Sistema operacional é gosto e cada usuário(a) tem o seu. No meu caso eu estou testando o LMDE 6 que é o Linux Mint com Debian para 64 bits (tem para 32 bits) com interface Cinnamon (32 bits só tem esta interface). Estou gostando do sistema sendo bem sólido e estável não causando problema algum até o momento. Eu conheço bem o Linux Mint e a migração para a base Debian foi natural. Fácil para usar e bem simples, o LMDE 6 é ótimo para quem deseja programas no computador que tenham sido testados exaustivamente antes de lançarem. Este sistema é altamente personalizável igual o Linux Mint e quem optar pela troca do Mint para o LMDE 6 não sentirá diferença alguma ao não ser na questão da estabilidade. Ele é fácil de instalar mas demora uns 20 minutos para isto. A imagem ISO pesa 2.5 GB trazendo um bom sistema que praticamente o(a) usuário não precisará instalar nada. Eu só senti a falta de um programa para câmera e instalei.
Após a instalação, acione o serviço de Firewall, atualize o sistema por completo, instale drivers e pacotes de idiomas na tela de boas-vindas, reinicie e seja feliz. Ele vem com Firefox, Thunderbird, Libre Office e outros programas básicos para o dia a dia. O sistema chama muito a atenção na personalização vindo com bastante temas, papéis de parede, cores diversas e etc. Reconhece wi-fi, Android, ao plugar qualquer periférico ele reconhece fácil. Quem migra do Windows não terá dificuldades para usá-lo. Uma boa leitura no site e na documentação que está lá é suficiente para você ter uma noção do poder deste sistema. Eu não sou um usuário exigente, só escrevo e uso para publicar poesias e textos, então, o sistema atende minhas necessidades mais básicas. Caso precise programar, eu instalo um Geany e estou bem servido. No quesito manutenção e segurança, a equipe de desenvolvimento é muito séria e mantém tudo em dia, oferta um fórum para tirar dúvidas e ainda detém uma direção bem sólida que envolve um francês, um holândes e um inglês em seu núcleo. É um Linux bem seguro e acredito que seja a versão mais bem projetada até hoje da equipe Mint/LMDE. Vale lembrar que o LMDE pode ser baixado de forma gratuita no site do Linux Mint em Donwloads sendo de código aberto para que você faça as mudanças que desejar no sistema visando seu interesse. Eu coloquei o sistema em produção e estudo por ele, faço provas e trabalhos tranquilamente.
Pessoas que curtam sistemas completos podem usar o LMDE 6. Eu ainda gostaria que a equipe desenvolvesse uma instalação mínima com Firefox e o Libre Office sem tantos programas de fábrica dando maiores opções de escolha mesmo que eu possa removê-los e baixar novos pela loja de aplicativos. Recomendo ter computadores de 64 bits com pelo menos 4 GB de RAM onde o sistema flui tranquilo. Testei em máquina de 32 bits com 2 GB de RAM e ele ficou um pouco lento com Cinnamon mas funciona. Meu computador capenga com 32 GB em cartão de memória funciona que é uma beleza. O ideal é trabalhar no máximo com 3 abas abertas do navegador pois o sistema consome de cara 1.2 GB de RAM. Eu uso muito editor de texto e ele é bem rápido para quem digita sem travamentos. Ele vem com o xed. Uma vantagem que o sistema dispensa uso de Terminal pois tudo pode ser feito pela interface grafica através de seus programas, inclusive, atualizações. Quem curte coisas práticas é uma ótima indicação. Se quiser, experimente sem instalar. Aprenda a criar um pen-drive para dar o arranque pelo setup da máquina (saiba como configurar o setup) e veja como ele é bem legal. Usei muito o Linux Mint durante 9 anos e agora migrei para o LMDE 6 pois gosto dos sistemas baseados em Debian. Fique a vontade e descubra o mundo Linux. Seja bem-vindo(a)! Abraços.
|