O DESAFIO DA INCLUSÃO |
O DESAFIO DA INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Simone Viçoza |
Resumo: Diante da grande demanda de procura por vagas nas escolas regulares para
crianças com necessidades especiais, viu-se a urgência de criarem Leis que
atendam a essa clientela. Mas apesar da Lei vigorar e existir uma obrigatoriedade de
matrículas, a Inclusão de fato não acontece nas maiorias das escolas, que vêm a
Inclusão como um fardo ou simplesmente como a integração desses alunos nas
salas de aulas regulares, sem a devida preocupação com o ensino-aprendizagem. |
O DESAFIO DA INCLUSÃO
Inclusão é um desafio constante aos profissionais da Educação, O avanço nesse sentido foi à criação de leis que asseguram a inclusão de indivíduos deficiente.
A educação tem papel primordial no processo de evolução social. Para tanto se criou no meio dos educadores o grande desafio de encarar a Inclusão como a grande ação capaz de reverter esse perverso quadro de desigualdade
social. Quando se fala em Inclusão no sistema educacional se busca a conscientização, de um problema que aflige não apenas os portadores de necessidades especiais, mas qualquer pessoa. A educação inclusiva tem um longo caminho para percorrer, é possível notar avanços nesse quesito.
Acredita-se que para se chegar ao objetivo é necessária a reestruturação de leis e a verificação se as mesmas serão aplicadas.
|
Biografia: Simone Viçoza nasceu em uma pequena cidade do interior do estado do Espirito Santo, veio de uma família simples, filha de um jardineiro e de uma mulher forte e batalhadora, viu nos estudos e na educação a oportunidade de melhorar sua vida e de sua família. Ainda pequena, veio com a família para tentar a vida em São Paulo. Formada em Pedagógia e letra, pós graduada em Psicopedagógia, Leciona mais de 10 anos na rede municipal e segue com a carreira atualmente. |
Número de vezes que este texto foi lido: 60743 |
Outros títulos do mesmo autor
Publicações de número 11 até 13 de um total de 13.
|