Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Vínculos Afetivos na Educação Infantil.
Neli e Josiane

Resumo:
A importância dos vínculos afetivos na Educação Infantil.

Vínculos afetivos na Educação Infantil.

A instituição escolar tem um papel muito importante na primeira infância, por isso é importante trabalhar a afetividade na Educação Infantil. Esta etapa – faixa de idade que vai do zero aos seis anos – é conhecida como uma fase importantíssima para o desenvolvimento infantil por ser cheia de conexões neuronais, que permitirão as aquisições psicomotoras, cognitivas e sociais.
Este também é um período de adaptação da criança ao meio físico e social, tornando os vínculos afetivos construídos nessa fase, essenciais para a evolução.
Estudos indicam que crianças educadas com carinho, acolhimento, empatia e afetividade são mais seguras e autônomas. Esses vínculos afetivos nos primeiros anos de vida pode refletir como elas vão se comportar e se relacionar com outras pessoas quando adultas.
As trocas de afeto na escola, seja com colegas, com o professor ou com a própria família, são as primeiras relações de uma criança. Então, a maneira com que essas relações são cultivadas, as ensinam a interagir, se comunicar e a desenvolver empatia.
Além desses aprendizados emocionais e sociais que vão ser levados para toda a vida, a educação com afeto também é mais eficiente. As crianças que são ensinadas dessa forma aprendem melhor, não só com relação ao desenvolvimento afetivo, mas também cognitivo.
No período da educação infantil, as crianças dão o primeiro passo na experiência social, portanto este acolhimento deve ser feito com muito afeto, empatia, escuta ativa, para que este processo ocorra de forma tranquila, segura e repleta de experiências significativas. Afinal, a criança é um ser que demanda atenção, respeito, amor e estímulos para se desenvolver de forma satisfatória e plena.
Ao serem inseridas no ambiente escolar, a criança pode manifestar sentimentos de alerta e insegurança, medo e desconforto. Por este motivo, acolher os pequenos em suas individualidades e as famílias em suas diversidades é extremamente importante para a trajetória escolar.
A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem.
Isso inclui criar uma relação com as crianças que seja evidente o afeto em todos os momentos da rotina.
Diante de certas dificuldades de como criar a aproximação com os pequenos, algumas atitudes podem ajudar. Veja quais são elas:
    • Falar com as crianças de forma clara e madura.
    • Promover roda de conversa com as crianças.
    • Acompanhar atividades individuais.
    • Contar histórias.
    • Acompanhar a relação entre as crianças.
    • Promover atividades lúdicas.
    • Impor limites de forma não agressiva.
    • Acolher críticas e problemas.
    • Manter relação com os responsáveis.
Então, podemos ressaltar a importância da afetividade no desenvolvimento do ser, e em especial no processo educativo. Cabe-se pensar que os vínculos afetivos marcam profundamente as relações. Diante deste posicionamento destacamos que o processo de ensino/ aprendizagem deve conter um ingrediente muito eficaz nas práticas pedagógicas que é afetividade.
Artigo escrito pelas professoras de Ed. Infantil Josiane Ballardin Drago, Neli Pacífico Marteninghi, da Escola Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito.


Este texto é administrado por: Neli
Número de vezes que este texto foi lido: 300


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Vínculos Afetivos na Educação Infantil. Neli e Josiane


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68954 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57876 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56688 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55758 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54999 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54850 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54812 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54749 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54687 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54654 Visitas

Páginas: Próxima Última