Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Governo eletrônico
Isadora Welzel

As demandas contemporâneas exigiram uma reformulação da relação estabelecida entre o governo instituído e os cidadãos, em razão da complexificação da sociedade da informação, que busca maior participação e dispõe de meios eficientes de verificação sobre as políticas governamentais. No contexto brasileiro, a governança eletrônica já é uma realidade e se visualiza na simplificação e na agilidade de alguns serviços.

Me chamou a atenção o caso de um dispositivo digital adotado por um órgão de competência pública no âmbito da saúde com vias de se expandir. O caso se refere à instauração de uma ferramenta em Santa Catarina que auxilie no acesso aos medicamentos e que já é usada no estado de Goiás, com o diálogo entre tecnologia da informação para governança eletrônica e a assistência farmacêutica. Nisso se verifica uma tendência dos governos eletrônicos: a quebra de barreiras entre as instâncias governamentais e a desburocratização.

A crítica que pode ser feita diante dessa tendência que diminui as filas nos postos de saúde do SUS e que democratiza os medicamentos, muitos deles emergenciais e cuja agilidade pode ser definidora da vida e do bem-estar de um indivíduo, diz respeito às facilidades de obtenção de remédios por automedicação sem a prescrição médica e sem a necessidade de serem consumidos, devido a uma maior padronização e à redução de uma administração humana no processo de informatização do sistema de saúde e de uma tendência global de hipermedicação proposta por indústrias químicas e farmacêuticas de grande interesse que de forma recorrente aliam-se aos governos dos países.

Essa situação deve ser observada por parte do governo eletrônico para evitar desdobramentos que comprometam de forma massiva a saúde populacional, como uma farmácia digital que supervalorize a automedicação no percentual dos lucros que o governo pode receber. Ademais, os meios digitais também proporcionaram a simplificação da prescrição médica, que outrora era prezada pela relação direta entre médico e o paciente, e hoje estão adequadas pelo advento da telemedicina ou por outros meios suscetíveis à dúvida.

Apesar dessa problemática, que já persiste independentemente dessa inovação, mas que pode receber uma proeminência maior por conta da propensão do acesso amplificado sem a garantia do devido controle, é inegável o avanço técnico exigido pela sociedade do conhecimento e os benefícios que superam em muito as suas inseguranças. O reconhecimento do dispositivo em questão evidencia uma nítida preocupação do Estado com as falhas do Sistema Único de Saúde, demonstrando-a por meio da concretização de uma ferramenta inovadora e indispensável.

Disciplina: Informática jurídica


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 61406


Outros títulos do mesmo autor

Jurídicos Atualização jurisprudencial Isadora Welzel
Jurídicos O transtorno obsessivo-compulsivo à luz do Direito Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Lei de Drogas Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Lei de Contravenções penais Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Lei de Abuso de Autoridade Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - crimes contra a administração da justiça Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - crimes contra a administração pública Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Contratos Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Psicologia Jurídica Isadora Welzel
Jurídicos Resumo - Regimes de bens Isadora Welzel

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 153.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Ao calor do incenso - Flora Fernweh 61822 Visitas
DIA VINTE DE NOVEMBRO – MAIS UM DIA PARA ESQUECER - Antonio de Jesus Trovão 61771 Visitas
Perseverança ou teimosia - Patrícia 61652 Visitas
PERIGOS DA NOITE 4 IND 14 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 61532 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 61526 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 61523 Visitas
Canção - valmir viana 61518 Visitas
Viver! - Machado de Assis 61517 Visitas
A menina e o desenho - 61508 Visitas
SILHUETA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61502 Visitas

Páginas: Próxima Última