Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA
A MUSICA E A CRIANÇA
Fernanda Pedreira Simas

A música e a criança


Quando dizemos que a música faz parte do universo do indivíduo, o que queremos dizer, é que os seres humanos têm contato com os sons já dentro do útero materno, os sons que o próprio corpo produz passa a fazer parte da formação do pequeno ser que está sendo gerado.
Após o nascimento, o contato com os sons passa a ser ainda mais intenso, e o próprio bebê começa a emiti-los através de balbucios. O contato da criança com diferentes objetos é muito positivo, pois, através deles ela produz diversos sons de acordo com a intensidade de cada batida.

As crianças gostam de acompanhar as músicas com movimentos do corpo, tais como palmas, sapateados, danças, volteios de cabeça, mas, inicialmente, é esse movimento bilateral que ela irá realizar. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que a criança – ouvindo, cantando, imitando, dançando – constrói seu conhecimento sobre música, percorrendo o mesmo caminho do homem primitivo na exploração e na descoberta dos sons. (JEANDOT, 2008, p.19).


A influência que a música exerce sobre as crianças é incontestável e o adulto precisa aproveitar esse fator positivo, estimulando-as de diversas maneiras, o educador deve estar em constante atualização, pesquisando o universo musical a que a criança pertence, auxiliando-as na descoberta de novas formas de expressão através da música.
Segundo Ferreira (2002), o educador precisa ouvir muita música, deixar preconceitos de lado e experimentar diversos tipos, para saber selecionar aquilo que é adequado para o aprendizado da criança, ele não pode ser um mau ouvinte, pois desta forma, ele torna-se limitado, e essa não pode ser uma característica de um profissional da área da educação.
Enquanto Ferreira (2002) defende a idéia de que o professor não deve ser preconceituoso em relação à música, Snyders (1992), volta sua atenção mais para a escuta de músicas clássicas e a importância de fazer com que os alunos se aproximem deste tipo de obra.

Uma das dificuldades próprias da música é que normalmente gostamos de obras que já conhecemos (...) e até certo limite, quanto mais ouvimos uma obra musical mais nos emocionamos. É por isto que as primeiras, audições de estilos novos são tão dificilmente admitidas por uma classe (...) como ocorre com todos os exercícios escolares, a música se desenvolve no grupo (...) é preciso considerar a individualidade das alegrias, e tampouco essas alegrias os tocam no mesmo momento.
             
A partir dessa comparação, podemos dizer que ao ouvir diferentes tipos de obras, o aluno encontre algo que mais lhe agrade, e que talvez, a partir dela, chegue às outras. Resta ao professor situar e não restringir.



Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 93


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Fernanda Pedreira Simas
Artigos A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA ALFABETIZAÇÃO Fernanda Pedreira Simas
Artigos A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA Fernanda Pedreira Simas
Artigos A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA Fernanda Pedreira Simas
Artigos A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA Fernanda Pedreira Simas


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O Banquete - Anderson F. Morales 60079 Visitas
Criação - valmir viana 60078 Visitas
Escrevo - Terê Silva 60071 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 60059 Visitas
Fazendo bolo - Ana Mello 60051 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 60050 Visitas
ELA - sigmar montemor 60041 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 60033 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 60032 Visitas
"Esbarrando no amor" - mayana tellys 60023 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última