Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
LMDE - Sistema Operacional
Vander Roberto

Sistema operacional é gosto e cada usuário(a) tem o seu. No meu caso eu estou testando o LMDE 6 que é o Linux Mint com Debian para 64 bits (tem para 32 bits) com interface Cinnamon (32 bits só tem esta interface). Estou gostando do sistema sendo bem sólido e estável não causando problema algum até o momento. Eu conheço bem o Linux Mint e a migração para a base Debian foi natural. Fácil para usar e bem simples, o LMDE 6 é ótimo para quem deseja programas no computador que tenham sido testados exaustivamente antes de lançarem. Este sistema é altamente personalizável igual o Linux Mint e quem optar pela troca do Mint para o LMDE 6 não sentirá diferença alguma ao não ser na questão da estabilidade. Ele é fácil de instalar mas demora uns 20 minutos para isto. A imagem ISO pesa 2.5 GB trazendo um bom sistema que praticamente o(a) usuário não precisará instalar nada. Eu só senti a falta de um programa para câmera e instalei.

Após a instalação, acione o serviço de Firewall, atualize o sistema por completo, instale drivers e pacotes de idiomas na tela de boas-vindas, reinicie e seja feliz. Ele vem com Firefox, Thunderbird, Libre Office e outros programas básicos para o dia a dia. O sistema chama muito a atenção na personalização vindo com bastante temas, papéis de parede, cores diversas e etc. Reconhece wi-fi, Android, ao plugar qualquer periférico ele reconhece fácil. Quem migra do Windows não terá dificuldades para usá-lo. Uma boa leitura no site e na documentação que está lá é suficiente para você ter uma noção do poder deste sistema. Eu não sou um usuário exigente, só escrevo e uso para publicar poesias e textos, então, o sistema atende minhas necessidades mais básicas. Caso precise programar, eu instalo um Geany e estou bem servido. No quesito manutenção e segurança, a equipe de desenvolvimento é muito séria e mantém tudo em dia, oferta um fórum para tirar dúvidas e ainda detém uma direção bem sólida que envolve um francês, um holândes e um inglês em seu núcleo. É um Linux bem seguro e acredito que seja a versão mais bem projetada até hoje da equipe Mint/LMDE. Vale lembrar que o LMDE pode ser baixado de forma gratuita no site do Linux Mint em Donwloads sendo de código aberto para que você faça as mudanças que desejar no sistema visando seu interesse. Eu coloquei o sistema em produção e estudo por ele, faço provas e trabalhos tranquilamente.

Pessoas que curtam sistemas completos podem usar o LMDE 6. Eu ainda gostaria que a equipe desenvolvesse uma instalação mínima com Firefox e o Libre Office sem tantos programas de fábrica dando maiores opções de escolha mesmo que eu possa removê-los e baixar novos pela loja de aplicativos. Recomendo ter computadores de 64 bits com pelo menos 4 GB de RAM onde o sistema flui tranquilo. Testei em máquina de 32 bits com 2 GB de RAM e ele ficou um pouco lento com Cinnamon mas funciona. Meu computador capenga com 32 GB em cartão de memória funciona que é uma beleza. O ideal é trabalhar no máximo com 3 abas abertas do navegador pois o sistema consome de cara 1.2 GB de RAM. Eu uso muito editor de texto e ele é bem rápido para quem digita sem travamentos. Ele vem com o xed. Uma vantagem que o sistema dispensa uso de Terminal pois tudo pode ser feito pela interface grafica através de seus programas, inclusive, atualizações. Quem curte coisas práticas é uma ótima indicação. Se quiser, experimente sem instalar. Aprenda a criar um pen-drive para dar o arranque pelo setup da máquina (saiba como configurar o setup) e veja como ele é bem legal. Usei muito o Linux Mint durante 9 anos e agora migrei para o LMDE 6 pois gosto dos sistemas baseados em Debian. Fique a vontade e descubra o mundo Linux. Seja bem-vindo(a)! Abraços.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 193


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A conquista da Atalanta e a resiliência Vander Roberto
Artigos Plano de Recuperação de Desastres Vander Roberto
Artigos Experiência com o Positivo Stilo One Vander Roberto
Artigos Paulista Sub-23 de 2024 Vander Roberto
Artigos Silvio Luiz e Sílvio Lancellotti Vander Roberto
Artigos Por quê o RS demorará para ser reconstruído? Vander Roberto
Artigos Capitalismo e a catástrofe gaúcha Vander Roberto
Artigos Importância da Lei Áurea nos dias atuais Vander Roberto
Artigos Reconstrução do Rio Grande do Sul Vander Roberto
Artigos 87 anos da morte de Noel Rosa Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 136.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69106 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 58002 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57663 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55940 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55260 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55257 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55161 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 55031 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 55019 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54996 Visitas

Páginas: Próxima Última