A aprendizagem motora é um processo fundamental para o desenvolvimento humano, com implicações em diversas áreas da vida.
Aprendizagem é uma atividade complexa que envolve a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências.Os estágios de aprendizagem segundo Fitts e Posner, que foram propostos em 1967, são um modelo amplamente utilizado para descrever o processo de aquisição de habilidades motoras. O modelo sugere que a aprendizagem de habilidades motoras ocorre em três estágios distintos, cada um com características próprias. Esses estágios são:
1. Estágio Cognitivo
Características principais:
O aprendiz está tentando entender o que precisa fazer e como fazer.
Há uma grande quantidade de pensamento consciente e tentativas para realizar a tarefa.
O foco é em analisar as instruções e compreender as estratégias.
O desempenho pode ser ineficiente e inconsistente no início.
O erro é frequente e o aprendiz precisa corrigir erros conscientemente.
A autocrítica e a análise das ações são bastante evidentes.
O controle voluntário das ações predomina.
Exemplo: Aprender a jogar tênis e tentar compreender as regras e os movimentos básicos, como segurar a raquete e fazer o saque.
2. Estágio Associativo
Características principais:
O aprendiz começa a refinar a habilidade e a fazer a tarefa com mais precisão.
Menos erros e maior consistência no desempenho.
A automatização começa a ocorrer, mas ainda há alguma necessidade de controle consciente.
O aprendiz começa a associar os erros com suas causas e a ajustar as ações de forma mais eficaz.
A execução da tarefa fica mais fluida e o tempo de resposta diminui.
Exemplo: No tênis, o jogador começa a fazer saques com maior precisão e coordenação, mas ainda precisa se concentrar em como realizar os movimentos corretamente.
3. Estágio Autônomo
Características principais:
A habilidade é amplamente automatizada, o que significa que o desempenho ocorre com pouco ou nenhum controle consciente.
O aprendiz pode realizar a tarefa com alta precisão, rapidez e sem erros frequentes.
A atenção pode ser desviada de tarefas motoras para aspectos mais complexos, como estratégia ou tomada de decisão.
Consistência e eficiência do movimento aumentam consideravelmente.
O controle motor é tão eficiente que o aprendiz pode realizar a tarefa com baixo esforço cognitivo.
Exemplo: No tênis, o jogador executa saques e movimentos de jogo de forma quase automática, sendo capaz de se concentrar em outras estratégias, como antecipar os movimentos do adversário. Resumindo: Estágio Cognitivo: Alta carga cognitiva, muitos erros e tentativa de entender a tarefa.
Estágio Associativo: Melhora na consistência e precisão, com menos erros e maior controle motor.
Estágio Autônomo: Execução quase automática, alta eficiência e controle com menor esforço consciente.
Esses estágios refletem o processo de aprendizagem, em que a pessoa passa de um estado de tentativa e erro para uma execução mais fluida e automática das habilidades motoras. Portanto precisamos compreender os estágios que nosso alunos se encontram para poder ajudá-los a se desenvolver da melhor forma possível. Dando importância a essas condições estaremos contribuindo para o desenvolvimento mais autônomo.
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