Copa do Mundo de Xadrez em 2023 |
Vander Roberto |
A Copa do Mundo de Xadrez de 2023 está sendo disputada na cidade de Baku. O Brasil levou equipes masculina e feminina. A equipe feminina foi composta por Kathiê Librelatto e Julia Alboredo sendo eliminada na 1ª rodada. Parte da equipe masculina também teve o mesmo destino e Evandro Barbosa além de Yago Santiago já estão eliminados também na rodada inicial. Sobraram Supi e Fier que continuam no torneio.
O nível do Xadrez brasileiro para participações em torneios mundiais está bem abaixo do esperado. Não figuramos entre os top 100 da lista da FIDE e temos melhores resultados somente em torneios continentais com dificuldades. Falta ao Xadrez brasileiro investimentos públicos e privados para formarmos uma geração mais competitiva desde cedo e elevarmos bem mais nossa capacidade.
Quem teve Mequinho sendo o 3º melhor do mundo na lista da FIDE em 1979 não pode contentar-se com a fase atual. Não temos Grandes Mestras e no masculino só possuímos 15 entre pouco mais de 200 milhões de pessoas. Isto é bem pouco se compararmos com outros países. Veremos as partidas de Fier e Supi contra seus adversários. As chances de avançarmos para uma 3ª fase são bem difíceis. Ganhar o torneio ou obter uma das 3 vagas ao Torneio de Candidatos que aponta quem enfrentará o campeão mundial é quase zero.
Continuarei acompanhando a Copa do Mundo de Xadrez e quem deseja acompanhar pode visitar o canal do Everton Togni no YouTube que está reproduzindo ao vivo os lances dos brasileiros no torneio e com análises posteriores. O canal cobrirá todo o torneio mesmo com a possível eliminação dos brasileiros. Tendo participação de jogadores que foram campeões mundiais será difícil irmos longe. É isto. Abraços.
|
Biografia: |
Número de vezes que este texto foi lido: 59491 |
Outros títulos do mesmo autor
Publicações de número 161 até 161 de um total de 161.
|