Login
Editora
|
|
Texto selecionado
Relato de sala de aula. |
Alfabetização desafios e superação. |
Amanda Simão Pinto |
Resumo: O relato narra a jornada de uma alfabetizadora em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. Com 27 alunos curiosos e ansiosos, incluindo 6 com necessidades especiais, a professora encarou o desafio de alfabetizá-los. Utilizando o método fônico aliado ao lúdico e à criatividade, transformou a sala de aula em um ambiente de descobertas.
Com o apoio fundamental das famílias, que se engajaram no processo de aprendizagem em casa, 99% da turma estava alfabetizada ao final do ano letivo. Os sorrisos de orgulho evidenciavam não apenas o domínio das letras, mas também a superação de desafios e a valorização da cooperação.
A história daquela turma se tornou um exemplo de como dedicação, criatividade e união podem vencer obstáculos. O relato transborda esperança, superação e conquistas, demonstrando o poder transformador da educação. Com amor e esforço, a professora e seus alunos escreveram juntos uma história de sucesso. |
Relato de sala de aula:
Em uma ensolarada tarde de segunda-feira, início de ano letivo, mistura de ansiedade e alegria, por encontrar minha nova turma, adentrei a sala de aula do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola municipal onde trabalho como alfabetizadora, há mais ou menos 9 anos. Olhando ao redor, contabilizei 27 pequenos rostos curiosos e ansiosos, cada um carregando consigo um universo de potencialidades. Por entre as fileiras, destaquei 6 alunos com necessidades especiais, que ao lado de seus colegas, formavam uma verdadeira equipe de aprendizado e crescimento mútuo.
No início do ano letivo, muitos daqueles alunos não conheciam as letras do alfabeto, mal sabiam escrever seus nomes. A tarefa árdua de alfabetizá-los parecia um desafio monumental para mim que enxergava ali muito trabalho e esforco de minha parte. No entanto, não me deixei abater. Recorri a minha experiência e amor pela educação, decidi adotar o método fônico como base, aliando-o ao lúdico e à criatividade nas aulas.
A sala de aula se transformou em um cenário de descobertas, com letras "falantes" espalhadas pelas paredes, jogos que desafiavam a mente e brincadeiras. Neste processo, pude contar com a parceria fundamental das famílias, parceria esta conquistada ao longo do ano, que se engajaram no processo de aprendizagem de seus filhos, incentivando a prática da leitura e da escrita em casa também.
Ao final do ano letivo, o resultado do esforço de todos era visível. 99% da sala de aula estava agora alfabetizada, pronta para dar seus primeiros passos no mundo mágico das palavras. Os sorrisos de orgulho estampados nos rostos dos alunos e das famílias refletiam não apenas o domínio das letras e sons, mas a superação de desafios, a valorização da cooperação e o poder transformador da educação.
Aquela sala de aula, que no início parecia um desafio intransponível, tornou-se um exemplo de como a dedicação, a criatividade e a união podem superar qualquer obstáculo. E assim, sob meu olhar atento e o brilho nos olhos dos alunos, a história de sucesso daquela turma do 1º ano do Ensino Fundamental foi escrita com letras de esperança, superação e conquistas!
|
Biografia: Amanda Simão Pinto, de 37 anos, é uma professora dedicada e apaixonada pela educação. Há 16 anos atua como educadora na rede pública, onde encontrou sua verdadeira paixão: a alfabetização e o uso do lúdico em sala de aula.
Amanda é reconhecida por sua abordagem criativa e inovadora no ensino, buscando constantemente formas de tornar o aprendizado mais envolvente e significativo para seus alunos. Sua dedicação à alfabetização vai além do domínio das letras; ela busca promover um ambiente de descobertas e crescimento, estimulando a curiosidade e o prazer pela aprendizagem.
Com um olhar atento às necessidades individuais de cada aluno, Amanda busca proporcionar uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus estudantes. Sua paixão pelo ensino reflete-se na maneira como inspira os jovens a explorar o mundo das palavras e dos números, construindo assim um alicerce duradouro para seu futuro educacional.
Além disso, Amanda é uma defensora da parceria entre escola e família, reconhecendo a importância do apoio dos pais no processo educativo. Sua trajetória como educadora é marcada pelo compromisso com a formação integral de seus alunos, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos críticos, criativos e comprometidos com a sociedade. |
Este texto é administrado por:
Amanda Simão Pinto
|
Número de vezes que este texto foi lido: 59453 |
Outros títulos do mesmo autor
Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.
|
|
|
Textos mais lidos
|