Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
🔴 Jaguar escapando a 4ª
Rafael da Silva Claro


A marca (grife) de automóveis Jaguar começou a veicular um comercial. Para uma grife desse quilate, comum seria se a propaganda também fosse sofisticada: um carrão e vários hábitos de muito bom gosto seriam obrigatórios. Essa composição é clichê, mas é isso que o cliente da Jaguar espera.

Entretanto, a agência de marketing da empresa deve achar que o tradicional consumidor de seus carros é o “macho tóxico” e mirou outro público. A peça publicitária saiu muito “woke” (lacradora) para os mais progressistas, sobretudo para o conservador.

Quem assiste à propaganda fica perdido. Nunca vai suspeitar que é uma propaganda de carro. Se fosse um jogo de adivinhação, qualquer um juraria estar vendo um comercial de roupas ou da São Paulo Fashion Week; se, ali no meio, aparecesse algum carro, certamente pareceria com o filme ‘Priscila, a rainha do deserto’.

Sem dúvida, trata-se de reposicionamento de marca. Porém, a empresa britânica está abandonando seu tradicional público-alvo, com a esperança de agarrar um consumidor mais jovem e moderninho, só que este consumidor pretendido só quer saber de Uber, bicicleta elétrica, patinete e transporte público. Prognóstico: não terá nem um nem outro.

No mundo dos negócios não fica espaço sem alguém que o ocupe. E a sueca Volvo não demorou a ocupá-lo. Enxergando no vacilo da Jaguar uma oportunidade, a montadora escandinava lançou um comercial certeiro: enaltecendo valores humanos e automobilísticos.

Quem acha que a viralização negativa é boa porque dissemina a marca, pode prever a queda tendo como exemplo o que aconteceu com a cerveja Bud Light, que viu suas vendas despencarem depois de uma campanha mal recebida. A cerveja americana conseguiu reposicionar a marca: de líder ao 3º lugar em vendas.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 15


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios 🔴 Os últimos serão os primeiros Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 A volta dos que não foram Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Carta na manga Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Debate pra valer Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Celebridades, vacinas e votos Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Não deixe de perder Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Homem-bomba de festim Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 A vanguarda do atraso Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 O que é isso, companheira! Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Picolé de Chuchu Rafael da Silva Claro

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 532.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Apelo - Ivone Boechat 59525 Visitas
INFÂNCIA DES - VALIDA! - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 59523 Visitas
Mulheres da Faina Diária - Maria 59523 Visitas
E se quer viver só? - Maria 59522 Visitas
O Portal de Flores - Maria 59522 Visitas
Filha do Vento - José Ernesto Kappel 59519 Visitas
HAIKAI - AA-XXI - Antonio Ayrton Pereira da Silva 59519 Visitas
Flor - Maria 59519 Visitas
Mulher do Vento - José Ernesto Kappel 59518 Visitas
Que vida? Mas que vida? - Maria 59517 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última