Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
As funções do Diretor e do Coordenador Pedagógico
Célia Soares da Silva

Resumo:
Com funções específicas, mas conjuntamente, como dirigir e coordenar bem uma escola para que se consiga atingir os objetivos e metas estabelecidos.

É papel da direção, colocar em ação o planejamento, a organização e avaliação de forma integrada e articulada. O papel da coordenação é supervisionar e auxiliar sua equipe para conseguir atingir os objetivos, diante de uma liderança que consiga integrar o seu grupo.
O diretor é o responsável pela escola nos setores administrativo, pedagógico, secretaria, serviços gerais e relacionamento com a comunidade. Alguns diretores exercem uma gestão muito rígida e burocrática, perfil inadequado para a atualidade, porém muitos aderiram a uma gestão participativa, democrática, mais flexível e necessária para as mudanças educacionais. O diretor de uma escola precisa saber conciliar de forma articulada o andamento de seu trabalho em função dos objetivos da instituição, garantindo dessa forma o processo participativo nas tomadas de decisões tornando-as concretas e assegurar para que hajam relações entre a escola e a comunidade, principalmente com os pais.
O coordenador pedagógico é responsável pela integração do projeto didático pedagógico juntamente com os professores. Em relação a qualidade do ensino, seu principal foco é a assistência pedagógica aos professores, através da formação contínua e monitoramento sistemático da prática pedagógica dos mesmos.
É comum nas escolas encontrar coordenador assumindo função de diretor e diretores também realizando funções de coordenadores, ambos assumem atividades de coordenação e direção, entretanto é preciso estabelecer que cada um desempenhe funções e formações profissionais específicas.
É necessário que entre coordenação e direção exista parceria, autoridade e responsabilidade, disciplina e iniciativa para o bom andamento da instituição educacional.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 62050


Outros títulos do mesmo autor

Artigos As funções do Diretor e do Coordenador Pedagógico Célia Soares da Silva
Artigos O papel do gestor escolar na atualidade Célia Soares da Silva


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
"Fluxus" em português - CRISTIANE GRANDO 62594 Visitas
Faça alguém feliz - 62575 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62564 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 62561 Visitas
Idéais - valmir viana 62553 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62548 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62532 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 62531 Visitas
Conta Que Estou Ouvindo - J. Miguel 62520 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62511 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última