Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Direitos humanos e o giro descolonial
Isadora Welzel

Resumo:
Análise do artigo: Crítica das dimensões modernas - a historicidade dos direitos humanos desde o giro descolonial nuestroamericano (Lucas Machado Fagundes e Andriw de Souza Loch)

Em seu artigo, os autores objetivam questionar a perspectiva das dimensões dos direitos humanos como construções doutrinárias que representam um encobrimento histórico e uma invisibilidade das lutas e concepções humanistas na América Latina, em um entendimento sócio-histórico das estruturas coloniais ocultas em sua realidade periférica frente ao poder hegemônico. Ou seja, os autores esforçam-se em tomar um posicionamento dos povos marginalizados frente à fixação tradicional dos direitos considerados fundamentais. Na discussão sobre o giro descolonial, se evidencia a luta contra a tentativa de universalizar direitos concernentes somente ao mundo ocidental, que rechaçam a reflexão sobre outras
potencialidades alternativas e facilmente encontradas com uma retomada histórica dos direitos convencionados como direitos humanos. Essa inversão é um movimento de resistência contemporânea que se visualiza sobretudo entre os povos latino-americanos no reconhecimento de sua dominação no contexto do pós-colonialismo, o que reposiciona o pensamento crítico local e redimensiona as historicidades jurídica e humana. Nesse viés, os direitos humanos são concebidos como processos históricos de lutas por direitos e como princípios de uma legítima organização social da liberdade, e serão delineados pelos autores de forma detalhada, passando pelas três gerações de direitos frente à passagem do tempo e às transformações sociais. Em síntese, é imprescindível o resgate das lutas por direitos humanos para além de uma modernidade que invisibiliza as contradições do colonialismo, de modo a recuperar a criticidade pela via histórica, com engajamento no presente sobre causas humanistas, fortalecidas em razão do problema de desintegração de comunidades nativas e do desaparecimento forçado dos povos. Conclui-se que a colonialidade da historicidademoderna dos direitos humanos desperdiça experiências e realiza uma narrativa parcial das lutas concretas por direitos humanos, em que o pensamento crítico descolonial oferece uma abertura para o desencobrimento histórico e para a reinvenção crítica dos direitos humanos.

Disciplina: Teoria do Direito II


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 59522


Outros títulos do mesmo autor

Jurídicos O transtorno obsessivo-compulsivo à luz do Direito Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Lei de Drogas Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Lei de Contravenções penais Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Lei de Abuso de Autoridade Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - crimes contra a administração da justiça Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - crimes contra a administração pública Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Contratos Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Psicologia Jurídica Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Regimes de bens Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Direito da Criança e do Adolescente Isadora Welzel

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 152.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62442 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61898 Visitas
PRA LÁ DE CAIPIRA - Orlando Batista dos Santos 61668 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61574 Visitas
LIBERDADE! - MARIA APARECIDA RUFINO 61539 Visitas
Humanizar o ser humano - jecer de souza brito 61029 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60397 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60359 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60289 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60221 Visitas

Páginas: Próxima Última