Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Análise de filme sob o viés educacional:
A Onda
Edilson Fernandes de Freitas

Título: Die Welle (Original)
Ano produção: 2008
Dirigido por: Dennis Gansel
Duração: 107 minutos
Classificação: 16
Gênero: Drama Thriller
Países de Origem: Alemanha


CONTEXTUALIAÇÃO DA ESCOLA

De acordo com características analisadas durante o filme, percebe-se que a escola tem uma posição de reconhecimento. Demonstra ter uma infraestrutura adequada para o processo de ensino aprendizagem. Tudo isso fica visível com a qualidade das mesas, cadeiras e materiais diversos, assim como a quadra e a piscina, detalhe na piscina que não é em qualquer escola que existe uma piscina. Os alunos aparentam ter uma condição financeira estável, portando carros, motos, e até mesmo na maneira de se vestir e na situação de suas casas. Salve algumas exceções. Aparentemente vê-se um problema quanto ao que se diz respeito à segurança, a noite a escola fica deserta sem que haja qualquer cuidador ou segurança para proteger seu patrimônio e os alunos, o que fica bastante visível na cena em que uma das personagens permanece até mais trade na escola, e quando vai embora sente como se estivesse sendo seguida.

QUESTÕES SOCIAIS PRESENTES NO FILME

Fica parecendo até óbvio falar sobre a contaminação fascista que se instala naquele grupo, mas ao mesmo tempo se parece necessário. Parte de tudo é decorrente da fraqueza e de necessidade de atenção que o grupo aparenta ter. Alguns alunos mostram problemas familiares e falta de atenção por parte dos pais, o que nessa idade ou em qualquer outra pode ser causa de possíveis ações realizadas, para chamar a atenção e/ou acabar liberando a tensão criada de alguma maneira. Outro ponto a qual se pode citar é o uso de drogas entre os adolescentes, assim como o próprio tráfico que os mesmos realizam. Um momento que talvez de início não se tenha dado muita atenção, mas que no final retorna e muda toda a história, quando o personagem consegue comprar facilmente uma arma pela internet, assim como transportá-la nas mediações da escola.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICO/PEDAGÓGICOS ADOTADOS PELO PROFESSOR

O professor tenta a partir de novas maneiras e idéias proporcionar algo diferente, a partir de um momento que aparentemente não atrairia o interesse dos alunos. Cada novo comentário anima o perspicaz professor que logo crescenta tal idéia em seu objetivo. Ele desenvolve ações que faz com que os alunos vivenciem na prática um assunto que até então, só haviam visto na teoria durante outras aulas. Esse processo vai dando certo e permite que os alunos se entreguem de corpo e alma, só que isso acaba virando um exagero e começa a fica fora de controle sem que o professor possa perceber, pois aparentemente dentro da sala de aula tudo ocorria muito bem. De uma maneira geral o professor implanta um modelo de ditadura, criando um movimento fascista, apesar de ele acreditar que estava só disciplinando os alunos. Outro momento que merece destaque é quando ele organiza as carteiras e as deixa em posições que todos pudessem olhar para frente. Além de colocar logo depois, um aluno com notas melhores ao lado de alunos que tinham um pouco mais de dificuldade.

RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

De início o professor parecia bem linha dura, impondo suas decisões àqueles que aceitassem ou não. Porém dentro de diversos contextos, ele se mostrou prestativo e interessado com que os alunos pensavam e faziam, tanto dentro da escola como fora. Tanto é que ele se mostra interessado com o aprendizado dos alunos organizando-os e separando os grupinhos já formados. Além que saber reconhecer capacidades escondidas de alguns alunos que eram mais preguiçosos e começam a se envolver em atividades com mais empenho.
Durante vários momentos é um pouco complicado analisar essa relação, pois como ele era o líder daquele grupo, todos respeitavam - o como qual, e faziam tudo o que ele “ordenasse”.

AVALIAÇÃO DO FILME

Foi bastante interessante a maneira que o professor tentou aplicar seu conteúdo em sala de aula, o erro maior foi ele não perceber que isso estava saindo do controle e chegando a um nível quase crítico. Esse tipo de filme que retrata a relação professor aluno sendo reforçado de acordo com métodos novos é bastante interessante, pois proporciona uma visão diferente de como ensinar e porque ensinar. Ultimamente os professores passam por um período em que a criatividade está em baixa, não querendo generalizar é claro, então quando se encontra um professor empenhado em desenvolver certos conteúdos à seus alunos, e considerando isso um fator muito importante para si próprio, reaviva o conceito de que as coisas podem ser diferentes. Ainda mais ele sendo um professor de Educação Física, uma profissão que dentro da escola devido a profissionais mal capacitados ou mal interessado tem feito com que ficasse com uma visão um pouco estorvada, mas isso são outras histórias.
Enfim, com um tom um pouco irônico pode se concluir que os alunos entenderam o que seja autocracia. Pena que não puderam entender as consequências que isso pudesse trazer.



Biografia:
Barachel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, em 2014. Licenciado em Letras Português/Inglês, pela Faculdade Campos Elíseos, em 2021. Professor de Educação Física, da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra, desde 2014.
Número de vezes que este texto foi lido: 19


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Análise de filme sob o viés educacional: Edilson Fernandes de Freitas
Artigos Educação Física Escolar Edilson Fernandes de Freitas
Resenhas Resenha: Escritores da Liberdade. Edilson Fernandes de Freitas


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Vem aí o novo Ubuntu 24.04 LTS - Vander Roberto 57777 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 57754 Visitas
E ENTÃO, O AMOR 3 - LGBT 18 ANOS GAY - paulo ricardo azmbuja fogaça 57689 Visitas
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57677 Visitas
🔴 À prova de Boulos - Rafael da Silva Claro 57667 Visitas
Os Hackers, Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 57634 Visitas
🔵 Mensagem para você - Rafael da Silva Claro 57599 Visitas
Água de Torção - José Ernesto Kappel 57592 Visitas
As três verdades - Paulo R Rezende 57584 Visitas
Benefício de Prestação Continuada - Alexandre Triches 57575 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última