Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Futebol paulista em 2024
Vander Roberto

O futebol do interior paulista está sendo uma grata surpresa em 2024. Tenho que destacar o sucesso do Votuporanguense ao nível estadual que faturou a série A3 e chegou à final da Copa Paulista e lutará pelo título. Outra boa equipe e sou suspeito para falar pois sou nascido na cidade é a Ferroviária de Araraquara que tem feito um trabalho belíssimo nos últimos anos dentro do futebol masculino e feminino. O acesso à Série B do Brasileiro em 2025 coloca a equipe novamente neste torneio após exatos 30 anos. A decepção foi a permanência na A2 do Paulista em 2025 e as coisas estão sendo ajeitadas pouco a pouco. Olho nestas duas equipes! O Votuporanguense vem forte à A2 do Paulista e a Ferroviária poderá permanecer na série B do Brasileiro para 2026! Tendo bons projetos, nada impossível. Campanhas ainda em andamento, os destaques vão para Novorizontino e Mirassol que lutam pelo acesso ao Brasileirão em 2025! Não botei fé nelas e estou queimando a língua! Outras boas campanhas de destaque que ficaram no quase foram a Internacional de Limeira na Série D e o São Bernardo na C. Por fim, menção ao título do Paulista de Jundiaí saindo da última divisão paulista!

Decepções não faltam. Os rebaixamentos de Comercial, São Caetano e América em seus campeonatos estaduais ligaram o sinal de alerta. Equipes como XV de Jaú, União São João e Marília precisam retomar sua gana pelas divisões mais altas do futebol de São Paulo. Ao nível nacional, as campanhas de Guarani, Ituano, Ponte Preta e Botafogo de Ribeirão Preto assustam! Destaque para o Ituano que já caiu no Paulistão em 2024 e caso não tome cuidado cairá à C em 2025! Uma pena pois o galo é a melhor equipe do interior paulista em taças e títulos neste século. Os times de Campinas estão ruins precisando uma lupa pois ficará feio duas equipes da mesma cidade descendo! O Guarani que foi campeão brasileiro em 1978 da série A está quase lá. Uma pena. No Brasileirão, o Bragantino faz campanha bem abaixo e ruim. Espero melhoras.

Outras surpresas nos estaduais paulistas em 2024 vieram mostrando resgate de equipes bem tradicionais como o Velo Clube faturando a A2 e o Noroeste de Bauru subindo ao Paulistão em 2025, na A3 tivemos o acesso do Grêmio Prudente que foi vice juntamente ao Votuporanguense que foi campeão e na A4, divisão nova em 2024, o Rio Branco de Americana faturou a taça ganhando o acesso com a Francana que foi vice. Por fim, o tradicional Paulista de Jundiaí venceu a série B, última divisão do estado paulista, garantindo o acesso juntamente ao surpreendente Colorado Caieiras que foi vice.

Um destaque todo especial fica por investimentos extracampo como no caso da Federação Paulista de Futebol nas transmissões pelo YouTube e gratuita de diversos torneios nos dois gêneros e categorias. Este incentivo abriu as portas para futuros investimentos em torneios mais parrudos como nacionais envolvendo jogos de clubes paulistas, coisa não pensada pelo canal Futebol Paulista. Canais de televisão tem feito transmissões excelentes de jogos como a TV Brasil e TV Cultura, mostrando equipes paulistas em ação nos brasileiros no Brasileiro B (TV Brasil) e a Copa Paulista e Paulista A2 (TV Cultura). Eu senti falta das transmissões da Série C no YouTube pelo canal oficial da FPF. Ferroviária e São Bernardo poderiam ter passado no canal Futebol Paulista. Espero que o canal e a FPF pensem nisto. O mesmo vale para a série D nacional envolvendo paulistas.

Olhando para o futuro, o Paulista da série A2 será forte. Há muitas equipes de peso nesta divisão em 2025. O Paulista A3 também não ficará distante da realidade apresentada. Equipes de peso e tradicionais compondo esta série.

Quanto a fórmula, eu penso da seguinte maneira: o Paulistão A1 tendo 4 grupos com 4 equipes, turno e returno na 1ª fase passando as duas melhores indo para o formato olímpico nas fases seguintes, jogos ida e volta até apontar o campeão. Os últimos de cada grupo caem à A2 do seguinte.

Na A2, A3 e A4, turno único, 16 equipes, os 4 primeiros sobem após o término, sem semifinal e final. Após 15 jogos, conhecemos o campeão e as equipes que subirão. Caem as 4 últimas. Na série B do Paulista, última divisão, grupos menores regionalizados, 4 equipes por grupo jogando turno e returno, após esta fase jogos ida e volta, subindo 4 equipes. A Copa Paulista poderia ter grupos mais curtos e mais clubes, o meu sonho era ver 32 pelo menos! Oito grupos de 4 equipes, turno e returno, os dois melhores avançam e jogam final olímpica daí em diante.

Qual a ideia? Campeonatos mais rápidos e sem fórmulas complicadas! Nosso futebol é caro, premiações baixas e até baixíssimas, custos elevados para jogar divisões sem muita atenção do público (isto está mudando pelo efeito YouTube) e projetos mais sólidos para possíveis participações em torneios nacionais. São ideias e acredito que isto seja difícil implementar.

As fórmulas são cansativas e desgastantes especialmente ao nível nacional. Torneios de 38 rodadas como nas séries A e B enjoam e particularmente eu só acompanho da 30ª rodada para frente com maior atenção. É muita rodada para apontarmos 4 equipes que sobem e a campeã. Na prática, as fórmulas estão bem desgastadas no meu entender.

Este excesso de jogos nacionais e estaduais precisam ser revistos, afinal, a visibilidade não pode ficar atrelada ao excesso de partidas. Sei que há interesses de bets e apostadores(as) em geral, quanto mais jogos, melhor, o problema reflete na qualidade do espetáculo. No fundo, são mais contusões e menos qualidade técnica. Mandam são os dirigentes, portanto, os pagadores de salários, se isto para eles(as) está bom, paciência!

Por fim, cabe ao futebol paulista viabilizar melhores espetáculos. Acessos são difíceis, ingressos caros, materiais esportivos ao olho da cara! Não acredito que ocorram melhorias e no momento, a televisão e o YouTube são as minhas alternativas. Felicito aos campeões estaduais e quem obteve acesso. Só posso agradecer os esforços de vocês. É isto.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 42


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Futebol paulista em 2024 Vander Roberto
Artigos 1º turno em 2024 na cidade de São Paulo Vander Roberto
Cartas Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 Vander Roberto
Artigos O sucesso no ponto futuro Vander Roberto
Artigos O debate UOL/Folha à Prefeitura de São Paulo 2024 (1º turno) Vander Roberto
Artigos Texto pelo fim do empate no futebol! Vander Roberto
Artigos O debate da Flow em São Paulo (2024) Vander Roberto
Artigos Eu quero respirar! Vander Roberto
Artigos 3º debate à Prefeitura de São Paulo - Gazeta Vander Roberto
Artigos O legado da Rio-2016 foi Paris-2024? Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 159.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60636 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60508 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 60435 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60358 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59220 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59016 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 58792 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58762 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 58623 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 58525 Visitas

Páginas: Próxima Última