Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA ALFABETIZAÇÃO
A Música e as inteligências múltiplas.
Fernanda Pedreira Simas

A Música e as inteligências múltiplas.

             
Segundo Gardner (2002), todos nós temos um conjunto de habilidades e de Inteligências múltiplas, porém, cada indivíduo as possui em graus diferentes, sendo assim, a escola deve respeitar as habilidades de cada um, dando oportunidade para que o aluno se destaque em cada uma delas. Gardner identificou sete tipos de inteligência, são elas:
Inteligência Linguística – São as capacidades verbais, é manifestada no uso da linguagem seja ela escrita, falada ou através de outro meio, geralmente é encontrada em poetas.
Inteligência Lógico-matemática – São as capacidades matemáticas, de reconhecer padrões, de trabalhar com símbolos abstratos como números e formas geométricas. Tal inteligência possui uma natureza não-verbal, de modo que a solução de um problema pode ser construída antes de ser articulada.
Inteligência Espacial – Capacidade de formar um modelo mental de um mundo espacial.
Inteligência Musical – Habilidade de reconhecer sons e ritmos. A inteligência
musical é independente, certas partes do cérebro desempenham papéis importantes na percepção e produção da música, ela é caracterizada pela habilidade de reconhecer sons e ritmos e pelo gosto em cantar ou tocar um instrumento musical. Jeandot (2008), sugere uma brincadeira que trabalha exatamente com a percepção, a memória através dos sons, além de trabalhar a voz e o ritmo, como segue abaixo:
Apresente aos alunos os seguintes instrumentos: tamborim, sino ou triângulo, xilofone ou pauzinhos. Deixe que os manipule à vontade, a seguir, peça-lhes que recortem em cartolina ou folhas de revistas, várias formas, redondas, triangulares e retangulares. Cada criança deve ter cinco figuras de cada forma. Combine com os alunos que o tamborim será representado pela forma redonda, o sino, pela triangular e o xilofone, pela retangular.
Comece o jogo pelo reconhecimento auditivo de dois sons diferentes: você toca dois sons, e a criança deve mostrar a forma correspondente. Em seguida, passe para o reconhecimento auditivo por memorização imediata: escondido das crianças toque uma sucessão de sons, por exemplo, duas vezes o tamborim, uma vez o sino e três vezes o xilofone. As crianças devem mostrar as figuras de acordo com a sequência tocada pela professora.
Continue a elaborar sequências sonoras cada vez mais rapidamente, depois, inverta a atividade: a partir de uma sequência de formas, as crianças tocarão os respectivos instrumentos.
Toda musicalização e educação musical pressupõe educação perceptiva, vocal e rítmica. Em algumas atividades podemos destacar algumas qualidades do som para trabalhar, mas implicitamente estaremos desenvolvendo a percepção, a memória, a voz e o ritmo.
É bom trabalhar a execução e a composição com cada criança. Uma delas propõe uma sequência de sons e formas que as outras crianças irão reconstituir com elementos correspondentes”.
Atividade de musicalização traz benefícios para aprendizagem, o simples ato de cantar é um excelente veículo de compreensão, memorização ou expressão de emoções, portanto, deveria ser mais explorada nas escolas.
Podemos dizer que a musica é uma aptidão inerente a todas as pessoas e merece ser desenvolvida, ela é criativa e auto-expressiva, sendo assim, permite a expressão de pensamentos e sentimentos.
Inteligência Coporal-cinestésica – Capacidade de resolver problemas utilizando o corpo ou para expressar uma emoção, ela pode ser melhor observada em atores, atletas, mímicos, artistas circenses e dançarinos profissionais.
O movimento corporal passa por um programa desenvolvimental claramente definido nas crianças.
Inteligência Interpessoal – É a capacidade de compreender outras pessoas.
Capacidade nuclear de perceber distinções entre os outros; em especial contrastes em seu estado de ânimo, percepção de desejos e intenções de outras pessoas, mesmo que elas as escondam, esta inteligência não depende da linguagem.
Inteligência Intrapessoal – É a Capacidade de formar um modelo verídico de si mesmo, nos permite compreender a nós mesmos e trabalhar conosco.
O propósito da escola deveria ser o de desenvolver as inteligências e ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos de ocupação e passatempo adequado a suas características particulares de inteligências.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 97


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Fernanda Pedreira Simas
Artigos A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA ALFABETIZAÇÃO Fernanda Pedreira Simas
Artigos A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA Fernanda Pedreira Simas
Artigos A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA Fernanda Pedreira Simas
Artigos A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA Fernanda Pedreira Simas


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Procure-me - Maria 59823 Visitas
À Bahia - Aldo Moraes 59823 Visitas
Mulheres da Faina Diária - Maria 59821 Visitas
TEIA DE ARANHA - Carlos de Almeida 59821 Visitas
E se quer viver só? - Maria 59821 Visitas
Coração - Marcos Loures 59819 Visitas
A minha poesia - Maria 59818 Visitas
Os outros mesmos rostos - Bruna Longobucco 59815 Visitas
Procura-me - Ivone Boechat 59815 Visitas
Achando a Vida - José Ernesto Kappel 59814 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última