Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ensinar com todas as dificuldades dos dias atuais.
Kaline Soares Ferreira do Nascimento

A inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas com 35 alunos ou mais apresenta desafios significativos para os professores e a escola como um todo. A superlotação das turmas, combinada com a diversidade de necessidades dos alunos, exige uma abordagem cuidadosa e adaptada para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Porem a falta de profissionais capacitados também ajudam nesse problema que é de todos. Com turmas superlotadas, fica difícil para os professores oferecerem atenção individualizada a cada aluno, especialmente aqueles com necessidades especiais que podem exigir mais apoio. Pois acabam sempre deixando alguém para dar atenção a outro aluno seja ele de inclusão ou não, as vezes tendo que conter alunos por falta de apoio em sala atrapalhando o andamento das aulas com os demais. Alunos com necessidades especiais trazem consigo diferentes ritmos de aprendizagem e necessidades de apoio, o que pode sobrecarregar o professor e impactar a dinâmica da turma. Muitas vezes, os professores podem sentir-se despreparados para lidar com a complexidade da inclusão e da diversidade em sala de aula, especialmente sem formações continuadas e apoio institucional adequados. Mesmo sendo ofertados por diversas plataforma gratuitas, o cansaço e o desgaste acaba tirando a vontade de estar e se aperfeiçoar, ou também a falta de estimulo e evolução para que seja mais estimulante a busca por conhecimento. A falta de recursos materiais e humanos, como auxiliares de ensino e materiais adaptados, pode dificultar a implementação de práticas inclusivas eficazes.
Utilizar diferentes estratégias de ensino, como atividades diversificadas, materiais adaptados e recursos tecnológicos, para atender às necessidades individuais dos alunos.Elaborar planos de aula que contemplem a diversidade de alunos e prevejam atividades que promovam a interação e a colaboração.Estabelecer uma comunicação clara e eficaz com os alunos, pais e responsáveis, buscando parcerias para o sucesso da inclusão.
A inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas superlotadas é um desafio complexo que exige dedicação, preparo e apoio institucional. No entanto, com estratégias pedagógicas adequadas, recursos diversificados e uma cultura de inclusão, é possível promover um ambiente de aprendizagem mais justo e equitativo para todos.


Biografia:
Nascida em São Paulo, Professora da rede pública a mais de 15 anos,leciono para o fundamental I e Educação Infantil.
Número de vezes que este texto foi lido: 110


Outros títulos do mesmo autor

Discursos Ensinar com todas as dificuldades dos dias atuais. Kaline Soares Ferreira do Nascimento
Ensaios Desafio em manter a saúde mental na profissão de professor. Kaline Soares Ferreira do Nascimento
Crônicas Coordenação Motora na era digital nas crianças. Kaline Soares Ferreira do Nascimento
Poesias Filho se Soubesse Kaline Soares Ferreira do Nascimento


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62439 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62416 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62414 Visitas
O Velho - Luiz Paulo Santana 62392 Visitas
Mórbido - Maria Julia pontes 62385 Visitas
PEQUENA LEOA - fernando barbosa 62381 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62371 Visitas
EDITORA KISMET – UMA EDITORA DE VANTAGENS - Caliel Alves dos Santos 62367 Visitas
Conta Que Estou Ouvindo - J. Miguel 62358 Visitas
Segredos - Maria Julia pontes 62342 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última