Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Texto pelo fim do empate no futebol!
Vander Roberto

A ideia central deste texto é discutir a questão do empate em partidas de futebol trazendo novas ideias para dar nova cara ao esporte. Esta mudança que irei propor afetam os campeonatos que possuam turno e returno ou fase de grupos. Nas fases finais com jogos ida e volta, o empate continuaria existindo e caso o placar agregado seja idêntico, disputa da vaga ou título em cobranças de penalidades.

A primeira mudança seria a eliminação da contagem de pontos valendo o número de vitórias para detectar o campeão. Havendo empate neste quesito, o segundo critério de desempate seriam os gols marcados e por fim, a melhor defesa. Havendo empate nestes 3 quesitos, confronto direto para apontar o campeão e persistindo o empate, jogo extra único com disputa de penalidades após novo empate em 90 minutos.

Eliminar a contagem por pontos e também perder o ponto em caso de empate visa corrigir distorções privilegiando quem vence e acaba sendo punido pelos muitos empates em torneios de pontos corridos da outra equipe. Uma equipe pode ter mais vitórias e ser rebaixada ou perder um título justamente pelo excesso de empates da outra. Um exemplo é o Campeonato Brasileiro de 2023. Neste torneio, o time que mais venceu foi vice e o time que mais empatou numa disputa direta contra o rebaixamento acabou não caindo e obteve vaga na Copa Sul-Americana contra equipes que tinham mais vitórias e acabaram ficando abaixo dele.

Uma partida empatada após o tempo normal deveria ser decidida nas penalidades apontando quem leva a vitória na tabela. Neste sentido, a definição por penalidades poderia ser alterada reduzindo de 5 para 3 nesta questão obrigatória e a partir da 4ª cobrança passa a ser as alternadas. Isto é outra proposta que acho interessante para ser mudada no futebol. A tabela privilegiaria quem tem mais vitórias tanto na definição do campeão e possíveis rebaixados.

O critério de saldo de gols seria abandonado valendo o segundo critério de desempate: o número de gols marcados. Isto obriga a busca da vitória, razão central do futebol, pede melhores defesas pois a vitória será nos 90 minutos ou em disputa por penalidades em caso de empate. O 3º critério desempatando quem fica com o título ou evitará a queda é a melhor defesa entre os interessados. Aqui, valoriza-se quem atende para os esquemas bem trabalhados, equilibrando ataque e defesa.

Isto tudo mexeria com a dinâmica do campeonato exigindo melhor preparo dos jogadores e esquemas mais bem elaborados pelas comissões técnicas. Deve-se dar o mérito para quem vence mais e não quem segura empates em larga escala evitando cair ou beneficiar-se do regulamento. O futebol tem que valorizar a busca da vitória e a ofensividade! Jogadores(as) passam a treinar mais finalizações e dribles.

O critério da FIFA ao estabelecer 3 pontos para uma vitória, antes eram 2, justifica a minha defesa neste argumento. Buscam-se gols, razão do futebol em favor da vitória! Não faz sentido algum, portanto, premiar o empate com 1 ponto. Outro argumento é valorizar quem fez mais no tempo normal ou na disputa de penalidades. O segundo critério de desempate, os maior número de gols marcados, premia quem busca a ofensividade! A ideia do futebol é esta. Ninguém quer 0x0 causando uma frustração imensa em ambas equipes após 90 minutos! Valoriza-se o trabalho daquele(a) que melhor está preparado(a).

Por fim, nas fases finais com jogos ida e volta, conforme disse, havendo placar agregado, disputa nas penalidades, reduzindo para 3 as cobranças obrigatórias e a partir da 4ª torna-se alternadas caso a disputa não tenha sido resolvida antes. Eu deixo em aberto se goleiro deve ou não participar como jogador ativo para cobrança da penalidade. Questão para análise da FIFA neste novo critério. Acredito que a justiça seja feita com meu critério sendo ao menos mais lógica e dinâmica. Deixo para o(a) leitor(a) reflexões. Abraços e bom trabalho.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 93


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A dor pelo povo Yanomami Vander Roberto
Cartas 469 anos da cidade de São Paulo Vander Roberto
Artigos O Capitalismo matará a humanidade! Vander Roberto
Artigos Novas mídias para ver o futebol paulista em 2023 Vander Roberto
Artigos Jogadores de futebol: respeitem as mulheres! Vander Roberto
Artigos A cidade de São Paulo está largada Vander Roberto
Artigos O Bolsonarismo é braço do Nazismo. Acordem! Vander Roberto
Artigos Direito de escolha Vander Roberto
Artigos Parando de escrever por algum tempo Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 151 até 159 de um total de 159.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Lugar de Mulher É Onde Ela Quiser - Terezinha Tarcitano 35 Visitas
As concepções divinas pautadas em Nietzsche - Giulio Romeo 33 Visitas
São só automóveis, satélites, foguetes e robôs 🔴 - Rafael da Silva Claro 32 Visitas
É Pesado - Libriana 32 Visitas
ESCOLA - ANDREIA CAETANO DO NASCIMENTO 31 Visitas
🔵 Uma estórinha de tristeza e lágrimas - Rafael da Silva Claro 29 Visitas
Lançamento livro: Eu e Oscar Niemeyer - Terezinha Tarcitano 23 Visitas
🔴 Nada como um dia após o outro - Rafael da Silva Claro 17 Visitas
🔴 Que ministro é esse!? - Rafael da Silva Claro 4 Visitas

Páginas: Primeira Anterior