Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Machado de Assis era japonês
Lasana Lukata

Os jornais publicaram, semana passada, a foto do encontro do nosso presidente, Laranjito, com o príncipe herdeiro do trono japonês, Naruhito. Laranjito/Naruhito. Respeitem porque foi o Japão quem puxou essa rima.

Perdão, mas foi um encontro sem harmonia. Não combina um presidente zoiúdo, fingindo um não terceiro mandato, e um príncipe de olho apertado. Não, Não... Combina sim, desculpe. Não nos olhos, mas na ganância. Os dois querem ficar nos tronos até a morte.

Mas a verdadeira harmonia vem mesmo é do encontro do príncipe de olhos apertados com o escritor que apertava os olhos. Ambos comemoram 100 anos. Um de chegada, o outro de partida.

Certamente nenhum japonês daquela época, de tão explorados que eram, olha nós também exploramos, vejam Angola, pôde se deslocar de São Paulo para o Rio e participar do enterro de Machado de Assis. E Machado de Assis era japonês. Apertava os olhos como ele mesmo disse em uma de suas crônicas. Confessava-se japonês. Ouçam que todo japonês tem olhos apertados, mas nem todo olho apertado é japonês. E não basta ter os olhos apertados para ver os problemas japoneses da vida. De tanto apertar os olhos Machado de Assis tornou-se japonês por usucapião. Machado era japonês na observação é claro.

Mas deixemos o claro e entremos no escuro porque na mesma semana da chegada do príncipe dos olhos apertados, chegou pelos jornais a notícia de um estudo apertado, precisa ser mais estudado, afirmando que o “Cheiro do café é despertador” e poderá ajudar a criar soluções para amenizar o cansaço dos trabalhadores. Fala-se na criação de um perfume de café.

Sem precisar de pesquisa, conheço um cheiro que tira rapidinho o cansaço dos trabalhadores: é o cheiro do dinheiro.
Reverencio o estudo japonês, mas vejo perigo na pesquisa feita com ratos. Ratos não se apaixonam. Não mandam flores, orquídeas... Não ficam pensando na amada, lembrando da amada por 7 anos. Rato no cio vai lá, pimba! Umas seis vezes e vai embora. Depois, só no ano seguinte.
Ratos distantes de suas fêmeas não pensam nelas ao sentir o cheiro de queijo, pão, salaminho... Eu, sim... Eu sinto. E eis aqui o perigo:
Toda vez que sinto o cheiro do café lembro da Monara. A conclusão de que apenas o cheiro do café pode ser suficiente para despertar a pessoa privada do sono falhará, no meu caso, por exemplo. E já adianto, há muitos apaixonados pelas empresas e fábricas do planeta. Eu migraria de um sono a outro sono. Gostoso, quentinho, ah como Monara é quentinha... Nesse inverno...Hummm! Fiz até um poeminha para ela:

                                                       SÍMBOLO

                                    O cheiro do teu corpo sobe costurado
                                                  À fumaça do café
                                           E a cada xícara se recusa
                                             A descoser o reencontro

Sei que é ir longe demais, surreal, nesse mundo de bilhões de gente imaginar que milhões tenham no café um símbolo amoroso, mas pode acontecer. Pode acontecer de uma fábrica inteira ter o café como símbolo de uma grande paixão e daí a queda da produção, perdas de dedos, mãos, cabeças... Indenizações! Meu Deus! Os japoneses têm que fazer uma segunda pesquisa auxiliadora daquela: Quantos têm no café o símbolo de um amor.?!

Porque é grande o perigo. Aperte os olhos e veja o responsável de uma bomba atômica tomando café, perto do botão e entrelaçado ao cheiro do café, o cheiro da sua amada, mesmo que não seja japonesinha, mas daquela que aperta os olhos quando o vê. Mire o botão macio como a pele da amada dele e que ele costuma dar umas apertadinhas. Mire o botão macio como a pele da amada dele que ele costuma dar umas apertadinhas.
Admiro Machado de Assis, o café, os japoneses, mas a bomba atômica, não.





Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 55674


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Minha Primeira Metátese Lasana Lukata
Crônicas Um sacrifício para o Deus-Eleitor Lasana Lukata
Frases Jardim Lasana Lukata
Poesias la música del amor Lasana Lukata
Poesias TOBOGÃ Lasana Lukata
Frases Teclas Lasana Lukata
Crônicas Machado de Assis era japonês Lasana Lukata
Crônicas O SERMÃO DA PICANHA Lasana Lukata
Crônicas A FILOSOFIA DO DOIS Lasana Lukata
Crônicas Passageiros, bancos e varizes... Lasana Lukata

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 41 até 50 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Além da meta, por meio da Sincronia Sistêmica® - Isnar Amaral 57533 Visitas
RESENHAS JORNAL 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 57533 Visitas
A HIENA QUE NÃO SABIA RIR - Ismael Monteiro 57529 Visitas
"Mastigar silêncios abutres" - Darwin Ferraretto 57457 Visitas
CIÊNCIAS OCULTAS - Henrique Pompilio de Araujo 57449 Visitas
🔵 Vale das sombras - Rafael da Silva Claro 57448 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 57437 Visitas
Herói - Renan Baraúna 57408 Visitas
🔴 O Mensalão, o Petrolão e o fujão - Rafael da Silva Claro 57398 Visitas
CRISTO TRANGÊNICO - OLHOS VIGILANTES 57393 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última