Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Perigos do empréstimo consignado
Cuidados essenciais para aposentados
Alexandre Triches

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento da aposentadoria. Embora ofereça vantagens como taxas de juros geralmente mais baixas e maior facilidade de aprovação, ele também apresenta riscos significativos. Neste artigo, exploraremos os perigos associados a essa forma de empréstimo e os cuidados que os aposentados devem ter para evitar problemas financeiros futuros.
Para os aposentados, a renda fixada pelo benefício previdenciário é frequentemente a principal (ou única) fonte de sustento. Ao assumir um empréstimo consignado, parte dessa renda é comprometida para o pagamento das parcelas, o que pode reduzir a margem para despesas essenciais e imprevistos.
     A facilidade de aprovação e o valor relativamente alto que pode ser emprestado podem levar ao endividamento excessivo. A soma das parcelas dos empréstimos consignados pode consumir uma parte significativa da renda do aposentado, resultando em dificuldades financeiras se surgirem despesas inesperadas ou se houver uma queda na renda.
     Infelizmente, aposentados podem ser alvos de práticas fraudulentas ou coação por parte de prestadores de serviços financeiros desonestos. É crucial verificar a reputação das instituições financeiras e ler todos os termos e condições do contrato com atenção, em especial custos adicionais, como tarifas administrativas e seguros, que podem aumentar o custo total do empréstimo.
     Antes de assinar qualquer contrato, é importante verificar a reputação da instituição financeira. Certifique-se de que a empresa é devidamente regulamentada e não possui histórico de práticas enganosas ou fraudulentas.
O contrato do empréstimo deve ser lido com atenção para entender todas as condições, incluindo taxas de juros, encargos adicionais e políticas de pagamento antecipado. Qualquer dúvida deve ser esclarecida com a instituição financeira antes da assinatura.
     O empréstimo consignado pode ser uma ferramenta útil, mas também traz riscos significativos, especialmente para aposentados cuja renda é fixa e muitas vezes limitada. Avaliar cuidadosamente as necessidades financeiras, comparar ofertas, e buscar orientação adequada são passos cruciais para garantir que essa modalidade de crédito seja utilizada de forma segura e responsável. Com planejamento e cautela, é possível minimizar os riscos e proteger a saúde financeira a longo prazo.

Dr. Alexandre Triches
Advogado, associado do IARGS e professor
https://schumachertriches.com.br/


Biografia:
Mestre em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pós-graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Coordenador do Curso de Pós Graduação em Direito Previdenciário e do Trabalho da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS Professor no Curso de Graduação em Direito da Faculdade Cenecista de Osório – Cnec/Facos Professor do Curso de Especialização em Direito Previdenciário da Uniritter / Facos/ Imed / Iesa Santo Angelo / Unisc/ Feevale Palestrante em eventos acerca da temática Previdenciária e autor de obras sobre Direito Previdenciário.
Número de vezes que este texto foi lido: 92


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Os reflexos da crise econômica na Previdência Social Alexandre Triches
Artigos Aposentadoria de trabalhadores em hospitais: Alexandre Triches
Artigos Deficiente físico: Alexandre Triches
Artigos Nova aposentadoria complementar e privada: Alexandre Triches
Artigos Nova aposentadoria complementar e privada: Alexandre Triches
Artigos A importância do benefício de Auxílio-Doença Alexandre Triches
Artigos O fim do fator previdenciário Alexandre Triches

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 61 até 67 de um total de 67.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔴 Suíno nacional - Rafael da Silva Claro 83 Visitas
O Senado e a responsabilização presidencial - Isadora Welzel 80 Visitas
Resenha de filme: Escritores da Liberdade. - Edilson Fernandes de Freitas 79 Visitas
ADPF 672 e o Conflito de Competências - Isadora Welzel 78 Visitas
O trabalho é enriqueedor. - Andreia Ferreira Vaz Pereira 77 Visitas
Estado de Sítio e Estado de Defesa - Isadora Welzel 76 Visitas
Responsabilização do Governador - Isadora Welzel 75 Visitas
Eu quero respirar! - Vander Roberto 74 Visitas
No Princípio era o Verbo - Flora Fernweh 73 Visitas
A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Joyce Caseca dos Santos Machado 72 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última