútuo e controle emocional.

As lutas, muitas vezes, ainda são vistas com certo preconceito dentro do ambiente escolar, sendo erroneamente associadas à violência. No entanto, trabalhar esse tema em sala de aula é uma oportunidade valiosa de promover o respeito, a disciplina e o desenvolvimento integral dos alunos. Foi com esse olhar que nasceu o projeto “Luta não é briga”, aplicado com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Antonio Manoel Pereira de Castro, localizada em Itapecerica da Serra (SP).

O projeto teve como principal objetivo ajudar as crianças a compreenderem as diferenças entre lutas e brigas, partindo de rodas de conversa nas quais os alunos puderam expressar suas vivências e percepções sobre o tema. Esses momentos foram fundamentais para que eles refletissem sobre o contexto em que vivem, reconhecendo comportamentos de respeito, autocontrole e empatia.

Em um segundo momento, os alunos foram introduzidos a jogos de oposição, como “A bola é minha”, “Sumô com os pés”, “Pega fita” e “Briga de galo”. Essas atividades lúdicas possibilitaram vivências corporais semelhantes às das lutas, mas sempre com foco na segurança, cooperação e respeito às regras. Assim, as crianças puderam entender, na prática, que lutar não significa machucar, mas sim disputar de forma controlada e respeitosa.

Para concluir o projeto, foi proposta uma pesquisa sobre lutas pelo mundo. Foram selecionadas oito modalidades — como judô, capoeira, caratê, sumô, taekwondo, jiu-jitsu, boxe e kung fu — e realizado um sorteio em sala. Cada aluno ficou responsável por pesquisar informações sobre a origem da luta, seu criador, trajes e acessórios utilizados, curiosidades, principais golpes e imagens ilustrativas. Como a turma contava com cerca de 30 alunos, algumas lutas se repetiram, o que permitiu diferentes olhares sobre o mesmo tema.

Ao final do projeto, os resultados foram surpreendentes. Além de ampliarem seus conhecimentos sobre as diversas manifestações culturais e corporais das lutas, os alunos apresentaram melhorias significativas no comportamento, na convivência e na resolução de conflitos. Tornaram-se mais respeitosos nas interações e mais conscientes sobre a importância do diálogo e do autocontrole.

Projetos como esse demonstram que a Educação Física vai muito além do movimento. Ela também é um espaço de formação humana, onde valores como respeito, solidariedade e empatia são vivenciados e fortalecidos por meio das práticas corporais.


Este texto é administrado por: Matheus Henrique Silva de Oliveira
Número de vezes que este texto foi lido: 55


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Educação Física para além das quatro linhas Matheus Henrique Silva de Oliveira
Artigos Acompanhamento do crescimento corporal na Educação Física Matheus Henrique Silva de Oliveira
Artigos O ensino do jogo de damas na Educação Física Escolar Matheus Henrique Silva de Oliveira
Artigos A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil Matheus Henrique Silva de Oliveira
Artigos Luta não é briga. matheus henrique Silva de Oliveira


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
BOM DIA - SALETI HARTMANN 63295 Visitas
Amores! - 63289 Visitas
Ter - Anderson C. D. de Oliveira 63271 Visitas
Entrevista com Retroavengers - Caliel Alves dos Santos 63259 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 63220 Visitas
eu sei quem sou - 63201 Visitas
Criação - valmir viana 63183 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 63177 Visitas
CASSIANO RICARDO, UM POETA DO SÉCULO XX - Geraldo Affonso Pimentel Pereira de Araujo 63177 Visitas
A margarida que falou por 30 dias - Condorcet Aranha 63144 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última