O PRIMEIRO PASSO PARA APRENDER A LER É O RECONHECIMENTO VISUAL DAS LETRAS.O CÉREBRO PRECISA ASSOCIAR OS SÍMBOLOS GRÁFICOS ( LETRAS) AOS SEUS RESPECTIVOS SONS,ESSA ETAPA ENVOLVE O CÓRTEX VISUAL QUE PROCESSA A INFORMAÇÃO VISUAL E ENVIA SINAIS AO CÓRTEX TEMPORAL , UMA ÁREA LIGADA AO PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM.
FUSÃO DE SONS E LETRAS:QUANDO AS CRIANÇAS COMEÇAM A APRENDER AS LETRAS, ELAS FAZEM A ASSOCIAÇÃO ENTRE O FORMATO DE UMA LETRA (COMO “A”) E SEU SOM CORRESPONDENTE (AH”),ESTE PROCESSO É CONHECIDO COMO DECODIFICAÇÃO OU PROCESSO FONOLÓGICO.
O PROCESSO FONOLÓGICO É UMA HABILIDADE CRUCIAL PARA A LEITURA, O CÉREBRO APRENDE A DIVIDIR AS PALAVRAS EM SONS INDIVIDUAIS (FONEMAS) E A COMBINAR ESSES SONS PARA FORMAR PALAVRAS . AS CRIANÇAS DESENVOLVEM ESSA HABILIDADE ATRAVÉS DA PRÁTICA DE LEITURA E DA EDUCAÇÃO , ASSOCIANDO OS FONEMAS ÀS LETRAS OU COMBINAÇÕES DE LETRAS (GRAFEMAS).
CÓRTEX TEMPORAL : O PROCESSO FONOĹOGICO ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADO AO CÓRTEX TEMPORAL, QUE AJUDA A IDENTIFICAR E DISTINGUIR OS SONS DA FALA.
A LEITURA É UMA HABILIDADE COMPLEXA QUE ENVOLVE VÁRIAS ÁREAS DO CÉREBRO TRABALHANDO EM CONJUNTO.DESDE O RECONHECIMENTO DAS LETRAS ,PASSANDO PELA CODIFICAÇÃO FONÉTICA ENTRE OUTROS.
O APRENDIZADO DA LEITURA É UM DAS TAREFAS COGNITIVAS MAIS DESAFIADORAS ,POIS EXIGE A COORDENAÇÃO DE MÚLTIPLAS HABILIDADES PERCEPTIVAS,LINGUÍSTICAS E COGNITIVAS.
ESSE PROCESSO TAMBÉM PODE VARIAR DE ACORDO COM O AMBIENTE E AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM , E É INFLUENCIADO POR FATORES COMO MOTIVAÇÃO, EXPOSIÇÃO Á LINGUAGEM E ATÉ A GENÉTICA.
|