Dr. Zé Pilintra.
O Dr. C. J. Coelho Branco, advogado famoso no campo do direito administrativo.
Chefiava o departamento jurídico duma Autarquia Federal, que ocupava o andar inteiro do prédio no centro financeiro da cidade mais importante do país. Era relativamente jovem e muito rico.
Os clientes os procuravam com causas perdidas na esperança de reverterem as sentenças já exaradas nos devidos processos.
Curioso, um dia lhe perguntei: — Doutor, porque o senhor sempre às segundas-feiras usa terno branco, gravata e lenço vermelho.
Ele me respondeu. Essa história é longa, e nunca falo a respeito, mas como é meu 'partenaire' (comparsa) vou resumir rapidamente, eu ia enfrentar o primeiro exame da O.A. B. realizado aqui do Rio de Janeiro, isso em 1973, estava preparado para a prova, mas o seu Zé Pilintra, disse me que não passaria. — Mas por quê? Indaguei, nervoso.
Ele me explicou. É o 1.º exame que a entidade vai aplicar. As questões objetivas estão formuladas como pegadinha e as discursivas exigem muita fundamentação. Será admitida consulta a toda legislação vigente e muitos levarão verdadeiras bibliotecas, por isso mesmo vão se embananar e serão. Re-Pro-Va-Dos.
Recomendo que use apenas 3 livros: um de Direito Administrativo, outro de Civil e mais um de Constitucional dos juristas. Pontes de Miranda, Clóvis Beviláqua e Teixeira de Feitas, compulse os bem com antecedência e achará o conteúdo filosófico da prova e tua aprovação.
Não esqueça de levá-los contigo no dia da prova, lá te mostrarei onde encontrar o X das Questões.
Passei no exame com boa colocação. Mais tarde, sob orientação do seu Zé, defendi tese e me especializei no Direito Administrativo, então assumir o compromisso de me vestir igual a ele nas (2.ª) feira — E o que ele achou disso: perguntei? Deu uma bela gargalhada.
— Qua, qua., qua., qua., qua.... pensam sempre que malandro não tem cultura e que somos todos uns burros.
Malandro também é doutor.
Autor: Jonas Vasconcelos.
*** *** *** ***
|