O conflito entre Israel e Hamas é preocupante. No momento, espero que os reféns sejam resgatados e o conflito cesse o mais rápido. Quem é atacado tem o direito de defesa. Israel tomou postura mais agressiva partindo para a Faixa de Gaza em busca do Hamas.
A criação do Estado de Israel em 1948 ampliou animosidades na região. Grupos a favor e contra o Estado de Israel sempre existiram tendo apoio maçiço dos americanos que deram sinal positivo para a criação deste Estado.
Palestinos nunca aceitaram o direito dos israelenses tendo seu território próprio. Nesta região há interesses diversos que ultrapassam a questão territorial como religiosos, políticos e econômicos.
A morte de civis é relatada diariamente e todo esforço está sendo feito para que o conflito cesse. Israel entende que o Hamas deve ser extinto e este grupo tenta criar instabilidade em Israel e iniciou o conflito.
O problema que o Hamas não tem uniforme. Não é uma Força Armada oficial e Israel precisará estudar melhor como prender este grupo. Não podemos cravar no momento quais serão as atitudes das tropas israelenses neste objetivo.
Piorando o cenário atual, outro grupo vindo do Líbano poderá entrar no conflito contra Israel e até mesmo países próximos. A tendência é uma extensão do conflito por mais tempo, maior quantidade de vítimas e instabilidade regional.
Torço para que a paz volte a reinar o mais breve possível e sem mortes. Esforços devem ser feitos para que cessemos os conflitos mundo afora. Já é notória a crise humanitária na Faixa de Gaza. Distinguir palestinos do Hamas é preciso.
O mundo está muito bélico. Políticas para que tenhamos paz precisam ser trabalhadas e postas em prática. Acabamos de sair da pandemia de covid e estamos encontrando novo cenário de instabilidade. Defendamos a paz. Fim aos conflitos.
Sejamos mais humanos. É isto que espero.
|